Saiba como montar uma sala de cinema em casa

Saiba como montar uma sala de cinema em casa

O cinema é uma das maiores diversões que surgiram no século XX e segue entretendo multidões. Com a evolução da tecnologia, hoje é possível ter um cinema em casa. E quer maneira melhor de reunir a família ou passar um momento a dois? Além do mais, montar uma sala de cinema em casa não é uma tarefa difícil.

Você só precisa estar atento para algumas questões técnicas e saber bem o seu gosto pessoal para aproveitar ao máximo esse espaço de diversão e relaxamento.

O mercado dispõe de muitos recursos e materiais para quem quer criar um cinema em casa. Com a popularidade desse tipo de ambiente doméstico, os custos para montá-lo estão cada vez mais acessíveis.

Continue lendo e descubra todos os aspectos que você precisa considerar para montar a sua própria sala de cinema!

Acústica

Já reparou como as lojas de eletrônicos sempre mostram seus sistemas de som em um ambiente especial? Não é segredo, uma boa acústica tem a ver tanto com a qualidade de som percebida quanto com os próprios alto-falantes.

Ao se preocupar com a parte acústica para a sala de cinema, é possível ajudar a conter o som e minimizar a saída de ruídos para o ambiente externo. Para isso, é preciso construir um ambiente que absorva o som. E a chave para tal está no revestimento do cômodo, de cima a baixo.

  • teto: o ideal são placas acústicas. Se você observar o teto dos cinemas, verá que eles são sempre cobertos com painéis de fibras de vidro. Você encontra opções boas e com bom custo-benefício no mercado hoje em dia;

  • paredes: o ideal é cobri-las com um material que ajude a impedir a saída do som. Existem diversos papéis de parede com isolamento acústico, em modelos e cores de grande variedade;

  • cortinas: se a sua sala de cinema tiver janelas, procure usar um black out para deixar o ambiente mais escuro e impedir reflexos indesejados sobre a tela da TV ou telão;

  • chão: por questões de acústica, o chão desse cômodo nunca deve ser de madeira, concreto ou linóleo. O ideal é cobrir o piso com carpete. Se possível, use um tapete de pelúcia, ou o mais macio que tiver. Além de ajudar a criar uma boa acústica, o tapete tornará o ambiente mais intimista e confortável. Ótimo para receber amigos e fazer maratona de séries no fim de semana.

Iluminação e mobiliário

As salas de cinema têm um projeto luminotécnico muito bem planejado, além de um mobiliário que torna a experiência no espaço o mais agradável possível. Sabemos que você quer que sua sala em casa seja tão boa, ou até melhor, que uma sala de cinema. Certo? Para isso, considere os seguinte pontos:

  • equilíbrio certo: pense na seguinte situação. Ao terminar de assistir seu filme, você vai acender as luzes e o ambiente toda fica iluminado de uma vez só. Dói muito a vista, não é? Por isso, o ideal é ter um sistema de iluminação dimmable, assim fica fácil manter o equilíbrio de luz no ambiente;

  • direção da luz: não se deve iluminar diretamente a TV ou o telão. Direcione a luz sempre para as paredes e chão. Assim, se você não quiser escuridão total na sala de cinema, vai evitar iluminação indesejada no filme ou série que estiver assistindo;

  • controle remoto: quando todos estão preparados para começar a sessão pipoca doce, é chato ter que correr para apagar as luzes ou mesmo ficar tropeçando depois do filme para achar o interruptor. Considere o uso de um controle remoto para o sistema de iluminação da sala de cinema. Vale o investimento;

  • opções de mobiliário: ter cadeiras de cinema reclináveis em casa não é algo muito prático ou mesmo barato. Aposte em sofás mais largos, para que você possa assistir ao filme ou série da forma que preferir e uma mesa de centro funcional para colocar as pipocas, refrigerantes etc. Sofás modulares também podem ser uma boa ideia para dar mais versatilidade ao ambiente. Algumas pessoas usam cortinas vermelhas ao lado do telão ou TV para dar um efeito visual de cinema. Outros usam temas de filme favoritos para decorar o ambiente. Independentemente da decoração de sua escolha, tenha em mente que a distância entre o sofá e a TV ou telão deve ter, no mínimo, três metros. Além disso, a imagem deve estar na altura dos olhos para não causar desconforto.

Vídeo

O sistema de vídeo é o coração da sala de cinema. É importante escolher o melhor sistema de imagem. E quando dizemos melhor, é aquele que entrega o que você deseja e cabe no seu bolso.

Um projetor pode ser mais barato que uma TV de LED tela plana, mas há quem não abra mão do tipo de qualidade desses modelos. Existem boas opções de TV no mercado, portanto, é preciso fazer uma boa pesquisa.

A vantagem da TV é poder sintonizar os programas do sistema a cabo, bem como assistir facilmente Netflix, Amazon Prime e outras opções de streaming que já vêm com atalhos nas smart TV.

Para saber o tamanho apropriado de TV para o espaço da sua sala de cinema é bem simples. Meça a distância entre o encosto do sofá e a parede onde a TV vai ficar. Multiplique por 12 e você terá o número correspondente de polegas.

Por exemplo, se a distância entre o sofá e a parede for de 2,9 metros: 2,9 x 12 = 34,8. Logo, a TV certa deve ter 34 polegadas. Se o resultado da multiplicação mostrar um número de polegas que não existe modelo, sempre escolha a TV com polegadas a menos do que o cálculo deu, nunca a mais. Ex: o resultado deu 35,5, então a TV certa é a de 34 polegadas.

Se você optar por usar um projetor, será preciso um sistema adicional para poder assistir à TV tradicional, o que exigirá um pouco mais de trabalho e cabos. Mas no quesito vídeo, o que deve falar mais alto é o gosto pela qualidade da imagem.

Áudio

Você não precisa comprar o sistema de som mais caro do mundo para a sua sala de cinema. Por serem cômodos menores que os cinemas tradicionais e se você tiver feito um bom projeto de acústica, é possível achar ótimas opções de áudio a bons preços.

Para que a experiência seja a mais próxima possível a de um cinema, o melhor é optar por sistemas de som surround. Você também pode escolher soundbars, que é uma opção mais simples.

O home theater é o conjunto mais completo para entrega de som surround e receiver, uma solução para quem quer a melhor qualidade de áudio que o mercado disponibiliza.

Mais uma vez, é uma questão pessoal e depende muito de quanto você quer investir no seu espaço e o quanto o som é importante para a sua experiência. Se você gosta de assistir a shows em casa, vale investir em bons receivers.

Agora que você já sabe o que é preciso para montar uma sala de cinema em casa, aproveite para compartilhar nosso post com seus amigos nas redes sociais, assim eles também poderão aproveitar as dicas!

Posts relacionados