Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.
Os estilos arquitetônicos são os meios artísticos que representam os costumes de cada época ou povo. Por conta disso, sua estética, proporções, materiais e usos são particulares. Alguns estilos são muito conhecidos, como arquitetura grega, arquitetura romana, arquitetura barroca, arquitetura neoclássica e arquitetura moderna.
Neste post, abordamos especificamente a arquitetura moderna, que ainda conquista diversos ambientes na atualidade. Continue a leitura e confira 6 informações essenciais sobre esse tipo de construção!
A arquitetura moderna é um estilo de construção que surgiu no século XX como um contra-movimento às formas arquitetônicas que vinham sendo feitas até o momento, que tinham projetos mais rebuscados e com excesso de informação.
Nesse sentido, o estilo moderno dava privilégio a tudo o que era simples — mas não simplório. As formas da arquitetura moderna eram básicas e leves, e as matérias-primas mais utilizadas eram o concreto, o aço e o vidro.
Como disse o alemão Mies Van Der Rohe, um grande nome desse tipo de arquitetura: “menos é mais”.
O estilo moderno surgiu na Europa, no contexto histórico das revoluções industriais e do crescimento da tecnologia. Foi durante esse momento que novas técnicas foram aplicadas para a construção de arranha-céus e até mesmo da Torre Eiffel.
O grande marco desse movimento foi a criação da escola de Bauhaus, na Alemanha, onde a maioria das construções eram projetadas com maior destaque na sua funcionalidade e simplicidade estética.
Contudo, essa escola foi fechada por Hitler, em 1933, devido à ascensão do Nazismo. Os artistas da escola de Bauhaus, por outro lado, continuaram seus projetos em outros países, como na França e na Inglaterra.
Como mencionamos, o que melhor caracteriza o estilo moderno é o uso de formas geométricas mais simples e desprovidas de ornamentos, em que os materiais são mais valorizados, como o concreto, o vidro e o aço. Ademais, a arquitetura moderna tem princípios em seus projetos, como:
Até hoje diversos projetos são elaborados de acordo com a arquitetura moderna. Todavia, algumas construções são muito conhecidas por conta desse estilo e de seus criadores. Veja!
O centro de São Paulo conta com um edifício bastante único e curioso. O projeto em questão é o edifício Copan, grande símbolo da arquitetura moderna brasileira. Essa construção foi concebida por um grande nome do movimento moderno, Oscar Niemeyer, em 1954.
A responsável pela encomenda do prédio é a companhia de hotéis e turismo Pan-americana, que teve como principal objetivo tornar o Copan um marco do centro urbano.
O projeto inicialmente contava com 2 prédios, um de 30 andares e outro com 600 quartos de hotel, que seriam interligados por uma marquise, em que deveria ter um cinema, um teatro e garagens.
No centro de Berlim está localizada a Neue Nationalgalerie, a última obra de Mies Van Der Rohe, grande mestre da arquitetura moderna. Esse edifício compõe o que seria a máxima expressão do minimalismo.
Para Mies, trata-se de um projeto livre. Sua obra delimita espaços com a intenção de diferenciar a parte externa da parte habitável, mas sem perder a conversa do local com o entorno.
O projeto que resultou no MASP foi elaborado em 1957 pela arquiteta Lina Bo Bardi, mas sua obra só teve início em 1961 e sua inauguração estendida para 1968.
O Museu de Arte de São Paulo é uma construção flutuante, elevada e com prismas suspensos no interior, onde se encontra o acervo de obras, pois segundo Lina, as obras não poderiam ficar presas em paredes e seladas no espaço.
O MASP ainda conta com um restaurante, teatro e outras áreas de atividades culturais, que são separados por um vão livre.
Dentro dos 20 edifícios projetados pelo Mies Van Der Rohe consta a criação do Crown Hall, para o Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago.
O Crown Hall é uma peça do plano central do campus de arquitetura, fundado em 1940, que tem o maior acervo de obras de Mies no mundo inteiro. A arte inovadora de Mies faz com que o campus seja um destino turístico de fãs de arquitetura.
Nesse trabalho, o arquiteto aperfeiçoou o estilo moderno, as suas estruturas, proporções e ideias.
Conheça os principais expoentes do estilo moderno no mundo e em solo brasileiro.
Corbusier é considerado um dos arquitetos modernistas mais importantes do século XX. Nascido na França, Le Corbusier foi o desenvolvedor do Unité d’Habitation, habitações feitas após a Segunda Guerra Mundial.
Para além disso, o francês propôs os 5 pontos da arquitetura moderna, respeitados até os dias atuais em construções modernistas, que são:
Frank é considerado o pai da arquitetura orgânica, ideia que une o homem à natureza por meio de construções inovadoras. Nascido nos Estados Unidos em 1867, o arquiteto foi responsável pela criação de uma nova corrente dentro do estilo moderno, ao pensar a obra como algo vivo, funcional e integrado ao entorno.
A obra principal de Frank é a Casa da Cascata, no estado da Pensilvânia, EUA. Trata-se de uma estrutura erguida literalmente sobre uma cascata, não demorando para se tornar uma referência da arquitetura orgânica e moderna.
Oscar Niemeyer é um arquiteto brasileiro que não precisa de grandes apresentações. Niemeyer é um grande nome na história da arquitetura moderna brasileira e internacional. Sua carreira teve início em 1935 no escritório do artista Lúcio Costa.
Entre as conhecidas obras do arquiteto, uma que se destaca é o projeto da capital brasileira. Brasília foi uma das primeiras cidades planejadas com base na arquitetura modernista. Ademais, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a Pampulha foram projetos do arquiteto, construídos entre 1951 e 1966.
Lúcio foi um dos primeiros a trabalhar com Oscar Niemeyer durante o início da sua carreira, sendo considerado também um dos grandes nomes da arquitetura brasileira. Foi o responsável pela construção da sede do Ministério da Educação, no Rio de Janeiro e pela elaboração da parte urbana da nova capital federal brasileira.
Em 1960, Lúcio Costa foi reconhecido internacionalmente ao receber título de professor honorário pela universidade americana Harvard.
Lina Bo Bardi é uma arquiteta ítalo-brasileira responsável pela construção do MASP, Museu de Arte de São Paulo. Lina veio ao Brasil em 1946 e se naturalizou brasileira em 1950. Durante a construção do MASP, ela contava como a obra com o maior vão livre do mundo, tendo um vão em torno de 8 metros.
Alemão nascido em 1886, Mies Van Der Rohe foi diretor e professor na escola e Bauhaus antes da sua demolição pelo estado nazista.
O trabalho de Mies é reconhecido pela sua simplicidade, praticidade e funcionalidade de acordo com o ambiente. Até os dias atuais, o arquiteto é referência no mundo. Dentre suas obras, se destaca o Pavilhão da Feira Universal, em Barcelona, feito em 1929.
No contexto brasileiro, a arquitetura moderna teve início nas primeiras décadas do século XX, durante a Semana de Arte Moderna, em 1922, na cidade de São Paulo, atingindo seu ápice nos anos 50.
As principais referências dessa época foram Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Assim como no resto do mundo, as arquiteturas modernas brasileiras também privilegiavam a função das obras e a simplicidade. Mas boa parte de sua influência surgiu de movimentos culturais nacionais anteriores.
O movimento modernista também se inseriu na nossa literatura, influenciando correntes culturais, a poesia, a dança e até mesmo esculturas.
Grandes referências na escrita são Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Di Cavalcanti, enquanto nas esculturas o pioneiro foi artista Victor Brecheret. Todos passaram por um processo de simplificação de suas obras, motivos pelos quais elas são tão conhecidas.
O estilo de arquitetura moderna ainda é muito respeitado atualmente, como também aplicado em diversas construções. Trata-se de um grande movimento, que conta com obras espetaculares, sendo uma grande influência mesmo na contemporaneidade.
Agora você conhece mais sobre a história da arquitetura moderna, seus principais expoentes e obras devido ao nosso post recheado de informações. Deixe seu comentário e compartilhe suas dúvidas e considerações sobre o assunto!
Nos dias de hoje, onde a urbanização avança a passos largos, a conexão com a…
Escolher onde morar é uma decisão que vai muito além de simplesmente encontrar um imóvel…
Se você pensa em adquirir um imóvel ou lote, é fundamental entender as opções disponíveis.…
Decidir o local do seu novo lar é sempre uma tarefa difícil. Para muitos,…
Cultivar um jardim na casa de praia é uma forma de manter a natureza ainda…
Viver de forma integrada com a natureza pode ser uma experiência enriquecedora para o seu…
Deixe um comentário