Por que contratar uma equipe especializada para fazer gestão de obras?

Por que contratar uma equipe especializada para fazer gestão de obras?

Ter uma boa casa, feita do seu jeito e em um local com boa infraestrutura é a realização de um grande sonho. Mas para ter a certeza de que a execução do projeto correrá adequadamente, é preciso atenção a um aspecto delicado: a gestão de obras.

Neste artigo você descobrirá qual o papel e a importância do gerenciamento eficiente e por qual motivo você deve deixá-lo a cargo de uma equipe especializada. Continue a leitura!

 

O funcionamento da gestão de obras

Construir uma casa não é tarefa simples. Da escolha do local, passando pelo aproveitamento do lote, a elaboração do projeto até o recebimento das chaves são muitos os passos para garantir a qualidade de vida e o bem-estar dos envolvidos.

São escolhas, desafios, revisões e todo tipo de acontecimentos, com os quais é necessário lidar de forma rápida e objetiva para evitar transtornos, atrasos e estouros no orçamento. A gestão de obras é uma ferramenta essencial que ajuda a garantir o controle e acompanhamento necessários em cada estágio.

Com base no terreno, desenho e prazo, o gerente faz uma planilha para entender como devem ser planejadas compras e contratações em cada fase. Por exemplo: o eletricista e o bombeiro hidráulico só podem iniciar suas tarefas depois da fundação e estruturas prontas, mas antes dos acabamentos, para não correr o risco de ter de refazer uma parede já pronta para receber a tinta.

Programar as compras também faz parte das funções do gestor. Ele avaliar o momento adequado e a quantidade necessária para cada etapa. Assim ele garante que um vaso sanitário não seja adquirido antes do tempo previsto para a instalação e fique um longo período sem uso, podendo sofrer avarias ou mesmo ser quebrado.

Outra parte importante é o planejamento do canteiro. É preciso organizar e construir instalações provisórias (banheiros, espaço para funcionários e ferramentas), controlar o fluxo de pessoas e decidir o tamanho e a capacidade dos equipamentos. Isso sem contar no controle e acompanhamento, seja na qualidade ou na produtividade dos funcionários.

A importância de uma gestão de obras eficiente

Agora que já sabemos em que consiste o gerenciamento de obras, fica fácil entender a sua importância. Uma gestão eficiente é diretamente responsável pelo sucesso da jornada. Os motivos são vários:

Controle de custos

Uma das coisas mais fáceis de perder o controle é o financeiro. Um profissional contratado em regime de diária pode atrasar, assim como uma carga de cimento pode ser deixada na chuva. Acontecimentos que se somam e formam uma bola de neve de desventuras, impactando diretamente no orçamento, que consome a contingência e estoura o plano inicial.

A gestão está sempre de olho no cronograma de desembolsos e no planejamento das atividades, garantindo o mínimo de desperdício de recursos, produtos e serviços.

Cumprimento de prazos

Nas etapas de uma construção, muitas tarefas precisam ser cumpridas para o início de outras. Basta pensar que para instalar uma torneira, ter uma tubulação pronta é essencial. Ou que um sistema de energia solar só pode ser instalado com o telhado pronto.

Por isso, controlar o cumprimento dos prazos é uma tarefa que garante um canteiro produtivo, poucos desgastes entre equipes, além da obediência ao prazo estabelecido junto ao cliente.  

Antecipação de problemas

Ao pensar em uma obra como um projeto, é possível lançar mão de um método de trabalho bastante produtivo: o acompanhamento para avaliação e detecção de problemas. Entender que imprevistos acontecem — mantendo um olhar atento — fazem com que possíveis riscos possam ser vistos antes que causem grandes estragos.

Vamos pensar da seguinte forma: na hora de abrir o espaço para construir a piscina com deck, o caminhão para transportar entulho quebrou. Se o gestor não providenciar outro fornecedor ou máquina a tempo, isso vai gerar um atraso que poderá impactar nos custos e no prazo.

Uma equipe eficaz já sabe como deve agir e, pela sua experiência, tem contatos prontos e outras opções para apresentar aos proprietários.

Vantagens da contratação de profissionais especializados

Conhecimento da área

Quando temos um problema de saúde, o mais correto e seguro é buscar um médico especialista. Já quando o assunto é escolher a educação dos filhos, queremos eleger o melhor colégio, com uma equipe de formação impecável. Por que abrir mão de um profissional especializado na hora de construir uma casa?

Empresas que fazem a gestão de obras já conhecem a fundo os processos que envolvem uma construção. Eles conseguem organizar processos com maior facilidade, têm parcerias com profissionais e equipes prontas para executar cada etapa.

Redução de custos

Ao entender o funcionamento do canteiro e saber como organizar o projeto para uma execução eficaz, os riscos com compras desnecessárias, refações, ou recursos humanos insuficientes diminuem drasticamente. Para o contratante, isso significa aproveitar melhor o orçamento disponível, seja para poupar ou investir em áreas onde geralmente se gasta mais (acabamento, mobília e decoração).

Garantia de segurança

Obras podem ser perigosas e por isso é preciso atenção aos equipamentos e procedimentos de segurança. Existem leis e regras que estabelecem padrões para o trabalho de cada profissional e da própria estrutura da construção.

É preciso cuidado para evitar acidentes com funcionários ou com a estrutura. Empresas especializadas já contam com profissionais e material pronto para atender às necessidades e ter a certeza de que a construção do seu novo lar será tão seguro quanto a construção em si.

Fiel execução do projeto

O projeto geralmente é de responsabilidade de um arquiteto e um engenheiro, com plantas detalhadas, mostrando pormenores de construção e aspectos técnicos. Saber como ler essas instruções e transportá-las para a realidade pode não ser tarefa fácil e poder contar com auxílio profissional garante que cada estrutura seja montada no local e da maneira correta para manter-se fiel ao desenho.

Redução de estresse

Por fim, mas nem por isso menos importante, ter uma empresa para fazer a gestão da obra é muito menos estressante. Você pode se concentrar em acompanhar o andamento geral do projeto, em vez de ter que se debruçar sobre cada detalhe e problema. Assim, você pode se dedicar à sua própria carreira, sem precisar cumprir jornadas duplas de trabalho.

Afinal de contas, ter uma casa significa cumprir um desejo antigo, um espaço de sonho para criar ótimas memórias e não sinônimo de problema.

Esperamos que você tenha curtido entender mais sobre a gestão de obras e qual a importância de delegar essa atividade a um especialista de sua confiança.

Aproveite sua visita aqui no blog e descubra outro aspecto importante da construção, como ter uma casa segura sem afetar na estética do projeto.

Posts relacionados