Descubra a história do bairro Aruana, em Aracaju

Descubra a história do bairro Aruana, em Aracaju

O crescimento da indústria sergipana, ocorrido nos últimos anos, atraiu, sobretudo à Aracaju, uma diversidade incrível de profissionais das mais diversas regiões do país. Antes de mudar para Sergipe, a pergunta comum de todos é “onde morar em Aracaju?”. “Quais os melhores bairros em Aracaju?”.

Simultaneamente a esse movimento, o crescimento demográfico das regiões mais centrais da cidade (resultando em congestionamentos em horários de pico, barulho noturno em quadras mais agitadas e aumento da violência) tem impulsionado muitos aracajuanos a repensarem a vida em família.

“Será que não chegou a hora de buscar um lugar mais tranquilo, com maior contato com a natureza, e que ofereça saúde, segurança e bem-estar aos meus filhos?”

É a soma desses fenômenos, bem como o questionamento acima, que explica o crescimento meteórico das regiões localizadas na Zona de Expansão Urbana, especialmente Aruana, considerada um dos melhores bairros em Aracaju. Pressionada pela expansão imobiliária, a localidade promete se tornar uma referência em alto padrão residencial na cidade.

Hoje, você vai conhecer a história desse bairro tranquilo e de extrema integração com a natureza!

O bairro Aruana

Aruana faz parte da Zona de Expansão de Aracaju. A demografia do bairro ainda não está totalmente completa e há uma grande quantidade de empreendimentos de alto padrão sendo construídos no local. Além das inúmeras facilidades urbanas, a área desfrutará em breve da comodidade proporcionada pelo Shopping Praia Sul (cuja construção, que se encontra em fase de licenciamento, trará ainda mais desenvolvimento à região).

A ocupação da área urbana, de forma mais intensa, tem início nos anos 80. Segundo pesquisadores, o nome do bairro foi registrado por Renato Machado no Cartório do 5º Ofício em 1976. A etimologia da palavra é indígena, significa Vigia ou Atalaia. A derivação “Aruanda”, é uma palavra africana que significa “lugar místico” ou “paraíso”. Assim, retornar a Aruanda era retornar ao paraíso da liberdade.

Você pode até não entender muito de etimologia, mas basta dar uma volta pelas ruas do bairro e esses termos farão total sentido para você: de brinde, você provavelmente também não terá mais dúvidas sobre onde morar em Aracaju!

História do bairro

Progresso aliado ao charme litorâneo: essa parece ser a marca desse novo bairro da cidade. Mas quem vê hoje as quadras repletas de condomínios fechados de luxo desse distrito, situado a 15 minutos do Iate Clube de Sergipe, não imagina que sua história está ligada às fazendas de coco.

Segundo fontes históricas, divulgadas pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju, toda a área definida atualmente como Zona de Expansão Urbana (incluindo Aruana) foi ocupada desde o século XIX por grandes propriedades rurais, voltadas ao cultivo do Coco da Bahia, além de mandioca e melancia. 

No século XX, praticamente toda a região de Aruana fazia parte da propriedade de Melício Machado, industrial e maior produtor de coco do Brasil na década de 60. A planta da fábrica de derivados do coco, a Dicoco, ficava exatamente na Aruana.

Na década de 80, foi lançado o loteamento Aruana, primeiro empreendimento da região, um projeto inovador para a época. A partir desse período, a urbanização do bairro (um reflexo do que ocorria na cidade como um todo) fez com que as tradicionais fazendas de cocos fossem gradativamente substituídas por condomínios fechados, construídos mediante uma rígida política ambiental de respeito e integração aos ecossistemas existentes.

Atualmente, Aruana é considerada um dos melhores bairros em Aracaju, especialmente porque consegue conciliar paradoxos: imersa em um parque ecológico e, ao mesmo tempo, não tão distante do centro; tranquila, mas, simultaneamente, próxima à Orla de Atalaia (conhecida pela badalação e vida noturna).

Quem não sabia até agora onde morar em Aracaju, agora está diante de uma excelente opção para toda a família!

A praia do bairro Aruana

Aruana é um dos melhores bairros em Aracaju e basta reservar cinco minutinhos para conhecer a praia e você entenderá o porquê.

A praia da região tem uma faixa bastante extensa e é marcada pela sua tranquilidade. Perfeita para ir com a família, essa faixa litorânea é tida como uma das mais agradáveis opções da cidade para quem está em busca de um lugar calmo para recompor as energias. E você ainda se perguntava onde morar em Aracaju!

Dotada de clima agradável e com uma faixa de areia dourada batida, a praia de Aruana recebe uma boa quantidade de turistas durante a alta temporada, ávidos por um banho refrescante e algumas horas ao brilho do sol.

O mar é levemente agitado e costuma apresentar ondas medianas, a depender do tempo. Perfeito para o banho, as águas da praia de Aruana são também cobiçadas pelos amantes dos esportes náuticos, como o kitesurf.

No verão, jovens se espalham pela faixa de areia para jogar futebol e vôlei, enquanto famílias inteiras optam por uma caminhada tranquila no calçadão da praia. A atmosfera familiar da região é convidativa também para um bom piquenique.

Para quem estava em dúvida sobre onde morar em Aracaju, eis uma opção aos pés do mar, no coração de um parque ecológico aberto e dentro de um bairro na iminência de se tornar um dos mais luxuosos da cidade.

Beneficiar-se da beleza do meio ambiente sem ficar longe do centro: um privilégio dos moradores da Aruana

Não são poucas as pesquisas que comprovam a relação íntima entre natureza e saúde. Segundo alguns estudos da área de biofilia, a integração com o verde apresenta um potencial incrível de redução de estresse, pressão sanguínea e infecções diversas.

Levantamentos científicos recentes da Universidade de Miami, por exemplo, mostraram que nos bairros com maior conexão com a natureza, a incidência de diabetes foi 14% menor e a de hipertensão, 13% mais baixa.

Na Universidade de Chiba (Japão), por sua vez, o contato dos pesquisados com uma floresta local por apenas dois dias já foi suficiente para elevar a presença no organismo de um tipo de glóbulos brancos (células de defesa do organismo) em impressionantes 56%.

Imersa em um ecossistema riquíssimo, com conjuntos dunares, variedade impressionante de coberturas vegetais (palmáceas, coqueiros, cactáceos) e abençoada por uma faixa litorânea paradisíaca, Aruana é uma das raras regiões do país onde é possível se conectar à natureza, sem se afastar totalmente do centro (25 minutos de carro). Trata-se, sem dúvida, de um dos melhores bairros em Aracaju.

O desenvolvimento estrutural de Aruana se deve, em grande medida, ao pioneirismo da Laredo, que acreditou no potencial do bairro ao lançar empreendimentos sem precedentes na região, como os condomínios Costa Mar, Melício Machado, Maria Rezende Machado, São Lourenço, Guilhermino Resende, Kenoa Residence e o recém-lançado Maui Home Club and Health.

Agora que você já descobriu onde morar em Aracaju, compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais e convide seus amigos para também desfrutarem dessa oportunidade de “se reconciliar” com a natureza e, ao mesmo tempo, ficar perto de você!

Posts relacionados