Guia completo para você acertar

Um guia gratuito para você acertar na escolha e compra de um lote.

BAIXAR EBOOK GRÁTIS
Arquitetura e Design

Como acertar na construção e decoração da sala de dois ambientes?

Optar por uma sala de dois ambientes é uma ótima alternativa para facilitar a circulação das pessoas, aumentar a interação entre elas e até mesmo para contribuir com a otimização de espaço do local.

No entanto, é preciso considerar alguns aspectos importantes para a decoração, uma vez que essa ideia exige algo mais moderno, com planejamento e que, ao mesmo tempo, tenha destaque, seja esteticamente funcional e bonito.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você saiba como acertar na construção e decoração da sala de dois ambientes. Boa leitura!

Opte por móveis planejados

Os móveis planejados têm feito cada vez mais parte dos projetos de arquitetura, uma vez que contribuem para o melhor aproveitamento do espaço e são ideais para quem deseja um ambiente que seja personalizado e otimizado. Em uma sala de dois ambientes eles são a escolha certa, pois oferecem uma aparência sofisticada, têm uma montagem profissional, além de permitir uma visualização prévia do ambiente.

O custo-benefício é mais uma vantagem que vale ser destacada. Os móveis planejados, diferentemente daqueles industriais, são feitos do mesmo material, contribuindo para que o preço seja mais atrativo. Ademais, são mais duráveis e resistentes, fazendo com que o tempo de troca da mobília seja maior do que o habitual.

Por fim, o projeto é feito em etapas, garantindo a qualidade de cada uma delas. Isso sem falar que todas as características podem ser escolhidas pelo cliente, como os tons, os materiais mais adequados, além das formas e acabamentos. Isso significa que a sua sala de dois ambientes poderá ficar exatamente da maneira desejada por você e toda a sua família!

Utilize o mesmo estilo de decoração

É essencial que você enxergue esses dois ambientes como um só. Afinal, eles estão integrados e, por essa razão, não ficaria harmônico estilos de decoração diferentes para cada um deles. Você pode até optar por cores distintas ou móveis que não sejam exatamente do mesmo perfil, mas é preciso que os dois locais conversem entre si.

Sendo assim, que tal apostar no tom sobre tom? Essa é uma técnica utilizada para usar diversas tonalidades da mesma cor, transformando o ambiente em algo mais atrativo e interessante. Para ajudá-lo nesse momento, escolha almofadas com diferentes texturas ou combine as cores nas paredes dos dois ambientes.

Uma das vantagens de utilizar essa técnica, é assegurar que o ambiente não fique cansativo para quem frequenta diariamente a sala — espaço feito justamente para relaxar, seja por meio de uma leitura, seja para assistir TV. Além disso, é um estilo de decoração atemporal, fazendo com que as chances de seu cômodo se tornar ultrapassado sejam reduzidas.

Faça uma divisão do espaço

Como é uma sala de dois ambientes, é possível fazer uma divisão do espaço e atribui-la diferentes finalidades. Sendo assim, a decoração pode ser planejada de acordo com as necessidades da família, uma vez que serão definidas características distintas.

Em um dos locais, pode-se focar nas reuniões familiares, além de ser uma alternativa para a TV, por exemplo. Ou seja, uma sala em que as pessoas estarão mais concentradas para executarem alguma das atividades propostas. No outro espaço, é possível defini-lo como uma sala de jantar e também ótimo cômodo para receber as visitas.

A partir dessa determinação, a escolha dos móveis, pisos e cores do ambiente ficará facilitada, pois é possível tomar as decisões conforme com o que foi preestabelecido.

Portanto, faça um planejamento e entenda qual é o perfil da sua família para que todos os dois ambientes sejam úteis para o dia a dia. Afinal, de nada adianta uma sala de TV se a família não exerce esse hábito, não é mesmo?

Utilize o piso correto

A escolha do piso também dependerá do perfil de sua família. Se a sala de dois ambientes será muito frequentada por todos, é necessário optar por aquele que seja de fácil manutenção, como laminados mais elaborados que imitam a madeira.

Além disso, se tiver crianças pequenas, não é recomendável que escolha por aqueles muito lisos, já que são mais escorregadios. Avalie, ainda, a incidência de raios solares no ambiente, pois influencia na escolha do material ideal.

Caso queira que essa parte de sua casa tenha um perfil mais aconchegante, em vez do porcelanato, prefira a madeira ou materiais que imitam a sua aparência.

Independentemente do piso, mesmo depois que você e seus familiares já estiverem usufruindo dos espaços, fique atento à manutenção e durabilidade. Para isso, não arraste móveis e tenha atenção na escolha dos materiais de limpeza, que podem danificar o chão e transmitir uma imagem de descuido.

Faça uso de espelhos

Os espelhos são materiais que oferecem amplitude aos ambientes. Imagine só a seguinte situação: foi definido que a sua sala de dois ambientes terá duas finalidades — sala de TV e de jantar. No entanto, o local reservado para a segunda opção é mais compacto e você deseja transmitir uma sensação contrária por meio da decoração.

Sendo assim, os espelhos são uma das melhores alternativas para esses casos. Além de combinarem com a sala de jantar, contribuirão para alcançar o objetivo pretendido. Para isso, basta escolher uma parede e fixar o material de ponta a ponta.

Com o objetivo de solucionar esse mesmo problema de otimização de espaço, tenha atenção ao tamanho dos móveis e não escolha por aqueles que, apesar de serem esteticamente bonitos, reduzem a mobilidade do local. Dessa forma, levando em consideração o estilo de decoração, capriche na escolha da mesa de jantar, pois ela é a peça principal do ambiente.

Neste conteúdo, você pôde entender dicas de como acertar na construção e decoração da sala de dois ambientes. Conforme abordado, é essencial pensar em alternativas que serão bem utilizadas por todas as pessoas de sua casa, avaliando o perfil de cada morador e entendendo qual são as reais necessidades do dia a dia. A partir desse planejamento, é possível aliar a uma boa decoração, pensando também na funcionalidade do cômodo — algo extremamente importante no projeto de obras.

Gostou deste conteúdo e gostaria de se aprofundar sobre o tema? Continue no blog e entenda sobre a decoração escandinava e como ela pode ser aplicada em seu lar!

Cláudia Dunkel

Arquiteta formada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), pós graduada em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção (INBEC) e pós graduanda em Gestão de Projetos (FGV). Atua, há 5 anos, na gestão dos projetos de arquitetura e na execução das etapas da obra para a implantação dos empreendimentos. É responsável pela otimização, controle e execução da qualidade em geral do portfólio de projetos da empresa apoiando e monitorando os resultados.

Deixe um comentário
Compartilhe

Últimos posts

Custo de construção: o que levar em conta na hora de construir?

Realizar o sonho de ter a casa própria envolve planejamento, seja para financiar um imóvel…

% dias atrás

Como saber qual o momento certo para comprar imóvel? Confira

Qual é o melhor momento para comprar imóvel? Essa é a pergunta que muita gente…

% dias atrás

Por que registrar imóvel? Saiba o que é preciso fazer

Registrar imóvel é fundamental para comprovar a propriedade de um bem imóvel e serve como…

% dias atrás

Como funciona análise de crédito no financiamento imobiliário?

Realizar o sonho da casa própria requer, muitas vezes, parcelar a compra desse bem. É…

% dias atrás

Decoração com plantas: confira 5 dicas

A decoração com plantas é uma tendência que chegou para ficar. Além de deixar os…

% dias atrás

Casa com conceito aberto: entenda o que é e quais as vantagens.

Quando falamos do mercado imobiliário brasileiro, uma coisa inegável é a grande variedade de unidades…

% dias atrás