Condomínio Horizontais

Finanças: lotes como alternativa de investimento!

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 10/07/2017
Finanças: lotes como alternativa de investimento!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Especialmente depois do momento conturbado que a economia brasileira experimentou nos últimos tempos, muitas pessoas começaram a pensar em novas formas de garantir as suas finanças e de encontrar opções de aplicações que possibilitem conseguir conforto no orçamento e mais segurança no futuro.

Dentro desse contexto, o mercado imobiliário acaba surgindo como uma escolha certeira, pois esse é um setor que costuma sofrer menos com as crises e consegue se recuperar mais rápido. Os lotes, portanto, surgem como alternativa de investimento.

Se você quer aprender um pouco mais sobre esse tema, não deixe de conferir o post de hoje. Vamos lá?

Opções de investimento em imóveis

Imóveis na planta

Os imóveis na planta são uma boa alternativa de investimento para quem quer assegurar as suas finanças. Em linhas gerais, eles custam menos do que as unidades prontas e as construtoras não hesitam em oferecer vantagens para os compradores em potencial — como descontos, personalizações e prazos de pagamento mais extensos.

Como se não bastasse, as instalações são modernas e tendem a não demandar reparos ou manutenções por muitos anos. No entanto, mesmo que você consiga dividir o preço em várias parcelas, é preciso contar com um montante considerável para a entrada e as prestações, em linhas gerais, não são pequenas.

Imóveis usados

Os imóveis usados passaram a ser encarados com mais interesse após o período de crise econômica, pois muitos proprietários começaram a enfrentar apuros financeiros e, por conta da necessidade de dinheiro imediato, aceitaram negociar as suas unidades por um preço abaixo do mercado.

Sendo assim, interessados com um olhar mais atento passaram a encontrar boas oportunidades, com grandes perspectivas de valorização em longo prazo. No entanto, mais uma vez, há uma necessidade de uma quantia inicial elevada para a entrada e ainda há o fato de se tratar de um imóvel com alguns anos ou até mesmo décadas de uso.

Compra de terrenos

Para a grande maioria dos especialistas, a compra de terrenos passou a ser a melhor alternativa para investir no mercado imobiliário, especialmente se ele estiver localizado em áreas de expansão urbana. O melhor é que você pode fazer esse tipo de aquisição mesmo com pouco dinheiro e depois ir construindo de acordo com as suas possibilidades.

Essa também se trata de uma escolha interessante pelo fato de permitir manter a vocação da propriedade sempre em 100% do seu potencial, já que é você que define o que e quando você quer construir. Dessa forma, você pode comprar materiais de acordo com o seu gosto e também aproveitar promoções de diversos artigos, barateando a sua obra.

Dicas para comprar um bom terreno

Conheça o entorno do lote

A primeira dica para você que quer garantir as suas finanças com a compra de um terreno é fazer uma inspeção no entorno do lote. Isso é fundamental para conhecer a região na qual a sua propriedade está inserida e saber se ela, por exemplo, tem um bom atendimento dos serviços de água, luz e energia.

Também é uma maneira de analisar a iluminação, a segurança e os transportes públicos no bairro, bem como a presença de estabelecimentos essenciais no dia a dia dos moradores: mercados, padarias, farmácias, postos de saúde, hospitais, escolas, academias de ginástica, restaurantes, lanchonetes, entre outros.

Converse com a vizinhança

Da mesma maneira que é muito importante conhecer o entorno do terreno, também é fundamental conhecer quem serão os seus futuros vizinhos, pois eles são parte integrante do local no qual a propriedade está inserida. Você precisa considerar isso na hora em que você estiver procurando um lote para investir e garantir as suas finanças.

Avalie a existência de imóveis de boa qualidade. Pergunte se eles gostam do lugar e como é o estilo de vida por ali. Informações sobre a presença ou não de policiamento e sobre a existência de pequenos delitos também são bem-vindas para embasar a sua decisão.

Verifique desníveis e inclinações excessivas

É importante que você saiba que um terreno com desníveis ou inclinações pode, perfeitamente, comportar uma propriedade de excelente padrão. De forma alguma, essas características são impeditivas para que se construa praticamente qualquer coisa nos dias de hoje, mas é importante perceber que, em excesso, elas podem encarecer a obra.

Especialmente no caso de o problema ser extremamente acentuado, você terá que arcar com os custos de nivelamento. A situação é mais grave se for uma grande descida em direção ao fundo do lote. No entanto, esse tipo de investimento é tão vantajoso que, mesmo que você opte por ter esse gasto, a valorização é quase sempre garantida.

Avalie as limitações legais do local

Um fator que pouca gente leva em conta, mas que deveria ser avaliado com atenção por qualquer pessoa que deseje assegurar as suas finanças e investir na compra em um terreno, são as limitações legais do local. Esse é um problema recorrente no setor de imóveis, especialmente em cidades com uma regulação muito rígida.

Existem regras impostas nos loteamentos, por exemplo, quanto ao tipo de construção e a sua finalidade. As prefeituras podem especificar algumas regras e você precisa estar atento a isso antes de assinar o contrato. Verifique se existe uma metragem mínima para as propriedades, quantidade máxima de pavimentos e outros itens nesse gênero.

Confira atentamente a documentação

Por fim, para comprar um terreno em qualquer loteamento, é fundamental que o interessado verifique atentamente a documentação da propriedade. Dependendo do local, não é raro que haja a atuação de golpistas, fazendo com que a escolha ideal seja mesmo apostar em empreendimentos consolidados como os condomínios horizontais.

Verifique o registro de imóveis e peça para ver as licenças e aprovações do projeto junto ao município. É importante também checar os dados nos órgãos ambientais, para ver se não há algum impedimento por conta de reservas ou demarcações de proteção ecológica. Caso o local esteja irregular, você fica sabendo antes de assinar o cheque.

E agora? Viu como os lotes podem ser a melhor escolha para trazer mais saúde para suas finanças? Gostou do conteúdo? Então, que tal seguir o nosso perfil no Instagram e no Facebook?