Bem estar e Integração

7 dicas de como fazer churrasco em casa nessa quarentena!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 26/08/2020
7 dicas de como fazer churrasco em casa nessa quarentena!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

A crise gerada pela pandemia de Covid-19 pegou a todos de surpresa. De repente, foi necessário a adoção de protocolos de isolamento social com a finalidade de reduzir os riscos da doença e de proteger a saúde coletiva. Mas para aliviar a tensão durante a pandemia, nada como fazer churrasco, aprender a ser um bom anfitrião virtual e se divertir, mesmo em casa.

Nessa perspectiva, a proposta deste material é explicar como fazer churrasco durante a quarentena e garantir a diversão, mas com o cuidado de seguir as orientações sobre a prevenção da saúde. Veja como é possível buscar formas de divertimento durante esse período e interagir, virtualmente, com amigos e parentes. Confira, agora mesmo, nossas X dicas de como organizar um churrasco em casa!

1. Atente-se às medidas de segurança para garantir a saúde

Mesmo durante a pandemia de Covid-19 é possível reunir os membros da família que estão na mesma residência e buscar formas de diversão. Pois tão importante quanto a saúde física é manter os cuidados com a saúde mental, já que mente e corpo são interligados e, por isso, para ter um corpo sadio é preciso priorizar a saúde emocional.

Nesse contexto, a busca de alternativas para superar os eventuais impactos negativos da quarentena é primordial ao bem-estar e à qualidade de vida enquanto perdurar esse cenário de crise. Além de equilibrar a vida pessoal e profissional, ter momentos divertidos em um churrasco em casa pode se tornar uma excelente opção para relaxar. No entanto, vale destacar a relevância de atentar-se às medidas de segurança a fim de preservar a saúde de todos os participantes.

2. Faça uma lista de compras com a quantidade ideal

Quem tem o hábito de fazer churrasco toda semana e reunir familiares e amigos em casa pode estranhar a necessidade de preparar o churrasco para poucas pessoas. Esse período de distanciamento social exige cuidados especiais para que a qualidade da saúde emocional não fique comprometida. Afinal, um dos maiores desafios dessa quarentena é adaptar-se ao “novo normal” e aprender a explorar, de forma benéfica, as opções tecnológicas.

Por isso, um dos critérios que ajuda a entender como fazer churrasco durante a quarentena é a elaboração de uma lista de compras equivalente ao número de pessoas em casa. Organizar a casa, equilibrar o valor nutricional dos ingredientes — e planejar cada detalhe — é essencial ao sucesso de seu evento em família.

3. Opte pela pronta-entrega, quando possível

Nessa quarentena, muitas empresas passaram por reestruturação para se adequarem às alterações impostas pela instabilidade econômica gerada pela pandemia. Assim, a necessidade de adaptação ao cumprimento dos protocolos das entidades sanitárias requer a adoção de medidas de prevenção da saúde na maneira de adquirir alimentos também.

Nessas circunstâncias, a orientação é optar pelos serviços de delivery para não se preocupar com idas ao supermercado, já que o distanciamento social é um fator decisivo à redução da transmissão comunitária. Assim, ao utilizar a pronta-entrega de casa, você pode ficar tranquilo e relaxar a mente. Outro ponto importante é comprar carne em estabelecimentos locais para auxiliar pequenos comerciantes afetados pela crise.

4. Higienize as compras

Para desfrutar de sua churrascada com mais tranquilidade, o ideal é primar por uma perfeita higienização de todos os produtos. Antes de iniciar o processo de higienização lembre-se de lavar bem as mãos com água e sabão. Outra sugestão é dissolver água sanitária em um recipiente com água para a lavagem de verduras e legumes, principalmente os vegetais folhosos.

Também é necessário higienizar as carnes, sobretudo àquelas que não são embaladas à vácuo. Para esse procedimento, você pode utilizar água sanitária diluída também. Já as embalagens plásticas, latas e garrafas de bebidas podem ser higienizadas com o uso de álcool líquido (70%). Divirta-se, mas priorize cuidados básicos de proteção da sua saúde e de seus familiares.

5. Saiba escolher o corte da carne

Para os menos experientes vale destacar que nem todos os tipos de cortes de carne servem para fazer churrasco. Aqui no Brasil, as melhores opções de carne bovina são a alcatra, o cupim, a picanha e o contrafilé. Esses cortes são mais macios e saborosos. Mas assim como a costela, o cupim deve ser feito no bafo. Por isso, antes de escolher a carne avalie o equipamento que você tem disponível.

O tamanho do corte varia conforme a preferência, o teor de gordurinha e o modo como a carne será assada. O contrafilé, por exemplo, pode ser fatiado em bifes com espessura mediana, enquanto a picanha fica mais saborosa quando preparada em peça inteira. Outra opção é fazer seu churrasco no forno: nesse caso, a costela, a fraldinha, assim como peixes e frangos são boas opções.

6. Escolha bons acompanhamentos

Ainda que em nosso país o churrasco seja uma das opções de maior preferência da população, os tipos de acompanhamentos podem variar bastante conforme a região. Enquanto no sul, além da tradicional cerveja, o churrasco é servido até mesmo com chimarrão, nos estados do sudeste, a cerveja gelada é alternada com vinho e, além disso, muitos não abrem mão da caipirinha.

Mas além das bebidas, os acompanhamentos mais preferidos para o churrasco são vinagrete, farofa e feijão tropeiro. Enquanto na região nordeste, o tropeiro é feito com feijão fradinho e bacon, no sul, a receita é bem diferente. Por lá, o charque, a couve e a banana frita formam uma combinação perfeita para incrementar, ainda mais, o tradicional feijão tropeiro.

7. Convide os amigos para participação online

Para superar os efeitos da pandemia, compartilhe soluções entre amigos e familiares. Uma boa dica de entretenimento para melhorar a interação virtual é assistir e indicar a live Laredo. Mesmo que o isolamento social seja uma medida de prevenção da saúde, essa prática não pode ser vista como motivo para afastamento entre as pessoas, principalmente daquelas de nosso círculo social. Cuidar da saúde emocional, buscar formas de evitar crises de ansiedade e de estresse também são formas de promoção da saúde.

Portanto, entender como fazer churrasco na quarentena pode ser uma ótima medida de aproximação dos amigos. Considere a possibilidade de combinar dia e horário para uma confraternização por videoconferência. Mesmo à distância, um churrasco em casa pode representar bons momentos de alegria e de diversão, quesitos fundamentais ao bem-estar e à qualidade de vida.

Quer receber mais dicas como essas diretamente em seu e-mail? É simples: basta assinar a nossa newsletter!