Como estar presente no planejamento de obras

Como estar presente no planejamento de suas obras

Planejar é um dos verbos mais importantes para alcançar o sucesso em qualquer empreitada ou projeto. Portanto, é de se esperar que ele seja um conceito importantíssimo para quem deseja construir a casa dos sonhos com o mínimo de problemas. A questão é: como se organizar para acompanhar o planejamento de obras do novo lar?

Separamos em nosso artigo as principais informações e dicas para garantir uma construção sem problemas e sem estresse. Confira a seguir!

 

Por que é importante acompanhar e planejar sua obra?

O lugar em que vivemos é o espaço mais importante de nossas vidas. É onde passamos os melhores momentos com os amigos e onde criamos a nossa família. Por isso, a preocupação com cada passo do projeto para o novo imóvel é fundamental, desde a escolha do empreendimento, do lote, do projeto e todos os detalhes que envolvem a obra e a decoração.

Mesmo que possamos contar com serviços profissionais de alta qualidade (engenheiros, arquitetos, mestres de obra, pedreiros), a presença do proprietário ajuda a resolver ou mesmo evitar problemas. Estar próximo significa poder apresentar ou discutir novas possibilidades e alterações quando for necessário, fazendo valer a proposta desejada na casa. Afinal de contas, você e sua família viverão no espaço por muitos anos.

O que fazer para participar no planejamento de obras?

Ao optar pela construção do próprio lar a partir do zero, dentro de um condomínio fechado, você aproveita diversos benefícios: segurança, lazer, convívio social, estrutura impecável e, lógico, a chance de construir algo personalizado e único.

Só que adquirir um terreno também significa estar atento a todos os passos que envolvem cada processo: a qualidade do terreno e seu melhor aproveitamento, os alicerces, a regularização da obra, a disposição dos cômodos na planta, a adoção de soluções sustentáveis ou alternativas e a inclusão de tecnologias para ter uma casa inteligente.

Isso tudo sem contar com a escolha de materiais, acabamentos e cores perfeitos para cada ambiente, da fachada às áreas externas e internas.

Para tanto, escolha com cuidado a equipe que participará da execução da obra e deixe claro, desde o princípio, a intenção de estar presente e acompanhando o andamento de perto. Aprenda a ler as plantas e documentos, tornando a linguagem e materiais algo fácil de ser entendido.

Dúvidas e problemas na comunicação existem, mas devem ser resolvidos com o máximo de calma. No caso de estresse, lembre-se que todos os profissionais envolvidos estão tão empenhados quanto você para entregar o melhor resultado possível. Afinal, ninguém quer ter uma obra malfeita no portfólio.

A tarefa não é fácil, mas está longe de ser impossível. Casais, por exemplo, podem juntar as forças aproveitando a disponibilidade e as facilidades de cada um e, assim, dividir a responsabilidade no planejamento de obras para alcançar as metas e objetivos com sucesso.

Quais são os itens para estar sempre atento?

Três são os itens fundamentais para acompanhar uma obra: escopo, custo e tempo. Eles se relacionam diretamente ao planejamento e à execução.

O escopo diz respeito ao projeto em si, ou seja, o que será construído. Aqui entram em cena produtos e serviços necessários para alcançar o resultado desejado.

O segundo item é o custo, representando o quanto deverá ser gasto para atingir o escopo do projeto. Este item merece atenção em cada detalhe, pois um orçamento malfeito pode elevar de forma considerável o valor da obra. É interessante reservar um valor de contingência, ou seja, um fundo emergencial para ser usado no caso de imprevistos.

O tempo deve ser controlado por meio de um cronograma que precisa ser atualizado de acordo com cada etapa da obra. Atrasos, seja por meio de emergência ou do não-cumprimento dos prazos preestabelecidos, também têm impacto direto no custo, pois representam mais diárias de profissionais, mais orçamentos a serem refeitos e mais tempo até a mudança.

Portanto, é preciso estar atento não apenas aos problemas que surgirem, mas às etapas que estão em processo, garantindo qualidade no produto final. Confira sempre as plantas e o projeto com o que vê no canteiro de obras, conferindo qualquer dúvida com o engenheiro ou arquiteto responsável.

Como fazer uma gestão de projeto ágil e eficaz?

O ideal é estar presente em seu lote diariamente, mas isso nem sempre é possível. Contudo, não significa que não seja possível fazer o gerenciamento de forma ágil e eficaz.

O ideal é utilizar um modelo que ajude você a acompanhar os processos. O SCRUM é uma boa alternativa, dividindo equipes, tarefas e fazendo com que você ocupe o papel de liderança do resultado final.

Outro método igualmente popular é usar a metodologia indicada no PMBOK, em que o projeto é dividido em áreas de conhecimento e grupos de processos gerenciais: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e encerramento.

Mas, quem não quer esquentar a cabeça pode contar com a tecnologia. Existem diversos aplicativos — elaborados para diferentes perfis de usuários — que permitem que você acompanhe a construção facilmente. Algumas empresas e profissionais, inclusive, já disponibilizam opções para seus clientes.

O melhor: algumas soluções permitem a troca de arquivos (fotos, vídeos, mensagens de voz e texto) entre todos os envolvidos em tempo real. Dessa forma é possível acompanhar o andamento de acordo com o seu tempo, deixando as visitas ao canteiro para momentos mais críticos.

O arquiteto pode, por exemplo, informar sobre um atraso na entrega do piso por indisponibilidade do fabricante ou loja e já encaminhar outras soluções (links ou arquivos) para você escolher. Você também pode notar alguma mudança não prevista em um vídeo e resolver a questão em uma breve troca de mensagens: simplicidade e transparência.

Agora que você aprendeu a importância e as diversas maneiras de estar presente no planejamento da sua obra, não se esqueça de procurar a melhor solução para colocá-la em prática para a sua realidade.

Aproveite a visita em nosso blog e descubra ainda mais dicas e materiais para ajudá-lo a transformar o sonho do lar perfeito em realidade! Confira agora nosso artigo sobre como começar a construção da casa!

Posts relacionados