grandes formatos de porcelanato

Grandes formatos de porcelanato: conheça essa tendência em casas de luxo!

Revestimento que vem ganhando espaço nas publicações especializadas e nas casas de luxo, os grandes formatos de porcelanato são uma tendência que veio da Europa e está conquistando os lares brasileiros.  Elegantes e modernos, são produzidos com belos padrões, texturas e cores, tornando-os o elemento ideal para conquistar o visual clean e sofisticado em projetos de decoração, do tradicional ao contemporâneo.

Quer saber um pouco mais sobre esse material, suas diferenças para o porcelanato comum, cuidados e os possíveis usos na hora de construir ou reformar o lar? Então, você está no lugar certo! Continue com a leitura e confira nossas informações.

 

O que são os grandes formatos de porcelanato?

O uso do porcelanato não é novidade no mercado. O revestimento cerâmico é prático e durável, permitindo o uso tanto em áreas internas quanto nas externas — havendo versões específicas para cada ambiente —, sem maiores preocupações na manutenção.

A alta resistência à abrasão faz dele uma bela e durável opção para a casa, uma alternativa superior a azulejos, madeiras e pedras que, além de exigirem maior manutenção, têm menor durabilidade e, em alguns casos, resultado estético inferior.

O único inconveniente dos porcelanatos era o tamanho das peças. A medida máxima produzida há alguns anos era de apenas 40 centímetros. Com isso, na hora da aplicação, ficavam muitas emendas que davam ao ambiente uma aparência picotada, reduzindo a sensação de amplitude e elegância do cômodo.

Felizmente, a tecnologia evoluiu e hoje é possível confeccionar placas maiores, que vão de 30×180 cm a incríveis 300×100 cm. O revestimento ainda não é comercializado em grande escala, pois muito do que é vendido no país é importado da Europa, mas hoje em dia algumas fabricantes brasileiras já trabalham com os maxiformatos, inclusive exportando para outros países.

Quais são as vantagens deste acabamento para o lar?

O primeiro benefício a ser levado em consideração é o estético. Os grandes formatos de porcelanato cobrem uma maior área sem emendas e rejuntes, conferindo maior leveza no visual.

A segunda vantagem também diz respeito à estética referente ao design da peça. As fabricantes desenvolveram linhas de texturas e cores muito requintados, lembrando materiais clássicos como o mármore travertino, pedras, limestones, madeiras, metais e até mesmo acabamentos sintéticos.

Para contribuir com a atmosfera de refinamento, o uso das cores é igualmente cuidadoso, requisito tão desejado por profissionais e proprietários que optam por utilizar esse tipo de porcelanato.

O terceiro e quarto aspectos são técnicos. A baixa absorção de água faz dele uma ótima opção para área molhadas, como cozinhas e banheiros, já que aumentam a durabilidade do revestimento quando comparado a outros materiais.

Outro ponto importante a ser destacado é que o porcelanato é altamente resistente a variações de temperatura. Isto significa que você pode colocar sobre ele a panela recém-tirada do fogão ou o bolo que saiu do forno sem receio de quebrar a pedra, como seria no caso do mármore ou do granito, por exemplo.

 

Como usar os grandes formatos de porcelanato?

As melhores soluções são aquelas que surgem para facilitar a vida, e no caso dos porcelanatos em grandes formatos a situação não é diferente. Ele soma os benefícios das placas de tamanho convencional às possibilidades dos materiais em tamanho maior. Entre os usos possíveis destacamos os seguintes.

Balcões

Pela resistência a altas temperaturas e choques térmicos, ela é uma opção viável para revestir bancadas e balcões de cozinha e banheiro. Os grandes formatos permitem a instalação de uma única peça para o espaço, dificultando a formação de sujeira e bactérias nas áreas de emenda. Inclusive, depois de algum tempo em contato com a umidade, o rejunte forma mofo e se solta, um inconveniente e um risco para a saúde da família.

Lareiras

As lareiras não são muito comuns no Brasil, mas elas são um belíssimo elemento focal para compor o living ou para casas com conceito aberto, e podem ser usadas nos períodos mais frios — nada mais confortável do que o calor do fogo e do som da madeira crepitando, não é mesmo?

Revestir a área da lareira com grandes placas de porcelanato em um padrão de mármore, pedra ou madeira permitem que você aproveite o visual dos materiais e se beneficie da facilidade na manutenção e no cuidado.

Pisos

Por sua grande resistência ao atrito, o porcelanato já é usado em larga escala como revestimento para pisos. Os maxiformatos permitem maior durabilidade, pois têm menor área rejuntada para manter e o investimento em padrões e texturas exclusivos aumentam a seleção de possibilidades para criar o espaço ideal.

Banheiras

Os porcelanatos podem ser usados na hora de dar um belíssimo acabamento para banheiras embutidas — e nos pisos e paredes do banheiro em geral.

Decoração

E que tal aproveitar as peças apenas pela sua beleza, na decoração da casa? Nada de errado com isso! O porcelanato pode ser escolhido junto com a porta de entrada para criar um hall de entrada magnífico.

Quais são os cuidados para garantir a durabilidade?

O primeiro passo para que seu porcelanato esteja lindo por muito anos é a instalação adequada. A área para aplicação deve ser preparada, sem desníveis, buracos ou fissuras que comprometam o resultado. Contrate profissionais especializados, pois bolhas de ar podem tornar o material mais propenso a rachaduras e avarias.

As peças maiores são mais frágeis e pesadas, sendo necessário cuidado no transporte. Portanto, deixe o material o mais próximo possível da área onde será usada antes de tirar da embalagem.

Ao contrário das placas menores, que exigem apenas um profissional para a aplicação, os porcelanatos em grandes formatos exigem trabalho em dupla — ou em equipe, dependendo do local e do tamanho da peça —, diminuindo os riscos de quebras ou acidentes.

A hora da limpeza também merece cuidados. Evite o uso de materiais abrasivos — palha de aço ou similares — para não remover as camadas de proteção. O ideal é, para varrer, optar por vassouras de cerdas macias.

Uma colher de sabão ou detergente neutro diluído em cinco litros de água é a indicação para a hora da faxina, bastando passar um pano molhado e outro seco para evitar manchas. Para deixar a casa cheirosa, basta usar um spray ou outro tipo de aromatizante de ambientes.

No caso de manchas, procure o fabricante ou a loja em que foi feita a compra para saber a melhor maneira de proceder. Receitas caseiras ou retiradas da internet podem provocar um estrago maior em vez de solucionar o problema.

Os móveis usados devem ter proteção nos pés para evitar riscos durante a sua movimentação. Aliás, vale a pena conferir esses protetores de tempos em tempos para saber se ainda estão no lugar ou em condições de uso.

Aproveite os grandes formatos de porcelanato para deixar sua casa cada vez mais bonita. Afinal, esse é o seu refúgio para deixar o estresse do lado de fora e curtir momentos especiais com a família e os amigos!

Ficou com alguma dúvida ou quer dividir suas experiências com o porcelanato no revestimento ou na decoração? Comente abaixo!

Posts relacionados