como ser mais produtivo

Como ser mais produtivo em seu cotidiano? Entenda!

Entender como ser mais produtivo e fazer melhor gestão do tempo pode ser o grande diferencial de quem alcança o sucesso. Nos dias atuais, a falta de disciplina, a distração devido à chuva de notificações do celular e o mau uso das redes sociais são algumas das razões que dificultam manter o foco nas tarefas e cumprir os compromissos.

Tendo isso em vista, a proposta deste artigo é apresentar algumas dicas que ajudarão a aumentar a produtividade em seu cotidiano. Confira, então,a importância de estabelecer estratégias para que sua rotina seja otimizada de modo que a melhor gestão do tempo permita que você consiga, por exemplo, ser mais próximo e mais dedicado à família. Continue a leitura e veja como ser mais produtivo em 5 passos! Acompanhe!

Simulador Laredo

1. Mantenha sua agenda organizada

O primeiro — e mais importante passo — para se tornar um profissional mais produtivo é incluir a organização e o planejamento de cada atividade como parte essencial de sua rotina. Comece, pois, a criar o hábito de planejar cada hora do seu dia. Experimente escrever todos os compromissos, atividades e tarefas de suas próximas 24 horas na ordem de prioridade.

Para facilitar a organização de sua agenda, esse planejamento deve abranger sua higiene diária, compromissos pessoais, familiares e atividades de trabalho. Uma sugestão é eliminar as tarefas mais fáceis e rápidas primeiro, mas lembre-se de estabelecer prioridades. Também convém evitar deixar os compromissos mais difíceis para o final do dia, sob o risco de não conseguir cumpri-los por estar cansado. Reuniões, e-mails ou telefonemas devem ser selecionados por ordem de importância.

2. Aproveite os momentos mais produtivos do dia

Especialistas afirmam que a mente humana não desenvolveu a capacidade de passar longos períodos em estado de concentração máxima, principalmente se for centrado em um mesmo tema. Por isso, a segunda grande dica é tentar trabalhar todos os dias dividindo o tempo em ciclos produtivos.

Experimente realizar pequenas pausas. Não vamos determinar o tempo porque isso é algo pessoal e pode variar muito de uma pessoa para outra, não é mesmo? Enquanto alguns podem se sentir revigorados com uma pausa de 5 minutos, outros só estarão aptos ao retorno depois de 20 a 30 minutos. Então, descubra o tempo suficiente para relaxar e voltar às atividades mais disposto e concentrado.

Essa pausa pode ser usada para um lanche ou um simples cafezinho, olhar a rua ou trocar ideia com um colega de outro setor. O ideal é não utilizar tecnologia ou lê notícias ou algo que possa interromper o seu momento relax. Além disso, vale lembrar a importância de você treinar o seu cérebro para se desligar por completo das atividades que estava fazendo. Isso propicia um retorno com mais chances de aumentar a produtividade no ciclo seguinte.

3. Hidrate-se bem

Um dos aspectos mais relevantes em relação a como ser mais produtivo é cuidar da hidratação. O nível de produtividade de quem consome bastante água é maior, já que a hidratação ajuda a eliminar toxinas das células e aumenta a capacidade de absorção de bons nutrientes. Ou seja, ao ingerir mais água, você contribui para que o seu corpo e sua mente funcionem melhor.

Procure criar o hábito de, logo ao despertar, ingerir de 2 a 3 copos de água. Assim, você prepara o seu corpo para enfrentar mais ânimo e disposição. No trabalho, lembre-se de aumentar as doses de água durante o expediente. Mantenha uma garrafinha na sua mesa para evitar ter que se levantar e, com isso, incorrer no risco de perder o foco e comprometer a sua produtividade.

Historiadores afirmam que os antigos romanos mantinham o hábito de ingerir quantidade abundante de água, em diferentes momentos do dia. Esse precioso líquido era visto por eles com importantes funções terapêuticas, além de ser recomendado como remédio nos casos de preocupação excessiva — a moderna ansiedade — e o “nervoso”, quadro que hoje conhecemos como estresse.

Segundo costume romano, até nos“hospitais” de Roma Antiga, o tratamento para diversas doenças era baseado em exercícios de respiração, repouso absoluto e consumo de água. Ainda que as tradições, costumes e culturas se transformem ao longo da história, alguns hábitos permanecem dada à importância deles para a saúde de todos os povos, independentemente da época, raça ou lugar. Por isso, não subestime a função da água e o quanto ela pode influenciar o seu nível de energia e de produtividade diária.

4. Cuide da qualidade do sono

Dormir bem é essencial à vida, pois um sono restaurador ajuda a preparar o organismo para um melhor desempenho das atividades do dia. Durante o repouso, todo os órgãos do corpo “trabalham” para que a reparação celular e tecidual ocorra. Ao contrário do que muitos pensam, enquanto se dorme há intensa atividade cerebral, na qual são feitos “ajustes” em toda o funcionamento do corpo.

Porém, para desfrutar desses benefícios do sono, a atenção a alguns detalhes são fundamentais. Cuide do ambiente onde você dorme: ajuste a iluminação do seu quarto, priorize o silêncio e mantenha a máxima higiene possível. Todos esses fatores influenciam bastante a qualidade do sono e ajudam a entender melhor sobre a relação entre o repouso saudável e como ser mais produtivo.

5. Defina seus objetivos

Um dos pontos mais importantes quanto à melhoria do nível de produtividade é ter os objetivos bem definidos. Ou seja, é necessário estabelecer suas metas e saber exatamente qual estratégia melhor se adapta ao alcance de seus propósitos. Muitos se complicam nesse aspecto devido à falta dessa clareza, o que leva ao desgaste pela perda de tempo e desperdício de energia.

Como vimos, uma melhor produtividade depende de planejamento, organização, alimentação saudável, ingestão de água, atividade física regular e um sono de qualidade. Juntos, esses elementos influenciam bastante a saúde física e a estabilidade mental necessária à execução das tarefas diárias. Logo, tão importante quanto saber como ser mais produtivo é definir as prioridades e reorganizar a rotina para atingir os objetivos e ter uma vida mais equilibrada.

E você, gostou deste artigo? Então, que tal assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos como este em seu e-mail?

Powered by Rock Convert

Comentários