o que é urbanismo

O que é urbanismo? Tire suas dúvidas aqui!

Para entendermos o que é urbanismo, precisamos voltar para o final do século XIX, porque foi durante esse período que o êxodo rural ocorreu com intensidade. Diversas cidades foram impactadas pelo aumento da população.

Considerando a grande quantidade de novas pessoas saindo do interior e chegando às cidades, era preciso encontrar uma forma de diminuir os problemas habitacionais que começaram a aparecer, e, assim, manter os locais habitáveis.

Mesmo que o planejamento das cidades tenha nascido há tantos anos, o conceito do urbanismo só foi categorizado no século XX. A gente sabe que faz muito tempo, mas é importante relembrar que o urbanismo é um conceito importantíssimo para o agora.

Quer saber o motivo? Leia este post e entenda um pouco mais sobre urbanismo e seus afins!

Simulador Laredo

O que é urbanismo?

Depois de ter conferido a introdução deste texto, você já deve ter uma ideia sobre o que é urbanismo, mas é importante saber que o significado do conceito varia de acordo com a época que estamos estudando.

Isso porque os problemas nas cidades são diversos e exprimem a atualidade da sua população. Dessa forma, a resolução e os planos para melhorar a cidade também vão variar constantemente.

A essência do urbanismo passeia entre o planejamento, a resolução de problemas e o controle das adversidades nos espaços, o que implica em ser um estudo que observa o comportamento humano e a relação dele com o espaço habitável.

Urbanismo sustentável

Tudo que tem a ver conosco, seres humanos, é um assunto bastante amplo e diverso, certo? Isso não muda quando falamos em urbanismo! Há diversos setores de estudo e planejamento nessa área. Um deles é o urbanismo sustentável. Você já ouviu falar?

O urbanismo em si reforça a necessidade de novos desenvolvimentos para manter as cidades melhores e cada vez mais habitáveis e, é claro, a sustentabilidade tem muito a ver com a melhoria do espaço. É por isso que há uma categoria de estudo focada nesse ponto.

Nesse foco, os especialistas não apenas observam e tentam tornar a estrutura mais adequada à população, mas deixam claro o objetivo de resguardar o meio ambiente presente no espaço trabalhado. Considerando, por exemplo, se o projeto está viável economicamente e se diferentes pontos de vistas (econômicos, ecológicos e humanos) estão sendo considerados.

Qual é a diferença existente entre urbanismo e paisagismo?

Muita gente confunde esses dois conceitos, mas a verdade é que, mesmo com tantas diferenças entre eles, o urbanismo e o paisagismo trabalham de mãos dadas. A gente preparou uma explicação rápida sobre a relação e as diferenças, mas superfácil de entender. Dá uma olhada!

O urbanismo, em suma, trabalha para melhorar o espaço, mas nem sempre utilizando a natureza e os objetos naturais como ferramentas de aperfeiçoamento da cidade. Já o paisagismo trabalha diretamente com o projeto de espaços naturais, como jardins, praças e até mesmo espaços desordenados em construções. Sempre utilizando o botânico como aparato para recompor espaços específicos.

O que faz uma urbanizadora?

De certo, você já ouviu falar sobre as urbanizadoras, mas sabe exatamente o que elas fazem? Se chegou até aqui, já deve ter entendido que o urbanismo é um assunto sério e que deve ser aplicado em todas as cidades. Isso porque, como já vimos, essa organização impacta positivamente o desenvolvimento econômico e social da população presente.

Por isso mesmo vale a pena entender o que, de fato, as empresas especialistas na área executam nos espaços, concorda? Então, vamos lá! Uma urbanizadora trabalha na criação de bairros e, portanto, expandindo as cidades. Assim, tarefas executadas por essas equipes se amplificam desde a execução dos loteamentos até a parte de urbanizar os lotes.

Vale saber que essa equipe citada é agregada por diversos profissionais de várias áreas diferentes: engenheiros, topógrafos, geólogos, biólogos e até paisagistas. Todos unidos para viabilizar e capacitar a moradia dos novos moradores.

A verdade é que, por trás de todo o trabalho em criar um bairro, estudar as condições do local,  separar os espaços, lotear e, depois de tudo isso, construir condomínios e vendê-los para os novos moradores do espaço, há muita coisa — e muita gente trabalhando nesses processos —, e a urbanizadora é responsável por tudo isso.

Os prazeres de viver em um condomínio horizontal - E-book Grátis

Diferenças entre urbanizadora e imobiliária

Já entendemos qual é o trabalho da urbanizadora no tópico acima, então é válido entendermos a diferença entre os papéis dela e o papel das imobiliárias. Basicamente, o que essas empresas fazem é comprar, alugar e administrar os imóveis (ganhando uma comissão em cima de cada espaço, valor que é de responsabilidade do dono do espaço).

Sobre os profissionais que estão ligados aos procedimentos imobiliários, os principais são os corretores de imóveis. São essas pessoas que se responsabilizam por pesquisar sobre os locais disponíveis, orientar os possíveis compradores e fechar negócio, tanto para venda quanto para aluguel. Além disso, eles também trabalham diretamente com os donos dos imóveis.

Por que esse assunto não deve ser de interesse apenas dos profissionais da área?

Que bom que você chegou no final desta leitura tão importante! Aprendemos que o conceito “urbanismo” vai muito além de algo preso em livros: respiramos e aproveitamos os avanços dessa área em todos os momentos do dia — inclusive quando conseguimos colher algumas folhas na horta do condomínio, ou quando passeamos com os bichinhos de estimação no pet place de onde moramos.

É de extrema importância que você, mesmo não sendo um profissional da área, se interesse por urbanismo, justamente porque é a partir dele que as nossas cidades se tornam melhores. Se você se importa com os rumos futuros do seu bairro, condomínio ou até da sua vizinhança, deve se atentar e interagir com as organizações que apoiem tais causas.

Agora que você já sabe o que é urbanismo, procure conhecer as urbanizadoras que trabalham na sua região. Mantenha-se a par do que é discutido e participe dos programas desenvolvidos por elas. Além disso, dar prioridade e fechar negócio com empresas responsáveis pelo futuro do planeta é essencial para ter certeza de que estamos trançando um bom caminho.

E então, gostou deste artigo? Tem muito mais esperando por você! Mantenha-se aprendendo e descubra como avaliar uma urbanizadora!

Posts relacionados