Condomínio Horizontais

Como é morar na Barra dos Coqueiros? Confira as vantagens!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 14/10/2020
Como é morar na Barra dos Coqueiros? Confira as vantagens!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Decidir onde vai morar não é uma escolha simples, principalmente para pessoas que têm pouco tempo de conhecer cada bairro ou cidade almejada.

Contudo, algumas regiões brasileiras vêm se destacando quando o assunto é condição de vida, e uma delas é o município de Barra dos Coqueiros.

O lugar é uma das áreas de expansão de Aracaju, no estado de Sergipe. Em Barra dos Coqueiros, você tem acesso a toda capital e a serviços, como universidades, escolas, shoppings e lojas em geral.

Quer saber mais o que tem nessa localidade? Então, continue lendo o nosso post e fique por dentro dos benefícios de morar em Barra dos Coqueiros!

História e localização

O município tem em torno de 90,3 km² de expansão, contando com mais de 30 mil habitantes na última pesquisa do censo. Barra dos Coqueiros é vizinho dos municípios General Maynard, São Cristóvão e Aracaju, que é a maior cidade da região.

Quem vive em Sergipe sabe que Barra dos Coqueiros tem grande potencial de se tornar um dos lugares mais interessantes para se viver no Nordeste nos próximos anos. Ela está localizada na margem do Rio Sergipe e vem se desenvolvendo em ritmo constante.

A história do município pode ser mapeada antes mesmo da chegada dos portugueses no território, pois navegadores franceses já utilizavam o local para estabelecer contato com índios e traficar especiarias, como o pau-brasil.

Esse lugar foi muito importante para os interesses europeus. Situado perto do Rio Sergipe, que é navegável, o que veio a se tornar Barra dos Coqueiros era o ambiente perfeito para tratar de negócios franceses.

Só em 1590 o território foi tomado pelos portugueses, dando início ao povoamento na área e se tornando parte da Capitania de Sergipe d’El Rei.

Durante muito tempo, o espaço serviu como porto para importações e exportações de mercadorias, tanto que um posto fiscal foi instalado na localidade até 1854, quando foi movido para outra margem do rio, onde fica Aracaju nos dias atuais.

Após a mudança, a Ilha dos Coqueiros, como foi chamada nesse período histórico, passou a ser território de Aracaju. O título de cidade somente foi dado em 1953, com uma grande divisão territorial que ocorreu em Sergipe, o que resultou em outras 18 cidades.

Assim surgiu a Barra dos Coqueiros que conhecemos hoje, que continua sendo uma área de grande interesse mercantil.

Vantagens de morar em Barra dos Coqueiros

Entendendo a evolução história da região, saiba agora quais os principais benefícios de morar nesse município.

Localização privilegiada

Se os pontos turísticos não são sua prioridade e você está mais interessado em comodidade e conforto, o município ainda é um ótimo local para você encontrar esses benefícios.

Isso porque, apesar de pequena, a região tem uma estrutura de cidade grande, isto é, postos, escolas, supermercados, centros culturais, restaurantes e outros pontos, tudo por perto.

Outra característica marcante é a arborização do lugar, que é rodeado de verde, ideal para quem está à procura de qualidade de vida.

Ademais, Barra dos Coqueiros fica a 10 minutos de carro do centro de Aracaju, sendo a ligação feita por uma ponte. Olhando para o mapa, é possível ver que as cidades ficam uma de frente para a outra.

Potencial econômico

Por muito tempo, Sergipe foi sede de exportações, mesmo sem contar com um porto estruturado. Em 1985, a Petrobras enxergou a necessidade de criar melhores condições no local para transporte de potássio, sal-gema e ureia da região.

Nesse sentido, um projeto de porto foi montando e apresentado ao estado. Após uma longa discussão, nasceu o Terminal Marítimo Inácio Barbosa.

A construção do terminal foi um grande passo para a expansão de Barra dos Coqueiros. Com a criação do porto, diversas empresas começaram a se instalar, gerando emprego e atraindo parte da população para a cidade.

Além disso, com a construção do Thai Residence e do Maikai Residencial Resort, o lugar ganhou o interesse de mais construtoras para a criação de áreas residenciais, a fim de acomodar essas novas pessoas.

Por conseguinte, obras que visavam ao aumento de infraestrutura, como construção de escolas, condomínios, hospitais e centros universitários, expandiram-se na cidade, oferecendo uma maior qualidade de vida.

Com essas novas construções, veio um novo local de lazer, o shopping center Aracaju Parque, que é localizado na Capital, próximo à ponte que liga Barra dos Coqueiros e Aracaju.

Belezas naturais

Barra dos Coqueiros conta com ótimas praias, resorts e excursões pela rica beleza natural, como o passeio pelo rio Pomonga e seus manguezais.

Entre as praias mais encantadoras, está a Atalaia Nova, que é a predileta dos veranistas. De mar tranquilo e muito charmosa, ela é servida por bares bem aconchegantes e uma bela vista de Aracaju.

Outro ponto turístico muito procurado é a Praia Jatobá, onde os turistas podem aproveitar o lindo cenário formado pela vegetação de coqueirais e manguezais. O local é tranquilo, plano e de águas claras, é uma região com rica biodiversidade.

Não poderia faltar também a Praia da Costa, que é um belo convite ao lazer. O pôr do sol do lugar é considerado um dos mais bonitos de Sergipe. O local tem um ar quente delicioso, além de opções excelentes de culinária à margem da praia.

Custo de vida razoável

Viver nesse município tem um custo muito em conta. Apesar de os preços terem subido nos últimos anos, morar em Barra dos Coqueiros continua sendo uma ótima opção para o bolso. Entre as capitais do Brasil, o custo de vida de Barra é um dos mais baixos.

Por exemplo, viver em São Paulo é muito mais caro do que morar na cidade sergipana. Isso em diversos aspectos, como moradia, transporte, educação, cultura, lazer e supermercado, por exemplo.

Dessa maneira, fica claro que você pode aproveitar a vida com muito mais tranquilidade em Barra dos Coqueiros do que em outras cidades brasileiras, e sem perder a qualidade de vida.

Oportunidades de emprego

O município tem uma colaboração ativa na geração de renda de Sergipe. A cidade tem um importante parque industrial e o principal porto do estado, que é o Terminal Marítimo Inácio Barbosa.

No terminal, ocorre a entrada e saída de produtos para todo o mercado nacional e até mesmo internacional, devido à operação da Petrobras no espaço, fazendo desse porto um dos grandes geradores de renda da cidade.

Assim, todo esse movimento financeiro torna crescente a geração de emprego e oportunidades em Barra dos Coqueiros.

Ter vizinhança com a capital também traz boas vantagens para quem vive no local, já que muitas pessoas trabalham em Aracaju e aplicam seus rendimentos nos serviços e comércios de Barra dos Coqueiros.

Agora, você conhece Barra dos Coqueiros, os principais benefícios de morar na região e os motivos pelos quais essa é uma opção perfeita para quem procura tranquilidade e qualidade de vida.

Chegamos ao fim do artigo, mas saiba que nós, da Laredo Urbanizadora, contamos com opções de moradias únicas e bem planejadas na localidade. Entre em contato conosco para saber mais!