Casa e Construção

Conheça os detalhes de uma casa contemporânea

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 03/02/2020
Conheça os detalhes de uma casa contemporânea
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Você conseguiria bater o olhar em uma casa e determinar o estilo da construção dela? Conseguir captar as principais informações sobre o imóvel, depois da primeira impressão, pode ser um diferencial relevante quando se gosta do assunto ou se pretende entender mais para investir. Neste post, falaremos sobre os detalhes importantes de uma casa contemporânea.

Se você se interessa por arquitetura, decoração ou até por inovação, vai amar o conteúdo que preparamos! Vamos comentar um pouco sobre a contemporaneidade assumindo um estilo de moradia. Confira tudo que você precisa saber sobre uma casa contemporânea agora!

Há diferença entre o contemporâneo e o moderno?

Para entender um pouco mais sobre arquitetura é necessário fazer um resgate histórico, relacionando fatos e épocas. Muitas pessoas acabam confundindo os dois estilos arquitetônicos, o que é errado, já que carregam características extremamente diferentes, além das próprias histórias de criação.

O modernismo, que antecedeu o aparecimento do contemporâneo, iniciou-se no início do século XX e se manteve influenciando obras até os anos 80. A Torre Eiffel e o Palácio de Cristal na Europa são dois dos principais exemplos das grandes obras modernas.

No início dos anos 80, a escola contemporânea se iniciou e ofertou soluções inéditas ao público, incluindo a sustentabilidade e diversos incrementos tecnológicos — vamos entender sobre isso mais para frente.

Sabemos que a arquitetura é extremamente influenciada pelas artes. e não foi diferente na troca entre o moderno e contemporâneo. Os artistas começaram a reagir contra os preceitos do modernismo, buscando novos ares e indo contra à dogmatização e ao sistema de classe.

Quais são as influências das construções contemporâneas?

O contemporâneo, que desde a sua criação foi contra os ideais do modernismo, manteve-se na base teórica até o final da Segunda Guerra Mundial. Depois disso, os arquitetos iniciaram uma nova fase: reagir e desconstruir. Focando nas necessidades de uma casa, agregando funcionalidade e conforto às obras executadas.

Incremento tecnológico

É fato que observamos uma aceleração no desenvolvimento tecnológico, e esses avanços não ficam de lado no assunto deste post. Utilizar tudo que pode auxiliar no processo da moradia e melhoria na rotina faz parte do processo de criação e execução contemporâneo.

Conscientização da sustentabilidade

A redução dos impactos causados pelas obras no meio-ambiente também é algo que influencia a execução dos projetos contemporâneos. Aperfeiçoar todos os elementos utilizados, garantir que haja o melhor aproveitamento dos recursos naturais e incluir pontos que beneficiem o morador e a natureza (como o teto verde)… tudo isso torna palpável o processo da conscientização sustentável na obra.

Quais são as principais características de uma casa contemporânea?

Agora que você foi apresentado ao contexto histórico do estilo contemporâneo e conferiu as duas principais influências práticas, vai saber como identificar uma casa contemporânea. Separamos uma série de características comuns em obras dessa linha e vamos contar a você um pouco mais sobre elas. Confira agora!

Fachadas com formas e traços simples

A fachada é um item visual primordial para definir as casas contemporâneas. Logo quando se vê traços retos, simplistas e formas simples, já é possível relacionar o estilo aqui explanado. As aberturas, como janelas e portas de entrada, também carregam uma característica principal: são amplas e grandes.

Áreas de lazer orgânicas

A fim de conectar o espaço com a natureza, os arquitetos buscam priorizar as formas orgânicas na construção dos espaços de lazer. Fugindo das linhas retas da fachada, o que se pode esperar do playground das crianças ou da área da piscina é que hajam diversas linhas curvilíneas, fluidas e carregadas de estilo, sempre remetendo ao natural.

Inclusão de espaços gourmet

Ainda falando das área de lazer, a inclusão dos espaços gourmet na estrutura das casas contemporâneas é uma característica extremamente notória. Áreas externas com churrasqueira, forno à lenha para pizza e quaisquer outros ambientes de convivência relacionados à gastronomia estão na lista.

Decoração com formas distorcidas e contrastes

O ambiente clean, carregado de cores neutras, dá espaço para detalhes sutis, porém, vibrantes e contrastantes. As formas orgânicas e distorcidas também estão presentes dentro de casa, nos elementos decorativos dos cômodos.

Ao contrário do modernismo, as casas contemporâneas recebem muito bem, elementos, detalhes e texturas de outros períodos, como os estilos vintage e retrôs. Vale lembrar que, considerando o estilo atemporal do contemporâneo, tudo que for desejado é possível incluir na decoração, basta que o equilíbrio e a simplicidade se mantenham.

Mobílias

Os móveis da casa assumem a característica de tela, como se os elementos decorativos fossem a tinta para uma obra de arte. A mobília contemporânea tende a ser reta, espaçosa, ampla e neutra, não intervindo na decoração, apenas criando o efeito de plano de fundo para os grandes detalhes decorativos.

Materiais naturais

Os revestimentos presentes na casa sempre remetem a elementos naturais: madeira, pedras como o granito, vidro etc. A característica orgânica das obras contemporâneas não se resume à decoração. As bancadas, paredes e a mobília também assumem o visual natural.

Projetos puxados para a sustentabilidade

Racionalizar os prejuízos ao meio ambiente e tentar diminuí-los deve ser uma preocupação da construtora responsável pela obra contemporânea. A escolha dos materiais utilizados, a quantidade de resíduos produzidos e decisões que se relacionam aos recursos necessários, tudo deve ser pensado e decidido com equilíbrio.

Há diversas possibilidades de adaptações estruturais em uma casa, que podem garantir a pegada sustentável do imóvel. Separamos uma lista de soluções amigáveis com o meio-ambiente para serem agregadas em uma construção contemporânea. Dá uma olhada!

Valorização da luz natural

Notar as oportunidades que a natureza oferece, perceber como você pode aproveitar os recursos para melhorar a qualidade de vida dos moradores, é um meio super eficiente de ser sustentável em uma casa contemporânea. Valorizar a luz natural corresponde a esse comportamento.

Diversos obras da contemporaneidade contam com paredes de vidro e localização estratégica dos cômodos, justamente para aproveitar a luz solar nos momentos necessários. As janelas amplas também podem funcionar para valorizar a iluminação do sol.

Meios não poluentes de climatizar a casa

É possível manter um clima agradável dentro de casa sem depender o tempo todo de ar-condicionado, você sabia? Essa é uma das principais vantagens de incluir plantas na estrutura da casa: hortas verticais na cozinha, árvores nas áreas externas e até um teto verde.

Já deu para imaginar o quanto a estética de uma casa contemporânea é agradabilíssima, não é? Repensar a experiência de morar e de consumir os recursos é um bom caminho para procurar as melhores soluções e de garantir o bem-estar dos moradores.

E então, o que você mais gostou do post de hoje? Acha que uma casa contemporânea agrega tudo que a sua família precisa? Conte para a gente nos comentários!