Casa e Construção

Terreno de esquina: veja suas vantagens e desvantagens!

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 07/11/2018
Terreno de esquina: veja suas vantagens e desvantagens!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Quando se trata de um imóvel comercial, o custo/benefício de um terreno de esquina é imbatível, pois permite que o negócio tenha duas vitrines, proporcionando o dobro de exposição na hora de atrair clientes. Mas no caso de um imóvel residencial, o que está em jogo é a qualidade de vida e as perspectivas de valorização do patrimônio familiar no mercado imobiliário futuro. Por isso, outros fatores precisam ser analisados antes de decidir se esse diferencial é, de fato, vantajoso.

Para conhecer os prós e contras desse tipo de terreno, avaliar se ele pode corresponder às suas expectativas e, portanto, ser um bom investimento, acompanhe este post!

Como se dá o processo de escolha de um terreno?

Construir a casa dos sonhos exige planejamento. Tudo começa com a escolha da localização, considerando as vias de acesso, a infraestrutura urbana (saneamento básico, iluminação pública etc) e a rede de comércios, serviços e lazer do entorno.

A topografia também é importante, pois terrenos planos ou com pequenas inclinações resultam em obras mais econômicas do que aquelas em terrenos com aclives ou declives (acima ou abaixo do nível da rua, respectivamente).

O mesmo vale para o tipo de solo, bem como sua proximidade a áreas alagadas (com lagos, represas etc), o que determinará as características da fundação.

Encontrado o loteamento ideal, é preciso decidir qual posicionamento e tipo de terreno melhor satisfaria o projeto arquitetônico que se tem em mente. É preciso considerar, ainda, o tempo e o orçamento disponíveis para promover as futuras manutenções periódicas, como os cuidados com o jardim e renovação de pintura, por exemplo.

Quais são as características de um terreno de esquina?

Um terreno de esquina ocupa duas vias, permitindo ousar mais na estética dos projetos arquitetônico e paisagístico.

Por outro lado, a área construída tende a ser menor que a taxa de ocupação disponível em um terreno padrão (de meio de quarteirão) com metragem semelhante.

Com tantas especificidades, antes de fechar negócio é preciso conhecer os prós e contras desse tipo de imóvel.

Quais são suas maiores vantagens?

Terrenos de esquina chamam atenção pelos lindos projetos construtivos, principalmente em loteamentos de alto padrão. No entanto, seus diferenciais vão muito além da questão estética.

1. Ventilação e iluminação natural

Lotes de esquina colaboram com a concepção de projetos (principalmente de casas térreas) que otimizam a ventilação e a luminosidade natural, por conta das áreas livres nas fachadas.

Dessa forma, proporcionam mais bem-estar para os moradores e, ao mesmo tempo, ajudam a reduzir a conta de luz, poupando o futuro orçamento doméstico.

2. Vista privilegiada

Por ter duas fachadas, o lote de esquina possibilita criar mais cômodos com vistas privilegiadas para a natureza ao redor do imóvel. Caso decida morar perto da praia, esse é um diferencial e tanto!

3. Segurança

A questão da segurança em um terreno de esquina é um ponto polêmico, pois o fato de a residência ficar mais exposta pode tanto atrair a atenção como intimidar a ação de meliantes.

Em todo caso, prefira lotes em condomínios horizontais e que ofereçam uma boa estrutura de segurança, com portaria 24 horas, monitoramento das vias com câmeras de vigilância, serviço de ronda, entre outros.

4. Valor do seguro

Ser ou não ser de esquina, geralmente, não faz diferença, pois o que conta para o orçamento das seguradoras é a localização, o fato de o imóvel estar situado em um condomínio horizontal ou em uma via pública e a qualidade dos sistemas de segurança instalados no empreendimento.

Quais são suas principais desvantagens?

Algumas características do terreno de esquina podem não ser tão vantajosas, mas trata-se de uma avaliação pessoal, de acordo com o objetivo de cada proprietário. Por isso, vale a pena conhecê-las:

1. Menos espaço para construir

O aproveitamento de um lote de esquina é menor, pois os afastamentos e recuos em relação a vias e lotes vizinhos, de acordo com as leis de zoneamento de região, são maiores do que em um terreno comum.

2. Mais barulho

Apesar de ter vizinhos apenas de um lado, o ruído em um terreno de esquina é maior, por conta do fluxo de pedestres e veículos em duas fachadas.

Para evitar o problema, prefira construir em um condomínio horizontal — no qual há menos pessoas e o vai e vem de estranhos é controlado.

3. Mais gastos nas fachadas

O fechamento de um terreno de esquina, ainda mais se for todo murado, custa mais caro do que em um terreno padrão.

O paisagismo também, pois como a área construída é menor, os espaços livres tendem a receber um belo gramado e plantas de variadas espécies.

4. Mais manutenção externa

Com mais espaço para o quintal e o jardim, é preciso manter os cuidados com a limpeza e a poda em dia. Além disso, a calçada ampla precisa ser varrida com frequência.

Por fim, há a manutenção do muro em ambas as fachadas, a qual varia em função do tipo de acabamento utilizado – repintura, lavagem das pedras, cuidados com o jardim vertical, entre outros.

Como se dá a valorização no mercado imobiliário?

O terreno de esquina favorece a criação de projetos arquitetônicos com duas fachadas — o que pode elevar seu valor no mercado imobiliário.

Por outro lado, por conta dos recuos, um lote de esquina pequeno implica na construção de um imóvel menor do que em um lote convencional de mesma área.

Como a valorização do imóvel é pautada não só pela localização e grau de conservação, mas também pelo seu tamanho atual e possibilidade de ampliação, ao optar por um terreno de esquina fique atento à taxa de ocupação.

Como fazer a escolha mais adequada?

Para saber se um terreno de esquina é a melhor opção para o estilo de imóvel que pretende construir, analise cada uma dessas características à luz das necessidades e desejos – atuais e futuros – da família. Na dúvida, converse com seu corretor e considere agendar uma visita técnica na companhia de um engenheiro ou arquiteto. Só assim é possível ter certeza de que o investimento nesse tipo de lote valerá mais a pena.

Independentemente da escolha, para conhecer loteamentos com infraestrutura urbana completa, bem como segurança interna reforçada e várias opções de lazer, entre em contato com a Laredo!