Condomínio Horizontais

Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira

Digital Laredo
Escrito por Digital Laredo em 02/05/2023
Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Qual é o melhor momento para comprar imóvel? Essa é a pergunta que muita gente se faz, levantando várias dúvidas sobre a existência ou não de um período ideal para a aquisição. Se você tem o desejo de ter o seu espaço, construir seu imóvel do seu jeito e ter mais qualidade de vida, este conteúdo é para você.

Vamos dialogar sobre quais são os fatores a serem considerados na hora de procurar um imóvel, quando vale a pena esperar mais um pouquinho e o que significa ter a preparação para dar esse passo. A partir dessas informações, você será capaz de tomar a decisão mais favorável para o seu momento de vida. Quer saber mais? Vem com a gente! 

Existe momento certo para comprar um imóvel?

O momento ideal de comprar um imóvel varia de pessoa para pessoa. Não existe fórmula mágica para bater o martelo sobre quando é a melhor decisão adquirir um imóvel, o que existe são pontos comuns importantes que devem ser levados em consideração, como a situação financeira, a família crescendo, uma oportunidade de negócio, entre outros.

Então, se você está lendo esse texto, já é um indicativo de que você tem essa vontade de adquirir um apartamento, lote ou casa, mas ainda não tem certeza se dispõe de todos os recursos necessários ou se essa é realmente a melhor escolha para agora. A seguir, preparamos algumas orientações para você, confira! 

Planejamento financeiro

Sem dúvida, o primeiro passo para comprar imóvel, além de querer, é fazer um planejamento financeiro. Você não precisa ter rios de dinheiro, mas precisa sim ter uma previsibilidade em relação às finanças. 

A partir do momento que você faz um diagnóstico da sua vida financeira, sabe quanto gasta, quanto ganha, como estará seu saldo nos próximos meses etc., consegue também decidir se a situação está propícia para o investir na compra de um imóvel. 

Estabilidade financeira

Estabilidade financeira não significa ter muito dinheiro, mas ter uma situação financeira realmente sob controle, mesmo diante de crises. O planejamento pode ser um passo para alcançá-la ou pode ser feito a partir dela, criando um plano para aplicar mais ou menos dinheiro em áreas diferentes, de acordo com o objetivo. 

Quando você alcança a estabilidade financeira pode ser o momento ideal para fazer investimentos, especialmente se forem tão significativos quanto a compra de um imóvel ou apartamento. Nesse cenário, a aquisição estende o seu patrimônio e agrega qualidade de vida sem trazer prejuízos e/ou desconfortos. 

Necessidade da sua família

Família crescendo, casamento ou momento de morar sozinho pode ser ideal para adquirir um imóvel. Mais ou menos espaço, melhor localização, morar mais perto da escola ou trabalho, morar perto da praia, enfim, isso fica a seu critério: se o local onde você está não atende mais às suas demandas familiares, é hora de considerar a mudança

Para isso, ouse listar tudo que é importante para você no empreendimento, como um checklist mesmo. Aí é hora de juntar as suas expectativas e o planejamento financeiro para encontrar o alinhamento perfeito e saber exatamente o que você está procurando. Se você listou tudo que você deseja num imóvel e a sua atual não tem, está aí sua resposta. 

Pense no futuro 

Mesmo que o seu momento agora demande um imóvel ou apartamento com x condições, não deixe de pensar se o investimento vai atender às suas necessidades daqui a alguns anos, especialmente se sua ideia é morar nesse imóvel por um bom tempo. É claro que você pode ajustar ao longo do tempo, mas a estrutura precisa estar lá.  

Quais são os seus planos futuros em relação à família e utilização do espaço? Você pretende ter mais pessoas no imóvel ou menos? O espaço é favorável para trabalho? E para lazer? Você pretende ter animais ou convidar gente regularmente para passar tempo no imóvel? Praticando quais tipos de atividade? Pense em tudo isso! 

Crescimento do patrimônio

As coisas começaram a melhorar e chegou a hora de crescer financeiramente, dando um salto no seu padrão de vida? É um momento bem legal para comprar seu imóvel próprio ou adquirir mais um imóvel, como um localizado na praia, por exemplo. Se você está nesse momento de ascensão, comprar um apartamento, casa ou lote também é para você. 

Tem também muita gente que vê a aquisição de um imóvel mais como uma transação e um negócio que vale a pena do que propriamente a possibilidade de ter o imóvel dos sonhos. Nesse caso, o investimento em imóveis traz várias vantagens, além de contar com um mercado um tanto quanto estável nos últimos anos.

Situação do mercado imobiliário

Falando sobre oportunidades na flutuação do mercado, quando o mercado imobiliário está bem e o preço dos empreendimentos está baixo indica um bom momento para comprar imóvel. O ponto mais importante aqui é analisar bem a construtora ou urbanizadora para não cair em ciladas.

Sempre analise a reputação da empresa e procure saber como os investimentos vão se valorizar no futuro. Dica de ouro: investir em projetos que tenham a sustentabilidade como pilar e que apliquem inovação. Dessa forma, você garante que o imóvel não vai ficar antigo tão cedo nem vai demandar tantas reformas. 

Agora é o momento para comprar imóvel? 

Sim, agora é um bom momento para comprar imóvel. Reflita sobre os pontos que trouxemos até aqui e saiba que você está pronto para dar o pontapé inicial na jornada de aquisição do seu imóvel. Se você tem o apoio de quem mais entende do assunto, tudo fica mais simples e descomplicado. 

Então, lembre-se de procurar empresas especializadas, tirar todas as suas dúvidas e fazer todas as perguntas que você precisa para entender o projeto. Não se apresse nem se sinta pressionado, afinal, você deve ter 100% de segurança no empreendimento e na sua decisão de que esse é o melhor momento para comprar um imóvel. 

Conheça a Laredo Urbanizadora

A Laredo Urbanizadora inova em seus empreendimentos, integrando natureza e tecnologia e proporcionando uma experiência de moradia com liberdade, segurança e muita qualidade de vida. Trabalhamos com um estilo exclusivo de empreendimento horizontal de condomínios fechados: entre em contato e saiba mais