Bem estar e Integração

Como a vida em um condomínio estimula a convivência social?

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 30/09/2020
Como a vida em um condomínio estimula a convivência social?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Você sabia que a convivência social é fundamental para o equilíbrio emocional do ser humano? Basta ficar de olho em nossas reações quando ficamos muito tempo isolados e afastados de quem nos faz bem. Por essa razão, é essencial estimular constantemente a interação com outras pessoas.

Isso se torna ainda mais importante porque a correria do dia a dia dificulta esse convívio e pode aumentar as chances de isolamento. Pensando nisso, muitos condomínios oferecem um ambiente que facilita as interações humanas de forma natural, para que haja uma integração entre a vizinhança. Além dos benefícios para o equilíbrio mencionado, isso também auxilia na resolução de problemas administrativos do condomínio.

E aí, sentiu curiosidade e quer entender mais sobre como a convivência social pode ser aprimorada em um condomínio? Confira nosso post e saiba mais!

Espaços de convivência

Como dito anteriormente, muitos empreendimentos já desenvolvem espaços com o intuito de estimular a convivência entre os membros. A existência de ambientes que possibilitam a prática desportiva, como áreas verdes e academias de ginásticas são exemplos disso.

Se você não curtir muito essa opção, há ainda áreas que permitem a prática de jogos de tabuleiros ou baralhos. Desse modo, você além de encontrar uma diversão para descontrair, conta com uma companhia para aumentar a interação social.

Design de convivência

Como em alguns momentos pequenos detalhes podem causar confusões em um condomínio, é importante dar muita atenção a esses pontos no dia a dia. Isso pode ser refletido em charges e mensagens bem colocadas, que valorizam a gentileza e a boa educação.

Além do mais, o design pode ir mais fundo para promover a maior integração entre os membros do condomínio, com a inserção de mais assentos coletivos do que individuais, por exemplo. Ações sutis como essa fazem toda diferença na realização de atividades em grupo e até na troca de experiência uns com os outros.

Outra opção é a criação de aplicativos que facilitem a interação entre os membros.

Eventos

Uma outra maneira interessante de estimular a convivência social é por meio de eventos, como festas e encontros. Afinal, há inúmeras datas que podem ser comemoradas: dia das crianças, festa junina, programa de férias, baile de carnaval etc.

O melhor de tudo é que além de incentivar as interações entre a vizinhança, os eventos em condomínio também estimulam a economia local pela necessidade de fechar negócio com padarias, lojas e restaurantes do bairro. Considere também que o próprio edifício ao ceder o espaço para esses eventos, gera uma receita extra e há ganhos econômicos.

Então, percebeu como a convivência social é importante e que existem técnicas como o design de convívio em condomínios que podem estimular isso? Criar vínculos e viver em comunidade faz parte da natureza humana. O que essas técnicas fazem é estimular algo que se torna mais difícil com a correria do dia a dia.

E aí, gostou do nosso post? Aproveite a visita em nosso blog para conferir mais sobre o design de convívio e se aprofunde mais nesse conceito!