Casa e Construção

Recursos tecnológicos - Segurança de condomínios horizontais

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 04/10/2017
Recursos tecnológicos - Segurança de condomínios horizontais
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Morar em um condomínio horizontal tem inúmeras vantagens. Além de desfrutarem de incríveis áreas de lazer com muita liberdade, as famílias que optam por viver nesses empreendimentos também ganham mais tranquilidade e segurança no dia a dia.

Isso ocorre porque a maioria dos condomínios conta com modernos sistemas de segurança, que oferecem câmeras, cercas sensoriais, alarmes, entre outros recursos.

Se você quer saber mais detalhes sobre o assunto, está no lugar certo! Neste post, você vai conhecer algumas alternativas tecnológicas de segurança e entender por que os condomínios horizontais ainda são as melhores opções de moradia. Acompanhe conosco!

Quais são as vantagens de morar em um condomínio horizontal?

Muita gente tem o sonho de morar em uma casa espaçosa e agradável. No entanto, com as cidades brasileiras cada vez mais perigosas, esse desejo acaba sendo esquecido.

Optando por viver dentro de um condomínio horizontal esse problema acaba. Afinal, ele reúne o que há de melhor nos dois tipos de moradia — casa e apartamento.

E as vantagens não param por aí. Além de mais segurança e espaço disponível, os empreendimentos horizontais oferecem privacidade, conforto e praticidade às famílias.

A seguir, você vai entender do que estamos falando. Confira alguns benefícios:

Mais privacidade

A privacidade é um dos principais motivos que fazem as pessoas procurarem um empreendimento horizontal. Afinal, não é toda hora que desejamos receber visitas inesperadas ou atender vendedores e ambulantes que passam na rua, por exemplo.

Nesse sentido, o condomínio é um ambiente seleto. Como a entrada é monitorada, você só vai receber visitantes previamente autorizados.

Aliás, a privacidade está completamente ligada à segurança. Afinal, você não corre o risco de alguém vigiar a rotina de sua família.

Áreas de lazer à disposição

São muitos os condomínios que oferecem áreas de lazer para toda a família, como parquinhos, academias, piscinas, salão de festas, churrasqueiras etc.

Além de assegurar mais praticidade no dia a dia, esses recursos são extremamente interessantes para garantir a segurança das crianças — já que elas terão espaços protegidos para correr, andar de bicicleta e realizar outras brincadeiras com os amigos.

Amizades e companhias

Apesar de garantir privacidade aos moradores, os condomínios horizontais são excelentes lugares para fazer boas amizades. Isso ocorre porque a convivência em áreas comuns — como os parquinhos, por exemplo — propicia a troca de afinidades.

Além de ser uma ótima oportunidade para você melhorar o convívio social, esses locais são muito importantes para estimular a interação entre as crianças (as tímidas são ainda mais beneficiadas). E o melhor de tudo é que, morando em um condomínio, você tem a oportunidade de conhecer os pais dos pequenos que estão brincando com o seu filho.

Desse modo, você não corre o risco de deixá-los em más companhias!

Segurança em primeiro lugar

Como dissemos, a segurança é uma das principais vantagens de se morar em empreendimentos horizontais. Além da portaria 24 horas e do muro alto (característico de muitos condomínios), existem diversas soluções que garantem proteção às famílias.

A seguir, você vai conhecer alguns dos recursos mais eficientes nesse sentido. Acompanhe!

Como a tecnologia tem contribuído para a segurança dos condomínios?

No passado, os empreendimentos horizontais contavam apenas com vigilantes, muros altos, cercas elétricas e, em alguns casos, câmeras. Entretanto, a tecnologia avançou muito e, hoje, diversos prédios têm modernos sistemas de segurança.

Essas soluções têm tornado o condomínio a alternativa mais segura de se morar — afinal, elas inibem a ação de invasores e evitam situações desagradáveis.

A seguir, conheça alguns dos recursos mais tecnológicos do mercado.

Cerca elétrica e sensorial

A cerca elétrica tradicional é uma estrutura que visa inibir o acesso de invasores por meio de choques. Atualmente, porém, é possível inserir alarmes em seu sistema (ele faz com que uma sirene seja acionada, além de enviar alertas para a central de segurança).

A cerca sensorial é outra novidade. Por meio de raios infravermelhos, ela consegue detectar movimentos feitos próximos aos muros, mesmo se não existir cerca elétrica.

Câmeras de vigilância em tempo real

As câmeras de segurança não são novidades para ninguém. O que mudou, contudo, foi a possibilidade de visualizar as imagens em tempo real, por meio de celulares e tablets.

Desse modo, é possível controlar a entrada de sua casa e observar a atuação de funcionários e visitantes mesmo quando você estiver viajando.

Vídeo analytics

Outro sistema de segurança bastante eficaz é o vídeo analytics. Trata-se de um software que analisa as imagens da câmera identificando certos padrões de comportamento.

A partir dos resultados, a tecnologia estabelece algumas regras baseadas em determinados padrões. Ao detectar alterações de comportamento, ela automaticamente ativa as medidas de segurança que foram programadas para aquela situação.

Por exemplo, se o sistema observar um indivíduo estranho parado em determinado local, por um período de tempo, ele vai entender que aquilo não é comum à rotina do condomínio. Nesse caso, ele pode enviar automaticamente um alerta para a central.

Drones vigilantes

O drone — veículo aéreo controlado remotamente à distância — também tem contribuído para a segurança de muitos empreendimentos. Com ele, é possível realizar rondas aéreas em locais onde as câmeras não alcançariam ou não poderiam ser instaladas.

Sistemas de controle de acesso

Atualmente, existem muitos sistemas de controle de acesso em que as pessoas precisam utilizar recursos (identificação digital, cartão eletrônico etc.) para conseguir entrar em determinado lugar (como em portões ou cancelas do condomínio, por exemplo).

Fumaça de segurança

Parece coisa de filme, mas é real! Alguns empreendimentos têm investido em um sistema que produz uma densa neblina (deixando o ambiente sem visibilidade) ao detectar a presença de invasores. Além disso, um alarme é acionado.

Como pudemos ver, existem muitos recursos tecnológicos que contribuem para a segurança de condomínios. Por todos esses motivos, optar por viver em um empreendimento é uma excelente opção para quem deseja proteger a família.

Quem tem filho pode ser ainda mais beneficiado! Afinal, será possível deixá-lo brincar livremente em locais seguros e adequados para os pequenos.

Gostou do nosso artigo? Quer conhecer mais detalhes sobre um condomínio horizontal? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!