Vida profissional e pessoal: 7 dicas de como manter o equilíbrio

Vida profissional e pessoal: 7 dicas de como manter o equilíbrio

Um dos grandes desafios que a maioria das pessoas experimenta nos dias de hoje é conciliar adequadamente vida profissional e pessoal, uma vez que estamos vivendo em uma época altamente competitiva em quase todos os segmentos da sociedade. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como manter o equilíbrio.

Logicamente, dependendo do mercado em que você atua e da fase em que se encontra, essa pode não ser uma tarefa simples. Entretanto, por meio de algumas ações pontuais, é possível dar atenção para a saúde, a família e os relacionamentos. Continue lendo este conteúdo e descubra como fazer isso!

Simulador Laredo

1. Tenha um bom planejamento de tarefas

O primeiro passo para que você possa manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal consiste em fazer um bom planejamento de tarefas. Isso pode, inclusive, promover um salto de produtividade e desempenho, trazendo mais tempo e energia para que você conclua os seus projetos de forma eficiente e dinâmica.

Tudo começa com uma boa agenda, física ou virtual, como os aplicativos. Estabelecer prazos diários e semanais para você mesmo, sobretudo quando escritos, é algo que pode ajudar bastante. A desorganização é o gatilho para que as coisas deem errado no seu dia a dia. Portanto, não deixe de idealizar e programar cada atividade.

2. More em um condomínio com facilidades

Você pode até não ter pensado sobre isso, mas o fato é que o setor imobiliário também pode contribuir para que você consiga atingir um melhor equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal, mesmo que atue em um segmento totalmente diferente. Afinal, não importa a sua profissão, você precisa morar em algum lugar, não é mesmo?

Assim, se for possível, o ideal é optar por um local que facilite o seu dia a dia, tornando a sua rotina menos penosa e mais fácil. Felizmente, o mercado de hoje já percebeu essa necessidade e vem construindo ou adaptando imóveis com espaços voltados para isso, seja na unidade propriamente dita ou nas áreas comuns.

Muitos condomínios fechados, por exemplo, disponibilizam alguns ambientes específicos para os moradores, como academias de ginástica, cozinha gourmet, quadras poliesportivas, piscinas, saunas e salões de festas. Para o trabalho, você também pode contar com salas de reunião, pequenas bibliotecas e assim por diante.

3. Esqueça o trabalho nos fins de semana

Os fins de semana são grandes desafios para quem precisa conciliar a vida profissional e a pessoal. Afinal, é muito comum que nem todas as tarefas sejam cumpridas nos dias úteis e que alguma coisa seja levada para casa. Não é novidade, porém, que isso pode causar um impacto bastante negativo no descanso e na saúde mental.

O seu tempo livre deve ser bem aproveitado da melhor forma e de acordo com as suas preferências, pois somente você sabe o que o faz feliz. Não importa se você descansa vendo séries, saindo com os filhos, preparando novas receitas ou se exercitando: esse é o seu momento e você deve aproveitá-lo sabiamente!

4. Tenha cuidado com a sua própria saúde

Pouco adianta que você seja um profissional dedicado e tenha feito uma excelente preparação acadêmica se acabar com algum grave problema de saúde, não é verdade? Por isso mesmo, você deve tratar o seu próprio corpo e sua mente com todo o carinho possível, pois essas são as suas melhores e mais essenciais ferramentas.

O perfeccionismo só é saudável quando está dentro de uma boa margem de segurança, na qual você evolui sem colocar em detrimento a sua própria sanidade. Assim, não abra mão de reservar alguns horários para fazer o esporte que você ama, frequentar a academia de ginástica, comer bem e ir ao médico sempre que for preciso.

5. Organize sua vida fora do local de trabalho

A ideia de colocar as suas atividades profissionais e os seus principais compromissos na sua agenda, física ou virtual, ajuda a aprimorar o desempenho no seu cargo. Entretanto, conseguir uma organização similar a essa fora do seu local de trabalho também pode ser uma excelente ideia, que trará ótimos resultados.

Aplique um princípio similar ao seu dia a dia doméstico e você se surpreenderá. Se der um pouco de “estrutura” para os seus compromissos sociais, fica mais fácil mantê-los e cumpri-los. Se você for passear com os filhos ou encontrar um amigo para um café, por exemplo, tente estabelecer uma data e um horário para isso!

6. Utilize a internet para o seu benefício

A praticidade e a automação que a internet proporciona podem ser fatores essenciais para que você consiga trazer mais equilíbrio para a sua vida profissional e pessoal. Nos dias de hoje, com os sites corporativos e, sobretudo, com as versões de aplicativos que as empresas oferecem, dá para fazer quase tudo com poucos cliques no celular.

Em vez de passar horas na fila do supermercado fazendo as compras de rotina, que tal economizar esse tempo para fazer coisas divertidas com as pessoas que ama e escolher os produtos por meio do app do supermercado? Nesse exemplo, a entrega ainda poder se marcada para um horário que seja mais conveniente!

Todos os ambientes da sua casa

7. Saiba delegar e compartilhar algumas tarefas

A maioria das pessoas que tem sucesso na vida profissional e consegue galgar os postos mais elevados da sua área de atuação tende a ter uma postura mais centralizadora, até mesmo por conta do esforço em lapidar as suas próprias competências. No entanto, saber delegar e compartilhar algumas tarefas é crucial para ter equilíbrio.

Procure observar quais são os outros membros da sua equipe ou departamento que gostariam de ter mais responsabilidades e que reúnem os predicados necessários para isso. Além de aliviar a sua carga de trabalho, você pode ficar surpreso com a performance deles, atingindo resultados ainda mais positivos no final do mês.

Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, o equilibro entre vida profissional e pessoal é um desafio, mas quem não investe nisso acaba tendo problemas nas relações familiares e queda na produtividade. Além disso, dificilmente consegue manter uma boa sanidade mental!

Gostou de conhecer essas dicas sobre como manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal? Quer viver em um local que favoreça a sua rotina? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Comentários