Dúvidas

Saiba como proteger os seus móveis do efeito da maresia

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 10/09/2021
Saiba como proteger os seus móveis do efeito da maresia
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Quem mora ou tem casa no litoral reconhece que, a despeito de todas as vantagens e da qualidade de vida que morar ou passar temporada na praia pode proporcionar, é preciso ter cuidado com móveis e eletrodomésticos para evitar dor de cabeça devido à maresia. Por isso, buscar formas de conter os efeitos da maresia é importante para reduzir esses problemas.

Tendo isso em vista, vamos apresentar algumas sugestões para ajudar você a enfrentar os problemas com a maresia. Veja o que pode ser feito para conservar melhor os móveis para que eles durem mais e permaneçam com uma estética mais agradável para compor a harmonia de sua casa de praia. 

Boa leitura! 

Afinal, o que é a maresia?

Não há dúvidas de que viver em uma cidade litorânea é maravilhoso! No entanto, como diz aquele conhecido ditado popular “nem tudo são flores”. Isso porque o privilégio de acordar e ver o belo mar pela janela também traz algumas desvantagens como os riscos que a maresia representa para a conservação da casa e dos móveis.

Esse fenômeno nada mais é que um spray formado pela infinidade de gotículas de água do mar que se misturam com os gases da atmosfera e adquirem um caráter oxidativo. Em outras palavras, a maresia é o resultado da poluição do ar com a umidade gerada pelas pequeninas gotas de água salgada que sobem quando as ondas arrebentam na praia. 

Logo, a maresia é uma névoa úmida e carregada por diferentes substâncias químicas, principalmente sais, o que a torna um perfeito catalisador para a formação da ferrugem. Portanto, esses processos corrosivos que afetam móveis e utensílios são espontâneos e resultam na oxidação, no mofo e em outros prejuízos à conservação da mobília.

Como proteger os móveis dos efeitos da maresia?

Listamos algumas medidas que ajudam na proteção dos móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos dos efeitos prejudiciais da maresia. Veja quais são!

Faça limpeza frequente

O acúmulo dos sais trazidos pela maresia quando somados a outros elementos como poeira acabam comprometendo a durabilidade e a aparência de portas, janelas, paredes, pisos e a mobília da casa. Por isso, a primeira sugestão é manter a limpeza frequente e utilizar produtos adequados a cada tipo de material.

Uma boa recomendação é limpar os móveis com um pano úmido e detergente neutro. Esse produto ajuda na eliminação dos elementos corrosivos que se acumulam nas superfícies e, com o tempo, preparam o ambiente para o surgimento da ferrugem. Além disso, você também pode usar limpadores multiusos para móveis de fórmica. Para as partes metálicas utilize sabão neutro.

Aplique lustra-móveis

Ao contrário do que muitos pensam, até mesmo os móveis feitos de madeira sofrem a ação da maresia. Para esse tipo de material, a aplicação do óleo de peroba ou do lustra móveis deve ser constante. Entretanto, antes de aplicar tais produtos, o ideal é limpar as superfícies com um pano úmido para remover os resíduos de sal.

Use revestimentos de poliéster

O poliéster é o tecido mais indicado para as cortinas e móveis de uma casa de praia. Por isso, convém explorar esse material e cobrir todas as janelas com esse tipo de cortina. Além do poliéster, o blecaute também ajuda muito a impedir a entrada dos raios solares, que também contribuem para a deterioração dos móveis e utensílios.

Outra dica é colocar sofás e almofadas de poliéster em residências litorâneas: esse tipo de tecido é bem mais resistente ao mofo e à umidade. O corino também é uma boa opção para estofados, almofadas, pufes e para revestimento de cadeiras. Além de ajudar na conservação, esse material é de fácil higienização.

Higienize bem os colchões e travesseiros

Assim como as roupas de cama, colchões e travesseiros também absorvem umidade e ainda há o risco de acúmulo de insetos sobre eles. Então, a preservação desses materiais depende de higienização constante para que não apodreçam devido à umidade.

Tenha cuidados especiais com eletrodomésticos

Eletrodomésticos, como microondas, geladeiras e fogões exigem cuidados específicos. O mais recomendado é passar sobre a superfície deles um pouco de vaselina líquida. Esse produto ajuda na preservação e impede a corrosão pelos sais que vêm do mar. Além disso, também é importante o uso de capas de tecidos de textura forte para cobri-los.

Devido à estrutura metálica, freezers, geladeiras e fogões são mais propensos à ação da ferrugem. Porém, uma dica simples é verificar se há pontinhos iniciais de ferrugem e removê-los cuidadosamente com uma lixa fininha. Feito isso, o próximo passo é aplicar algum produto específico anti-oxidante ou mesmo um pouquinho de esmalte de unha.

Use capa de proteção nos eletroeletrônicos

Eletroeletrônicos como computadores e TVs também precisam de cuidados redobrados. Se você utiliza sua casa somente em períodos de veraneio, a dica é mantê-los cobertos com uma capa bem fechada com zíper e deixá-los em local de boa circulação de ar. Essas capas ajudam a proteger da exposição da maresia e impede que as peças internas oxidem. 

Que tipo de material é mais resistente à maresia?

Se for preciso reforma em sua casa de praia ou a substituição de alguma mobília muito danificada pela ação da maresia, a orientação é pensar em dois conceitos: preservação e durabilidade. Por essa razão, invista em produtos mais adequados para essas regiões com maior risco de sofrer os efeitos da oxidação.

Um bom produto para diminuir a formação da ferrugem é o zarcão. Quando aplicado antes das demãos de tinta a óleo nas estruturas de metal, o zarcão deixa a superfície metálica muito mais resistente aos efeitos da maresia. Você pode usar essa dica para grades de ferro e também nas partes metálicas de portas, janelas e corrimãos.

Outra sugestão é investir em pregos de aço inoxidável, pois eles não enferrujam. Portanto, ao decorar ou mobiliar sua casa, opte por materiais não oxidáveis como acrílico ou de fibra sintética. Para os móveis, portas e janelas, há excelentes alternativas de madeiras brasileiras, resistentes e duráveis como a maçaranduba e ipê.  

Por fim, pode-se concluir que é possível reduzir os efeitos da maresia com alguns cuidados e com o uso de materiais alternativos e mais duráveis. Logo, com a adoção dessas dicas, sua mobília estará mais protegida e conservada. Além da maior durabilidade, sua casa de praia ficará com um aspecto bem mais natural e bonito.

Gostaria de receber mais conteúdos assim diretamente em sua caixa de entrada? É simples: assine a nossa newsletter!