Bem estar e Integração

Saiba quais ambientes de uma casa podem se tornar um "refúgio"!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 19/07/2020
Saiba quais ambientes de uma casa podem se tornar um
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Se por um lado, as transformações da era contemporânea trouxeram benefícios ao homem, por outro, esse novo tempo é marcado por situações que podem gerar muito estresse e ansiedade. Para minimizar o efeito desses males sobre a saúde, é necessário buscar novas alternativas, como tornar os ambientes de uma casa um refúgio. Essa pode ser a saída para recuperar a qualidade de vida e viver mais e melhor.

Nessa perspectiva, vamos apresentar 5 sugestões que podem ser colocadas em um projeto para que sua residência seja um verdadeiro local de abrigo. Explicaremos o conceito de “chillhouse” e qual a forma certa de aplicar um projeto como esse para renovar os ares de seu ambiente e trazer mais energia positiva, paz e harmonia ao seu lar. Boa leitura!

Entenda a função da “chillhouse”

Traduzido para o nosso português, o termo “chillhouse” significa “casa-refúgio”. Quando se pensa nesse conceito, logo vem a ideia de transformar todos os ambientes de uma casa em espaços apropriados para desfrutar intensamente de cada dia e aproveitar, ao máximo, a vida no aconchego do lar.

Por isso, esse termo é bem ligado às ações de autocuidado, que buscam condições para minimizar o estresse, a ansiedade e tudo o que possa, direta ou indiretamente, prejudicar a qualidade de vida. Como o bem-estar depende do ambiente de seu lar, de uma boa noite de sono, de lazer saudável e de uma interação agradável com os amigos, é necessário adaptar a residência para torná-la um espaço apropriado para isso.

Logo, o “chillhouse” pode ser considerado uma ótima alternativa para remodelar cada cômodo de sua casa, melhorar o ambiente e prepará-lo para que você e sua família tenham um espaço adequado para relaxar, descansar, viver tranquilamente e receber pessoas queridas. Vale destacar que esse “refúgio” deve ser personalizado de acordo com suas preferências, necessidades, recursos, arquitetura da casa e espaços disponíveis.

Também é importante considerar que a base do “chillhouse” é uma decoração simples, aconchegante, mas com uma função definida. Desse modo, cada espaço a ser transformado deve ser pensado com uma funcionalidade mais específica. O objetivo é ressignificar o ambiente para atrair bons fluidos, positividade e mais harmonia, a fim de tornar a rotina dos moradores cada dia mais leve.

Transforme os ambientes de uma casa em “refúgio” em 5 passos

Transformar cada espaço com criatividade e tornar sua casa mais contemporânea, mas com bastante objetividade, é um modo de garantir conforto, bem-estar e autocuidado para aqueles que você quer bem. Enumeramos os 5 passos mais importantes para projetar a sua “chillhouse”. Veja quais são eles!

Mantenha a limpeza e a organização

Antes de projetar os ambientes de sua casa para transformá-los em seu refúgio, é necessário limpar e organizar a residência. Por meio da limpeza e da organização, é possível perceber o que pode ser mudado de lugar e rearranjado em prol do seu objetivo: ter várias opções na casa que podem se transformar em espaços mais aconchegantes ou em um “cantinho” para relaxamento e descanso.

Um dos aspectos da criação do refúgio é facilitar o seu cotidiano e deixar tudo o que você precisa sempre à mão. Primar por essa praticidade e funcionalidade ajuda a adaptar os ambientes de uma casa segundo as necessidades e as preferências de cada morador. Aproveite a adequação à chillhouse para praticar o desapego: guarde somente o que lhe for útil, reajuste os espaços e faça doações de objetos, roupas ou mobílias que podem ou precisam ser descartados.

Invista no “clean”

Para tornar a sua residência mais leve, espaçosa e funcional, investir em um ambiente “clean” é fundamental. Avalie o que pode ser feito em cada cômodo da casa para evitar acúmulos. O ideal é priorizar somente os acessórios básicos, que ajudam na manutenção de um ambiente “clean” com um tom de modernidade e sem exageros.

Para tanto, procure utilizar poucos móveis e otimizar o espaço, deixando-o mais aberto, a fim de dar um ar de mais liberdade e sossego e aproveitar a iluminação natural do lugar. Uma “chillhouse” bem elaborada remete a uma sensação de conforto e produz relaxamento mental e tranquilidade tanto para quem ali reside como para quem passa apenas de relance.

Tenha seu espaço para meditação

Se você gosta de ter um momento só seu, para refletir e repensar alguns aspectos de sua vida que merecem mais atenção, experimente separar um espaço da casa, mesmo que pequeno, mas que seja aconchegante e agradável para praticar meditação, fazer yoga ou se dedicar à leitura de um bom livro. Ter esses momentos traz inspiração e um novo enlevo aos seus dias.

Mas lembre-se de escolher bem as cores que utilizará nesse espaço: prefira cores mais claras, que representem leveza e harmonia, além da sensação de relaxamento e conforto. Uma boa dica é explorar suas cores preferidas e aqueles tons que lhe despertam boas vibrações. Entretanto, procure enfatizar as cores neutras ou até mesmo o branco para simbolizar a paz e a tranquilidade que você procura.

Cultive um jardim

Reservar parte de seu dia para a jardinagem é uma forma bastante agradável de se conectar à natureza. Um jardim torna os ambientes de sua casa muito mais charmosos, bonitos e atrativos. As plantas embelezam o espaço, purificam o ar, renovam as energias e influenciam também a sensação de bem-estar. Para quem reside nos grandes centros urbanos, cultivar um jardim ainda tem uma função a mais: reduzir o estresse e aliviar as tensões da rotina.

Inove seu quarto

Explore sua criatividade para tornar o seu quarto um espaço aconchegante e confortável, mas com liberdade. O primeiro ponto é evitar cores muito intensas, vibrantes ou escuras. Evite tonalidades que tenham efeitos muito estimulantes e realoque os móveis de modo que seu espaço fique personalizado e relaxante para dormir ou desfrutar de um momento relax durante o dia.

Pode-se concluir, então, que a transformação dos ambientes de uma casa em refúgio pode ser feita de forma simples e econômica. Entretanto, cada espaço deverá ser idealizado com uma funcionalidade adequada, para assegurar o conforto e a tranquilidade que sua família merece. Nesse sentido, explorar cada cômodo da casa e adequá-lo a um espaço “chillhouse” representa mais saúde e qualidade de vida, aspectos cada vez mais necessários ao bem-estar do homem moderno.

Gostaria de receber mais publicações como esta diretamente em seu e-mail? É simples: basta assinar a nossa newsletter!