Mercado imobiliário: qual o melhor investimento atualmente?

Mercado imobiliário: qual o melhor investimento atualmente?

O mercado imobiliário brasileiro sempre atraiu o interesse de pessoas comuns que pensam em formas seguras e rentáveis de investir o seu dinheiro. No entanto, com a crise econômica que o Brasil experimentou nos últimos anos, muita gente ficou receosa em fazer aquisições de grande porte como uma propriedade.

O fato é que, embora essa dúvida hoje seja comum, esse setor continua sendo uma excelente alternativa, especialmente para quem deseja trazer mais garantias para o seu capital. Você também está com esse dilema? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o tema:

 

Perspectivas do mercado imobiliário em 2017

As perspectivas para o mercado imobiliário em 2017 são bastante interessantes, especialmente para quem está em busca de boas oportunidades para investir. Após a grande valorização que o ramo teve no início da década, a crise estabilizou os preços e isso abre chances para comprar propriedades por valores bem atraentes.

Os preços se encontram em um patamar mais homogêneo e a tendência é que, com a recuperação crescente da nossa economia, haja uma valorização importante no horizonte dos próximos meses. Especialistas avaliam que o pior já passou e vários indicadores vêm comprovando que o país está entrando nos eixos.

Com o déficit habitacional que a maioria dos nossos grandes centros urbanos apresenta, especialmente nas regiões mais valorizadas e nos empreendimentos residenciais de bom padrão, a procura sobre essas unidades jamais será baixa, o que garante que os preços subam naturalmente e aumentem o patrimônio dos proprietários.

Considerações na hora de escolher um imóvel

Localização

É inegável que a localização é o fator mais importante na hora de comprar ou revender um imóvel. Você já deve ter percebido que mesmo unidades com características muito similares podem ter preços bastante diferentes, dependendo das qualidades e das facilidades disponíveis na região na qual elas estão situadas.

É fundamental, por exemplo, que essas propriedades contem com um atendimento satisfatório de serviços básicos, como água, luz e internet. Estar em um condomínio residencial também soma pontos importantes, especialmente se ele contiver áreas de lazer, como piscinas, quadras poliesportivas, espaços verdes, entre outros.

Acabamento

Poucas pessoas que não estão acostumadas com os meandros do mercado imobiliário sabem disso, mas o acabamento é um dos itens mais importantes na hora da valorização de uma propriedade. Isso ocorre porque essa é uma das partes mais dispendiosas de uma construção e, por isso mesmo, muitas vezes são feitas economias indesejáveis.

Além de um elevado nível de detalhamento e execução, também é preciso ficar de olho nos tipos de matérias-primas que são empregadas na unidade e no próprio condomínio. O bom uso de materiais, como madeiras de boa qualidade, metais inoxidáveis, pisos resistentes, e os serviços de profissionais especializados na instalação são fundamentais.

Vagas na garagem

Sabemos que o trânsito é um dos grandes desafios que o Brasil enfrenta, especialmente nos grandes centros urbanos. Os transportes públicos dificilmente conseguem atender às demandas e expectativas dos habitantes, o que implica na necessidade iminente da compra de carros e motos para o cumprimento adequado dos deslocamentos diários.

Dentro desse contexto, não fica difícil imaginar por que é tão importante contar com vagas disponíveis na garagem. Quanto mais numerosas forem, mais indicado é o investimento, pois o nível de interessados tende a subir caso a propriedade possua espaço disponível (preferencialmente coberto) para um, dois ou mais veículos.

Número de dormitórios

Muita gente pensa que o que faz mais diferença em um imóvel é a metragem e que o mercado imobiliário se interessa quase que exclusivamente por esse número mágico. No entanto, isso é um engano, pois pouco adianta, por exemplo, que uma unidade tenha uma sala imensa se não tiver quartos suficientes para comportar uma família com conforto.

Sendo assim, é fundamental ficar atento para a presença de dormitórios em quantidade adequada. Embora conjugados e apartamentos menores estejam na moda, o fato é que o seu investimento é muito mais rentável e garantido se os cômodos forem bem distribuídos e puderem garantir um bom sono para todos.

Áreas de lazer

Outro item muito valorizado no mercado imobiliário é a presença de áreas de lazer, tanto no próprio imóvel quanto no condomínio no qual ele está inserido. Esse é atualmente um grande diferencial, especialmente em tempos nos quais a preocupação com a qualidade de vida é cada vez maior.

É importante, sobretudo, contar com a presença de ruas arborizadas, espaço para a prática de esportes como quadras e piscinas, entre outros ambientes do gênero. As salas de ginástica também são muito apreciadas e podem contribuir para que a propriedade seja mais atraente e valorizada em uma futura negociação.

Boas opções de investimento

Condomínios fechados

Pensando em bons investimentos no mercado imobiliário, não podemos deixar de citar os condomínios fechados. Eles são o objeto de desejo de compradores em potencial com os mais variados perfis, pois proporcionam uma qualidade de vida muito difícil de ser encontrada nos dias de hoje. Invista neles sem medo se puder!

É ainda mais interessante aplicar o seu dinheiro em empreendimentos do gênero que tenham como objetivo, por exemplo, o desenvolvimento de comunidades sustentáveis, planejadas e inovadoras, que proporcionem um alto padrão para os seus habitantes, desde o conceito urbanístico até a sua execução.

Lotes para construção

Outro investimento certeiro no mercado imobiliário são os lotes para construção. Definitivamente, eles são a escolha perfeita para quem ainda não tem tanto capital guardado, mas quer fazer uma aquisição que tenha valorização garantida e permita que se vá construindo de acordo com as possibilidades do seu orçamento doméstico.

Ao comprar um terreno, você pode seguir o ritmo da sua carteira. Entrou o décimo terceiro? Acelere a obra. A loja de materiais de construção entrou em promoção? Adquira os artigos de acabamento e garanta uma tremenda economia no futuro. Não tenha dúvidas: essa é uma das melhores opções nos dias de hoje.

Essa é a realidade do mercado imobiliário para 2017 e esses são alguns dos investimentos mais acertados que você pode fazer. Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos seguir no Instagram e no Facebook!

Posts relacionados