gerenciar obra residencial

Você sabe como gerenciar obra residencial? Descubra agora!

Ao construir um imóvel, gerenciar obra residencial deve ser um dos pontos mais importantes a serem considerados, visto que a sua boa execução será responsável pelo cumprimento dos prazos de entrega e até mesmo pelo custo final dentro do limite preestabelecido. 

Na hora de fazer esse gerenciamento, os proprietários devem levar em consideração todos os detalhes do projeto, como os materiais a serem comprados e utilizados, o orçamento, a mão de obra contratada, entre outros fatores. 

Pensando nisso, elaboramos este post, para que você entenda a importância de gerenciar sua obra residencial e como fazer para que tudo saia dentro do planejado e sem preocupações. Boa leitura!

simulador thai

Qual a importância do gerenciamento de obras?

A seguir, selecionamos os principais benefícios de quem gerencia obra residencial. Confira!

Atualização do cronograma

Para construir uma casa por completo, é necessário que alguns serviços sejam realizados: instalação de sistemas elétricos, hidráulicos, execução das fundações, levantamento das alvenarias, realização dos acabamentos e por aí vai. 

Para que tudo fique dentro do planejado, as atividades geralmente são colocadas em um documento denominado cronograma físico-financeiro, em que é possível observar e acompanhar as tarefas a serem executadas e os custos envolvidos em cada etapa.

Gerenciar obra residencial permite que o proprietário tenha a garantia de que o cronograma previsto seja executado conforme o planejado, garantindo o controle dos gastos e assegurando o prazo estipulado no início da construção.

Antecipação de imprevistos

Ao optar por gerenciar sua obra, é possível detectar erros junto aos profissionais envolvidos, tomando medidas corretivas no tempo certo. Isso contribui para que haja redução de trabalho e, consequentemente, se consiga controlar o indesejável aumento de custos durante a construção. 

Cumprimento fiel do projeto

Você com certeza tem em mente a sua casa do jeitinho que sempre sonhou. Sendo assim, quer que ela seja executada exatamente conforme foi planejado e projetado, não é verdade? Esse é mais um dos motivos para gerenciar a sua obra, pois estará bem próximo ao profissional que terá como objetivo o cumprimento fiel do projeto, fazendo com que as linhas desenhadas tornarem-se parte de uma obra exatamente conforme o previsto. 

Como gerenciar obra residencial?

Selecionamos algumas dicas essenciais para que você saiba gerenciar obra residencial. Veja!

Planeje com antecedência e estabeleça o orçamento

Ao definir o seu projeto, é preciso estabelecer o quanto você deseja gastar na obra. Essa definição terá uma enorme influência no trabalho do profissional contratado para administrar a sua construção, pois impactará diretamente no prazo final. Quanto maior for seu aporte financeiro, maior a quantidade de mão de obra a ser empregada, além de contar com fornecedores mais eficientes. 

Essa etapa deve ser feita com muita atenção para evitar que sejam feitos cálculos imprecisos. Esses erros farão com que a obra precise ser atrasada ou até mesmo paralisada por falta de recursos. Outro ponto essencial que deve ser considerado no orçamento e no planejamento são os insumos a serem utilizados. De nada adianta contar com muitos profissionais se, depois de algumas semanas, faltar dinheiro para a compra de materiais. 

Por essa razão, ao gerenciar a obra, não deixe de montar um planejamento e um orçamento prévio. Eles serão os grandes responsáveis para nortear o cronograma a ser seguido. 

Monte um cronograma

O cronograma pode ser definido como a descrição de todas as etapas a serem realizadas, ou seja, o passo a passo da obra. Ele deve apresentar por onde começar, abordando cada um dos processos e suas respectivas ordens de execução, até que seja realizada a conclusão dos trabalhos. 

É necessário ter em mente que uma definição bem-elaborada dessa etapa permite identificar pontos que carecerão de mais cuidados, além de serviços que exigirão mais dos funcionários ou mão de obra mais qualificada. 

Um cronograma bem-alinhado ao projeto da obra diminuirá consideravelmente os atrasos, garantindo que o planejamento seja seguido de maneira eficiente. 

Contrate profissionais qualificados

Um dos fatores que influenciam diretamente o andamento da obra e o cumprimento dos prazos são os funcionários contratados. Por essa razão, ao contratar equipes de arquitetos, pedreiros, serventes, mestres de obras, pintores e demais funcionários, preze sempre pela qualidade de seus serviços. 

A ausência de um time qualificado pode não apenas interferir no prazo de entrega, como também provocar uma obra de baixa qualidade e um custo mais elevado. Por essa razão, pesquise referências no mercado, procure conhecer trabalhos que já foram feitos e analise tranquilamente as opções. 

Quando o arquiteto entregar o projeto, você contratará uma empresa de construção. Todas essas equipes são responsáveis por gerenciar a própria obra em si e profissionais qualificados. Portanto, para facilitar o processo e você não precisar preocupar-se com essas questões durante o andamento da obra, pesquise bastante empresas que oferecerão o melhor serviço e farão o melhor gerenciamento. 

Tenha fornecedores de qualidade

Os fornecedores são essenciais para que qualquer serviço seja feito com qualidade. Dessa forma, encontrar empresas parceiras para o fornecimento de insumos, materiais e até mesmo ferramentas é fundamental para a correta execução de todas as etapas

Mais uma vez destacamos a necessidade de contratar uma equipe de construção e de arquitetos para a melhor execução desse serviço. Eles entenderão quais são os fornecedores mais qualificados do mercado e se esmerarão em encontrar empresas próximas, diminuindo consequentemente o tempo de entrega, além de escolher aquelas com mais tradição e respeito no mercado, evitando atrasos durante o projeto. 

Supervisione

Seguindo todas as dicas apresentadas, você terá equipes responsáveis para facilitar todo o andamento da obra. No entanto, para garantir que o planejamento saia dentro do estipulado, é fundamental acompanhar o andamento periodicamente. 

Sendo assim, a melhor forma de se certificar de que todos os profissionais envolvidos estão fazendo os serviços de maneira correta e seguindo o cronograma, é supervisionando e acompanhando os trabalhos, garantindo o sucesso do projeto. 

Gerenciar obra residencial pode ser uma tarefa simples, com um bom planejamento e equipes experientes, todo o cronograma tende a ser seguido de maneira eficiente, garantindo a qualidade da entrega e permitindo que você tenha a casa que sempre sonhou. 

Gostou deste conteúdo? Deseja acompanhar mais dicas e novidades como essas? É só seguir a gente nas redes sociais! Estamos no InstagramFacebookLinkedIn Twitter.

Posts relacionados