treinos ao ar livre

Aprenda como organizar sua rotina para treinos ao ar livre

A prática de treinos ao ar livre só traz benefícios para a saúde. Entre eles, a pessoa que se exercita dessa maneira tem um contato maior com a natureza, adquire melhor qualidade de vida, além de contribuir para uma noite de sono mais tranquila. E os benefícios não param por aí, pois os reflexos também chegam até a rotina corporativa. Eles melhoram a produtividade, aumentam a disposição e permitem uma relação melhor com os colegas, uma vez que estará mais bem disposto.

No entanto, é preciso estabelecer uma rotina para que esse objetivo seja alcançado de maneira eficiente. Pensando nisso, neste post elencamos algumas dicas para que você consiga organizar o seu dia a dia para a prática de treinos ao ar livre. Boa leitura!

simulador thai

Defina o horário e o local

Antes de mais nada, é preciso que você estabeleça quais serão os melhores horários e locais para os treinos ao ar livre. Para isso, avalie como é a sua rotina, analisando aspectos como:

  • o horário de trabalho;
  • o horário comumente utilizado para levar as crianças ao colégio;
  • horário que acorda;
  • locais propícios para o treino que você passa diariamente e pode facilitar a sua rotina etc.

Ao avaliar essas questões, você vai estabelecer um planejamento de como será a sua rotina. Sendo assim, são menores as chances de não praticar esses exercícios por falta de tempo ou por ter se dedicado maior período do seu dia a tarefas que podem ser otimizadas.

Caso você tenha disposição para essa prática assim que sair do trabalho, leve roupas adequadas. Assim, você pode trocá-las no momento em que sair de sua empresa com o objetivo de se exercitar no fim da tarde e início da noite. Lembre-se: é preciso ter força de vontade e organização para estabelecer essa rotina e cumpri-la diariamente.

Planeje os treinos

O planejamento é uma etapa essencial para qualquer decisão que você tomar em seu dia a dia. Aqui, ele é importante não apenas para definir os melhores dias e horários, como também para a escolha de quais treinos serão feitos. Ao ter uma rotina bem-definida, você otimizará o seu tempo e terá mais motivação para praticá-los no dia a dia.

Aproveite que esse tipo de treino permite ao atleta incorporar um número maior de atividades, além de executar movimentos que normalmente não se fazem em locais fechados, como academias — justamente pela limitação do espaço. Assim, é possível treinar técnicas de corrida, fazer circuitos para melhorar a coordenação e a agilidade, entre outros aspectos propícios para serem feitos nessas ocasiões.

Ainda está em dúvida sobre os benefícios de adotar essa rotina? Confira:

  • trabalha o corpo em diferentes vertentes;
  • melhora funcionalidades das atividades diárias;
  • contribui para a concentração.

Descubra Aracaju

Respeite seus limites

Inicialmente, é preciso que você defina quais serão os seus objetivos ao praticar os treinos ao ar livre. Melhorar o condicionamento físico? Aperfeiçoar o desempenho nas questões profissionais? Dormir melhor? Ter uma qualidade de vida mais elevada? Assim, será possível entender quais serão os treinos a serem executados e, mais do que isso, compreenderá qual é o seu limite de exercícios.

Se você for daquelas pessoas que logo se empolga quando começa a fazer atividades e deseja já começar pelas mais pesadas e rigorosas, saiba que isso pode atrapalhar bastante a sua rotina. Inicie de maneira razoável e vá aumentando conforme o seu corpo crie resistência e se acostume com esforços físicos. Dessa maneira, não vai prejudicar o seu planejamento e estará disposto a seguir com os treinos.

Não sabe como fazer isso? Simples! Comece com algumas sessões mais curtas, com aproximadamente 30 minutos e três vezes por semana. A partir disso, vá evoluindo gradualmente conforme você identifique que pode se dedicar mais. Sempre estabeleça um dia de descanso para não sobrecarregar o seu corpo.

Lembre-se sempre de separar em seu planejamento 10 minutos antes e 10 minutos depois do seu treino para o alongamento. Isso vai evitar dores musculares no dia seguinte.

Alimente-se adequadamente

Parece uma dica óbvia, mas a alimentação adequada é uma das questões mais importantes para criar uma rotina de treinos. Sem estabelecer uma dieta correta, dificilmente você se sentirá motivado a manter a prática de exercícios ao ar livre.

Para isso, busque por orientações profissionais e diga quais são as suas necessidades. É preciso ter em mente que se alimentar bem também contribui para uma melhor qualidade de vida — aliado à constante prática de atividades, contribuirá para o seu bem-estar.

Não se esqueça do consumo de água, pois é tão importante quanto a alimentação. Sempre que for se exercitar, leve uma garrafinha, pois o nosso corpo tende a eliminar 1,5 litro de água ao longo do dia, aumentando esse ritmo com a prática de atividades. Consequentemente, é necessário ingerir uma quantidade maior, sendo recomendável ao menos 2 litros para que não apresente sinais de desidratação.

Esteja pronto para contornar imprevistos

A rotina é muito imprevisível. Às vezes você está preparado para a prática de treinos ao ar livre mas aparece uma reunião extra que pode acabar com seus planos a curto prazo. No entanto, não desanime. É preciso considerar essas ocasiões e entender que podem acontecer frequentemente, mas não é permitido desanimar.

Uma boa alternativa para essa questão é morar em locais que tenham segurança o suficiente para você se exercitar em qualquer hora do dia. Hoje, existem condomínios fechados com amplo contato com a natureza que proporcionam essas questões: sendo assim, as horas extras não serão um empecilho. É só chegar em casa, estacionar o carro na garagem e curtir a noite fazendo uma caminhada ou uma corrida.

Na leitura deste conteúdo, você pôde ter acesso a algumas dicas práticas de como organizar uma rotina para treinos ao ar livre. É preciso ter, acima de tudo, força de vontade e dedicação para que um dia sem se exercitar não impeça você de continuar com a vida saudável.

Gostou das dicas apresentadas e ficou interessado em curtir um condomínio que possa usufruir de todas as qualidades de um treino ao ar livre? Conheça os cuidados ao adquirir um terreno como esse!