Vale a pena ter uma casa com piscina?

Vale a pena ter uma casa com piscina?

Duas das grandes vantagens de morar em uma casa estão na liberdade e no espaço que ela proporciona. Essas duas características permitem usufruir o tempo ao lado da família com muito conforto e também criam a possibilidade de receber os amigos em festas e reuniões de confraternização com toda a comodidade.

Falando nisso, quando esses encontros acontecem ao lado de uma piscina, existem vários motivos para que eles se tornem ainda mais agradáveis, concorda?

Porém, será que de fato vale a pena ter uma casa com piscina? Neste artigo, você encontrará argumentos suficientes para solucionar essa questão. Confira!

 

A alegria em casa

A alegria é um sentimento que pode ser facilmente associado a uma piscina, uma vez que, dentro e no entorno dela, as pessoas de todas as idades ficam mais descontraídas e dispostas para o lazer e para a confraternização. Esses são aspectos ainda mais relevantes para as famílias que têm crianças, considerando que para os pequenos a piscina tem uma conotação ainda mais especial, o que é bastante justificável.

Afinal, além da natação, em uma piscina é possível brincar e fazer uma série de exercícios físicos. Na hora do descanso, a pessoa também pode simplesmente relaxar e se refrescar.

Ademais, não é somente dentro da piscina que as coisas boas acontecem. À volta dela é possível ler um livro sossegadamente ou simplesmente bater um papo agradável com um amigo ou com um parente. Também vale destaque para as ocasiões festivas e para as reuniões com os amigos e com a família que se tornam muito divertidas quando acontecem ao lado de uma piscina. 

Para quem tem uma piscina em casa, é possível usufruir livremente desses momentos. Além disso, não é preciso esperar os fins de semana para aproveitar essas oportunidades, uma vez que a piscina estará disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, durante o ano todo.

Aproximação entre as pessoas

O desencontro entre as pessoas é um dos grandes problemas da vida moderna. Como durante a maior parte do tempo os adultos estão ocupados com os afazeres do trabalho e os jovens estão voltados para as exigências da escola, raramente surgem ocasiões para que as pessoas se encontrem durante a semana.

Nos fins de semana e nos feriados são tantos os atrativos fora de casa que, muitas vezes, as famílias também acabam se separando. Com isso, pais e filhos não convivem da forma como deveriam, da mesma forma que os amigos e parentes mais chegados não se encontram como gostariam.

Contudo, quem tem uma piscina em casa consegue reunir as pessoas queridas com grande facilidade, mesmo quando não há motivo especial para as reuniões. Basta chamar a turma para criar um encontro agradável.

Não há dúvidas: como a área da piscina é um ponto de encontro por excelência, ela acaba promovendo a aproximação entre as pessoas.

Os filhos em casa

Essa possibilidade é especialmente importante para quem tem filhos jovens, sobretudo os adolescentes. Em uma época em que os riscos estão por todos os lados, os pais estão sempre preocupados em saber por onde os filhos andam.

Quando existe uma piscina em casa essa preocupação diminui bastante, uma vez que a moçada pode se reunir de maneira segura, sob a proteção da família. 

Casa com piscina vale mais

É evidente que uma casa com piscina vale mais do que outra com mesmo tamanho e padrão construtivo que não conta com ela. Porém, é preciso ressaltar que o valor a mais vai muito além do custo de construção da piscina, uma vez que ela coloca o imóvel em outro patamar do mercado imobiliário.

Vale destacar que o mercado enxerga esse tipo de imóvel de maneira diferenciada e chega a valorizá-lo em 30% a mais na comparação com um imóvel similar que não oferece esse conforto. Além disso, outro aspecto é o aumento na liquidez da casa, o que também é relevante pelo ponto de vista patrimonial.

A piscina favorece o projeto arquitetônico

Com dito, boa parte da valorização de uma casa com piscina vem dos diferenciais de conforto que ela agrega ao imóvel. Porém, também é importante ressaltar o quanto uma piscina favorece o projeto arquitetônico, inclusive pela perspectiva do design do imóvel.

A simples presença da água na área externa acrescenta beleza ao imóvel. Também é importante observar que, com a opção de projetar uma piscina, o arquiteto se vê diante de uma série de possibilidades estéticas que dizem respeito à forma da piscina e aos tipos de materiais que ele poderá utilizar. 

Vale dizer, ainda, que quando o arquiteto projeta uma piscina ele também define todo o espaço à volta onde podem ser instalados deck, solário, sauna, duchas e espaço gourmet. Tudo isso é favorável ao ambiente, que se torna mais bonito, agradável e funcional. 

Os projetos paisagísticos também são muito favorecidos pela presença de uma piscina. Afinal, a combinação entre as plantas e a água remete aos ambientes naturais, o que é positivo, tanto esteticamente quanto pelas possibilidades de utilização dos espaços pelas pessoas. 

Custos de instalação e de manutenção

Naturalmente, todas essas vantagens incluem um custo considerável, que precisa ser avaliado com cuidado. Por um lado, há os gastos com o projeto e com a construção da piscina. Por outro, existem os desembolsos para a manutenção, que são contínuos.

No caso da construção, a obra costuma ficar mais barata quando é realizada junto da edificação da casa, uma vez que há o aproveitamento da mão de obra já contratada. Quem resolve construir depois que o imóvel está pronto, eventualmente terá de arcar com custos de demolição e também de alocação de nova equipe para a construção, o que costuma elevar o preço.

A manutenção, por sua vez, exige o custeio de produtos químicos e da energia elétrica gasta pelos sistemas de circulação e filtragem da água.

Portanto, uma casa com piscina pode trazer muita satisfação para a família. Contudo, é necessário avaliar com cuidado os custos envolvidos e a efetiva utilização do espaço.

Agora que você já tem alguns argumentos para avaliar, assine nossa newsletter e continue acompanhando nossas novidades.

 

Posts relacionados