Bem estar e Integração

Como ter uma vida equilibrada? Confira 7 dicas!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 23/08/2019
Como ter uma vida equilibrada? Confira 7 dicas!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Ser feliz e se sentir bem com o seu cotidiano depende de algumas atitudes. Ao buscar uma vida equilibrada, você tem a chance de criar hábitos saudáveis e atingir esse patamar de bem-estar e satisfação.

Por outro lado, a rotina traz cada vez mais demandas e obrigações. Em certos dias, parece ser impossível dar atenção para todos os pontos que exigem o seu interesse. Com apenas 24 horas disponíveis, como dar conta de tudo, sem perder o balanço entre as áreas?

Para ajudá-lo a descobrir a resposta, veja 7 dicas para colocar em prática e ter boas transformações!

1. Pratique exercícios ao ar livre

O sedentarismo não faz bem para o corpo e nem para a mente. Ficar parado aumenta o risco de obesidade, de problemas cardiovasculares e prejudica o condicionamento físico. Para evitar o problema, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda praticar, pelo menos, 30 minutos de atividades físicas por dia.

Porém, nem todo mundo tem tempo ou gosta de frequentar uma academia ou estúdio especializado. Em vez disso, dá para aproveitar o ambiente externo como o seu lugar para fazer exercícios físicos.

É possível correr na praia, enquanto ouve as ondas e aprecia a beleza. Também dá para andar de bicicleta na orla, caminhar em trilhas na vegetação e se exercitar em parques. Tudo isso permite curtir o dia de um jeito diferente e torna a atividade ainda mais agradável.

2. Tenha uma alimentação saudável

Já que cuidar do corpo e da saúde se relaciona a ter uma vida equilibrada, a alimentação também não deve ficar de fora. É preciso prestar atenção no que vai para o prato, para que você se mantenha com saúde e bem-estar.

Dê preferência aos alimentos frescos e orgânicos, como frutas, legumes e verduras. Se puder criar uma horta — mesmo que só com temperos —, já é possível ter ótimos resultados. Tente cortar os industrializados e reduza a quantidade de açúcar, sódio e gorduras ruins.

Além disso, não fique muito tempo sem comer e faça as refeições com bastante qualidade. Saboreie os alimentos e viva as experiências para os sentidos. Ao mudar a relação com os alimentos, o hábito fica melhor.

3. Tenha mais contato com a natureza

A natureza não é um ótimo palco apenas para quem deseja praticar atividades físicas. Estar em meio ao verde é sempre bom para que a sua vida seja leve, feliz e conectada com o que realmente importa.

Já que a intenção é ter mais equilíbrio, aumente o contato com a natureza. Um banho de mar é capaz de renovar as energias, e fazer uma trilha desafiadora é sinônimo de ter uma bela vista lá de cima.

Você também pode apostar em trilhas e passeios, bem como em brincar com os filhos do lado de fora. Em casa, cultive algumas plantas. Que tal montar um jardim vertical na sala para aproveitar os benefícios desses elementos?

4. Concilie vida pessoal e profissional

Um dos grandes desafios da vida moderna é equilibrar o lado pessoal com o profissional. Com um mercado competitivo e demandas cada vez maiores, é fácil se ver mergulhado em trabalho. Para algumas pessoas, as jornadas nunca foram tão intensas e a hora extra se torna a rotina.

No entanto, o seu trabalho não deve defini-lo. Ele deve ser fonte de satisfação e realização, mas não tem que ser o ponto central da sua existência — ainda que alguns “gurus” de carreira digam o contrário. Ao mesmo tempo, a parte profissional não pode ser negligenciada. Então, o truque é equilibrar com a vida pessoal.

Estabeleça horários para cuidar de cada área, como ao evitar levar trabalho para casa ou problemas pessoais para o ambiente profissional. Também é indispensável ter períodos de folga e férias, além do convívio social. Tudo isso permite desenvolver hobbies e se dedicar à família e aos amigos.

5. Tire um tempo para você

Diante de tantas exigências, é fácil se esquecer da pessoa mais importante: você! Se realmente quiser ter uma vida equilibrada, é preciso encontrar um tempo para si, diante da loucura do cotidiano.

Todos os dias, reserve ao menos 15 minutos para cuidar de si. E isso significa muitas coisas: você pode dar atenção à parte espiritual ou fazer novos planos, definir metas e até criar objetivos para o futuro.

Também dá para investir em rotinas de autocuidado, como um banho demorado e uma taça de vinho. Ainda é possível explorar um hobby ou mesmo se divertir, como ao assistir a um filme ou ficar um pouco nas redes sociais. Ter esse tempo só para você faz toda a diferença para se sentir bem.

6. Comece a meditar

Por falar em autocuidado, é fundamental conseguir aliviar o estresse do dia a dia. Para ter sucesso na tarefa, vale apostar na meditação. Essa prática de concentração e foco da mente permite aliviar diversos pensamentos e transforma a sua rotina.

Há tipos variados, como a mindfulness ou atenção plena. Também é possível meditar de vários modos, como com incensos, mantras ou na natureza. O ideal é que encontre o jeito que funciona para você.

Para começar da maneira certa, a meditação guiada é o melhor caminho. Se quiser auxílio sem complicações, há muitos aplicativos e serviços que oferecem essa alternativa. Com as orientações e bastante prática, dá para incorporá-la de vez à sua rotina.

7. Escolha um bom condomínio para morar

Sabia que o seu endereço está ligado a uma vida equilibrada? Para conseguir desenvolver esses e outros hábitos, morar no local certo faz toda a diferença. Em busca de uma experiência melhor, é interessante investir em um condomínio.

Em vez de uma alternativa com prédios, prefira uma versão horizontal. Nas residências, você terá mais espaço, ao mesmo tempo em que aproveita a segurança, a praticidade e o senso de comunidade.

Também vale verificar se a área é arborizada, se tem atividades voltadas para o contato com a natureza e se tem boa localização. Com a escolha certa, não perde tanto tempo no trânsito, consegue curtir o lar de diversas formas e melhora a experiência em vários níveis!

Ter uma vida equilibrada é possível e, mais que isso, necessário para o seu bem-estar. Ao colocar essas dicas em prática, dá para transformar a sua rotina de um jeito positivo e aproveitar todos os benefícios!

E já que a escolha do imóvel tem grande importância, entre em contato conosco e conheça nossos empreendimentos. Nossos condomínios horizontais, em união com a natureza e com muitas facilidades, permitem que você desfrute de todas essas e outras vantagens. Não perca a oportunidade!