Bem estar e Integração

Conheça as vantagens de morar perto de shopping e centros comerciais

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 09/04/2018
Conheça as vantagens de morar perto de shopping e centros comerciais
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Com valorização que chega, em alguns casos, a mais de 800%, morar perto de shopping se transformou em um símbolo de conforto, praticidade e desenvolvimento. Não é difícil entender por quê. Em uma era em que o trânsito e a violência urbana são os maiores obstáculos dos habitantes dos grandes centros urbanos, não ter que se afastar de casa para se divertir ou fazer compras, de fato, pode ser considerado um privilégio.

Em São Paulo, por exemplo, uma pesquisa feita em 2016 pelo Datafolha mostrou que 25% da população têm como prioridade morar próximo a algum polo de compras. Neste post, você vai entender por que proximidade de shopping e qualidade de vida são termos intimamente ligados. Confira!

Na ponta do lápis, quais são exatamente as vantagens de morar perto de shopping?

Os benefícios de residir nas imediações de um núcleo comercial fechado podem ser comprovados pelo aumento da arrecadação de impostos, instalação de novos fornecedores de serviços, melhorias na rede sanitária da região, asfaltamentos, chegada de grandes empreendimentos imobiliários, entre outras “dádivas” do mundo urbano. Vamos ver todas essas vantagens uma por uma.

Atração de inúmeros empreendimentos de alto padrão/melhorias de infraestrutura

O Shopping RioMar Aracaju é um exemplo dessa virtude. Inaugurado em 1989, o RioMar Aracaju foi idealizado com o apoio da prefeitura no intuito de acelerar o processo de ocupação da Coroa do Meio. Deu certo.

Quem não visita a cidade desde a inauguração, certamente se espantaria hoje ao encontrar, na circunvizinhança, as inúmeras concessionárias de automóveis (como as localizadas na Avenida Delmiro Gouveia), os hotéis de luxo (como o Quality Hotel), as escolas e alguns órgãos públicos (como a Secretaria Municipal de Saúde).

Além disso, basta atravessar o Rio Sergipe para se deparar com a infinidade de edifícios de alto padrão da Avenida Beira Mar, muitos deles construídos sob a publicidade de “morar perto do shopping”. Vale lembrar que o RioMar Aracaju é o primeiro shopping de Sergipe, contando com uma capacidade potencial de 280 lojas, distribuídas por uma área de vendas de mais de 50 mil m2.

Valorização dos imóveis

Por falar nesse shopping, ao atravessar o rio e cruzar a já citada Avenida Beira Mar, não demorará muito para encontrar outro núcleo de compras, o Shopping Jardins, localizado a 900 metros do Parque da Sementeira.

Trata-se de um complexo comercial que trouxe consigo uma infinidade de outros estabelecimentos que ajudaram a fazer do bairro um dos mais caros de Aracaju. O valor do metro quadrado na região disparou ao longo dos anos, criando um círculo virtuoso de desenvolvimento e comodidades.

O fenômeno que ocorreu ao redor desse shopping é comum nos centros metropolitanos de diversas partes do mundo. No mais recente estudo encomendado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) sobre o tema, foi pesquisado o valor agregado trazido às cidades que receberam shoppings entre 2007 e 2011, comparando com outros 20 municípios com características próximas (renda familiar, PIB, população), mas que não tiveram a “sorte” de atrair esse tipo de núcleo.

O resultado mostrou que morar perto de shopping é muito mais do que ter acesso à rede comercial. A percepção de valorização imobiliária dos cidadãos instalados ao redor desses complexos foi 46% superior à percepção de valorização dos demais habitantes das mesmas cidades.

Essa visão é materializada pelo registro de um aumento médio de 82% na arrecadação de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) desses distritos. Esse dado concreto comprova a elevação do preço do m2 nas imediações que receberam esses empreendimentos.

Acesso a uma ampla rede de opções comerciais

Morar perto de shopping significa não ter de esperar ônibus para ir ao centro cortar o cabelo, levar os filhos para as atrações de lazer, ao cinema ou comprar roupas. Um shopping traz consigo farmácias, bancos, lotéricas, exposições, grifes de moda masculina e feminina, entre outras opções de conforto.

Uma família que tenha adquirido um lote em um condomínio horizontal (com ampla infraestrutura de lazer) e ainda tenha a sorte adicional de estar perto a um shopping, tem praticamente todo o necessário para desfrutar de seus dias de folga sem ter de se submeter a grandes deslocamentos. E nos dias de hoje, isso não é uma virtude para se desprezar.

Segurança e comodidade

A insegurança das grandes cidades é um enorme empecilho ao comércio de rua, especialmente porque as famílias se sentem mais confortáveis em fazer suas compras dentro de um complexo comercial com rede de alimentação, estrutura de lazer e segurança. No caso de Aracaju, essas dificuldades são perceptíveis sobretudo nos arredores da Praça Camerino: não é difícil encontrar portas fechadas em uma caminhada até à rua Itabaiana.

Um shopping oferece uma infraestrutura de segurança incomparável: são centenas de câmeras de vigilância (atreladas a sistemas de monitoramento 24h), segurança privada altamente especializada, dispositivos de alerta vinculados à Polícia Militar, rondas permanentes em estacionamentos, entre outros recursos que explicam por que o brasileiro prefere passar boa parte de seu tempo livre passeando pelos shoppings.

Shopping Praia Sul: oportunidade de mercado para quem quer investir ou morar

A futura inauguração do Shopping Praia Sul, por exemplo, acelerará exponencialmente o desenvolvimento da Zona de Expansão e, por isso, gera uma dessas raras oportunidades de investimento imobiliário que não se pode deixar passar. É a chance para quem quer usufruir das vantagens de morar perto de shopping, sem gastar muito na aquisição do imóvel. Desde que essa decisão de compra seja tomada com rapidez, é claro.

O projeto prevê a criação de 188 lojas e 3,5 mil empregos diretos. Esse alto volume de novos postos de trabalho na região traz consigo a necessidade de erguer outras estruturas, como hospitais, clínicas, escolas e unidades de saneamento. Especificamente no caso do Praia Sul, já há o compromisso firmado para a construção de uma creche, além de serviços relacionados à microdrenagem. Essas são somente as primeiras das muitas construções que devem acontecer na região após a inauguração do complexo comercial.

Nem precisa dizer que o valor do metro quadrado na região tende a explodir após a fixação de toda essa estrutura, certo? Quem pensa em comprar um imóvel para investir ou mesmo para moradia tem nessa circunvizinhança uma excelente oportunidade de mercado, nos moldes do ocorrido com a inauguração do Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro, em 2011.

O shopping, maior centro de compras do interior de Sergipe, trouxe nova perspectiva para a cidade, atraindo não somente os habitantes da cidade, mas também quem é da Zona Norte de Aracaju e de municípios vizinhos, como os de Laranjeiras, Areia Branca e São Cristóvão.

Gostou do assunto? Percebeu como as vantagens de morar perto de shopping são múltiplas, indo muito além do acesso a serviços? Então, continue conosco, se aprofundando agora no tema “Expansão urbana: como acontece a valorização de áreas?”.