Bem estar e Integração

Saiba como fazer relaxamento em casa durante a quarentena!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 02/09/2020
Saiba como fazer relaxamento em casa durante a quarentena!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Desde que a pandemia da COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) começou a se proliferar no Brasil, governos estaduais e municipais publicaram decretos visando diminuir aglomerações e contribuir para o isolamento social, de modo que pudesse conter o avanço do problema. Nesse sentido, empresas dos mais diversos nichos de atuação precisaram rever os seus métodos de trabalho, exigindo o home office ou até mesmo fechando as suas portas por tempo indeterminado.

Como as pessoas precisam passar mais tempo em casa, naturalmente existem os riscos de desenvolver ansiedade ou outros problemas psíquicos. No entanto, entender algumas atividades de como fazer relaxamento em casa durante a quarentena poderá contribuir para o melhor bem-estar e qualidade de vida.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você confira quais são as dicas que podem ser adotadas por você nesse período. Boa leitura!

Rotina de exercícios físicos

Com o isolamento social, para manter uma rotina de exercícios que pudesse trazer o bem-estar físico e mental, as pessoas buscaram por alternativas que contribuiriam para as suas atividades e deixariam de lado o sedentarismo. Nesse sentido, os aplicativos destinados a essa prática ganharam repercussão, uma vez que oferecem listas com alternativas criativas e que podem ser facilmente executadas dentro de casa.

Existem aqueles mais recomendados para fazer em sua rotina, justamente pela simplicidade e pelos benefícios que eles trazem. Entre eles, abdominal, agachamento e outros tipos de alongamentos são os queridinhos entre as pessoas. No entanto, o ideal é que você encontre aquela atividade que mais esteja alinhada ao seu perfil, uma vez que profissionais recomendam treinamentos individualizados e de acordo com as próprias características.

Além disso, é indicado que tenha uma rotina. Para aqueles que estejam em home office, até mesmo para manter a produtividade, tenha horários preestabelecidos para iniciar e encerrar as suas tarefas, selecionando um período do dia para que você possa se dedicar às práticas de exercícios.

Meditação

As vantagens para quem faz meditação são muitas. Entre elas, contribui para noites de sono mais tranquilas, reforça a imunidade, além de turbinar o desempenho e melhorar a concentração. Esses dois últimos, inclusive, merecem destaque em nosso contexto. Afinal, com grande parte das pessoas em home office, existe a necessidade de buscar por alternativas que contribuam para melhorar a produtividade e também o foco no trabalho.

O que muita gente tem dificuldades é de fazer a meditação sozinho e em casa. Não é nada difícil. O primeiro passo é reservar um tempinho para se dedicar inteiramente à prática. Encontre um local calmo e deixe aquele lugar como o seu cantinho da meditação. Pode até mesmo personalizá-lo, caso seja de seu interesse.

Adote uma postura confortável, controle a respiração e foque a atenção para a prática. Em um período no qual há tantos questionamentos sobre como será o mundo após toda essa turbulência passar, buscar por alguns minutos durante o dia focado especialmente para o seu bem-estar vai evitar principalmente com que desenvolva a ansiedade.

Yoga

Assim como a meditação, a prática de yoga também contribui para a concentração e o foco nas atividades diárias. Deve-se destacar, ainda, o aumento da flexibilidade corporal, a prevenção de doenças cardiovasculares, bem como os ganhos que traz para a respiração. Além disso, previne doenças cardiovasculares e promove o bem-estar, melhorando a qualidade de vida como um todo.

As práticas para se fazer em casa são bem similares às da meditação. Inicialmente, é preciso criar um ritual para que você possa incorporar essa atividade no dia a dia. Além disso, existe a necessidade de selecionar um espaço de sua casa que seja tranquilo. Evite alimentar antes da prática, uma vez que isso pode prejudicar a concentração. Vista roupas confortáveis, tenha almofadas firmes e volumosas e respeite sempre seus limites, avançando nas atividades de acordo com o seu rendimento.

Preocupe-se com a alimentação

Os benefícios de contar com uma alimentação saudável são muitos! Especialmente em um período no qual você está integralmente em casa, preocupar-se com essa questão vai contribuir não apenas para manter o seu físico, como também para melhorar a disposição e evitar doenças. Vai proporcionar, ainda, equilíbrio hormonal, mais energia e também vai fortalecer o sistema imunológico.

Como manter uma boa dieta durante a quarentena? Busque variedade nos pratos, uma vez que isso vai permitir com que você possa ingerir o máximo possível de alimentos que tragam ganhos para a saúde. Salada apenas com tomate, cenoura e alface? Esqueça disso! Use a criatividade e também acrescente outras verduras e legumes, como beterraba, vagem, abobrinha, couve-flor etc. Aproveite que há mais tempo para o preparo e inove o seu cardápio!

Não se esqueça de beber muita água, consumir também grãos e frutas, além de alimentar-se adequadamente de tempos em tempos. Aquela famosa dieta de “3 em 3 horas” possibilitará com que você consuma uma quantidade significativamente reduzida de alimentos a cada refeição.

Faça programas divertidos com a sua família

Não deixe de lado programas divertidos com a sua família, em especial as casas que tenham crianças. Novamente, use a criatividade e promova brincadeiras nas horas vagas, selecione bons filmes para assistir todos reunidos, além de sempre buscar por novidades para que possam passar mais tempos unidos, principalmente aos finais de semana.

Além disso, é o período ideal para que você aprenda uma coisa nova, como artesanato, tricô, entre outras atividades que facilmente podem ser adotadas para o tempo ser aproveitado de forma mais atrativa.

Aproveite que as plataformas de streaming estão a todo vapor e selecione os títulos que mais aguçam a sua curiosidade para fazer uma sessão de cinema, ou até mesmo uma série para maratonar em um fim de semana todinho! Entenda aquelas atividades que mais fazem sucesso em sua casa e promova a interação constante para que esse momento seja percorrido com todos unidos e ajudando uns aos outros!

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas práticas de como fazer relaxamento em casa durante a quarentena, além de conhecer os ganhos que cada atividade proporcionará. Em um período desafiador, é preciso ter cuidado para que não deixe que o estresse tome conta de você, o que trará como consequência o desenvolvimento de quadros de ansiedade e depressão. Conte com o apoio das pessoas próximas e tenha cuidado com o excesso de informações negativas!

Pratica alguma outra atividade que não mencionamos? Conte para nós na caixa de comentários!