Bem estar e Integração

Entenda a importância de contar com um pet place em seu condomínio

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 07/08/2019
Entenda a importância de contar com um pet place em seu condomínio
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Na busca pelo imóvel ideal, é preciso considerar alguns pontos importantes, como a localização, as necessidades da família, a segurança e as principais alternativas oferecidas pelo condomínio. Essa última questão, inclusive, influencia diretamente a qualidade de vida dos moradores, especialmente se considerarmos a interação entre os membros da mesma casa.

Hoje, já existem empreendimentos que se preocupam inclusive com os animais de estimação, uma vez que eles também necessitam de opções que contribuam para a sua saúde e diversão. Nesse contexto, surge o pet place, cujas vantagens apresentaremos mais adiante. Boa leitura!

O que é o pet place?

Pet place, pet care, pet play ou space dog. O nome pode sofrer algumas variações, mas o objetivo é um só: oferecer áreas dentro do próprio condomínio onde o dono possa interagir de maneira mais livre com o seu animal de estimação, além de fazer com que ele se exercite em segurança nas dependências do empreendimento.

Esse é um ambiente pensado justamente nas necessidades do pet, contendo brinquedos e objetos que permitem seu treino. Já vem de algum tempo a preocupação em trazer locais adequados para o bem-estar do bichinho, mas esses espaços, que eram improvisados, já contam com um planejamento e um projeto elaborado por profissionais que entendem do assunto.

Quais as vantagens de morar em um condomínio com pet place?

A seguir, selecionamos as principais vantagens de residir em um condomínio pet friendly. Confira!

Melhoria na saúde do animal

Quem opta por ter um animal, sabe que são exigidos alguns cuidados específicos quanto à sua saúde. Por exemplo, é preciso ter uma rotina de consultas ao veterinário e preocupação com as vacinações. Também é necessário pensar em alternativas para que o pet não se sinta entediado com a rotina de ficar 100% de seu tempo dentro de casa.

Dessa forma, ao residir em um condomínio que tenha pet place, você terá a oportunidade de ter um espaço que foi pensado nele, de modo que o bichinho possa se exercitar e praticar circuitos com agilidade, sem os riscos de estragar os objetos de sua casa ou de seu jardim.

Caso você conte com um treinador para executar essas atividades, será ainda mais fácil, pois o ambiente traz todas as funcionalidades necessárias para que ele faça um bom trabalho.

Redução de custos para a família

Encontrar um espaço em centros urbanos que aceite o animal de estimação e que, ao mesmo tempo, possa oferecer todos esses diferenciais não é uma tarefa fácil. Além disso, é preciso se locomover — em alguns casos, sair do próprio bairro — e buscar por aquele ambiente que ofereça os equipamentos necessários para um passeio e que seja confortável para o dono e o pet.

A partir do momento que esse espaço está no próprio condomínio, há a redução desses custos, uma vez que você economizará com gasolina e com a entrada nesses locais. Além disso, otimizará o seu tempo, pois não existirá a necessidade de pesquisar por bons ambientes que tenham essas funcionalidades.

Convívio sadio entre os moradores

Até mesmo em condomínios cujas casas ficam mais espaçadas umas das outras, se o seu animal for agitado, ele pode incomodar outros moradores. Seja pelo latido ou seu comportamento, o pet poderá trazer desconforto a outras pessoas e gerar uma situação constrangedora para ambas as partes.

Com um espaço destinado para as suas atividades, o animal será adestrado com maior eficiência. Além disso, o local pode ser um “refúgio” em momentos que ele estiver muito inquieto e latindo exageradamente.

Manutenção das áreas comuns do condomínio

Não ter um local específico para os animais faz com que o morador que tenha um pet transite pelas áreas comuns do empreendimento. Mesmo com regras já preestabelecidas e com o dono seguindo as normas de higiene (como a coleta das necessidades fisiológicas), as áreas comuns podem ser danificadas por motivos que fogem do controle do indivíduo.

O pet place já é elaborado tendo como preocupação o comportamento do animal, reduzindo esses riscos.

Maior convivência com os demais moradores

Talvez esse seja o diferencial que mais trará ganhos para os donos, pois eles terão a oportunidade de conviver com os demais moradores que também têm pets, permitindo mais interação e troca de experiências.

Com as relações interpessoais cada vez mais voltadas ao digital, ter esse contato físico com as pessoas que residem próximas a você será uma oportunidade de conhecer outras narrativas e ficar por dentro de histórias que você jamais imaginaria compartilhar.

Quais os cuidados necessários para cuidar do seu pet em um condomínio?

O condomínio que disponibiliza um pet place para seus moradores não os isenta da responsabilidade de ter alguns cuidados com a criação de seu bichinho de estimação. Os primeiros passos são preservar a higiene do animal, assegurar que suas vacinas estejam em dia e mantê-lo limpo. Caso tenha pulgas ou carrapatos, não vá aos espaços comuns até que o problema seja tratado, uma vez que isso prejudicará outros moradores e os bichinhos.

Sempre que for sair de casa, leve consigo um material para que as necessidades sejam descartadas corretamente, como sacolas de plástico e luvas. Além disso, se o pet oferecer riscos aos demais vizinhos ou animais, não é recomendável que ele transite sem os equipamentos que garantam a segurança, como coleiras e focinheiras.

Por fim, pesquise por atividades que vão trazer distrações para esses passeios e que permitam uma maior interação entre você e o seu melhor amigo. Cachorros, por exemplo, adoram buscar bolinhas jogadas pelas pessoas, o que também permite que eles se exercitem mais nesses momentos.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é um pet place, quais benefícios esse espaço traz e os principais cuidados necessários com o seu animal em um condomínio. Ao procurar um empreendimento, além de avaliar as necessidades de sua família, busque por aquele que também ofereça maior qualidade de vida e conforto ao pet. Se você deseja conhecer um local que conta com todos esses diferenciais, procure o Maui Residence.

Gostou do artigo e pretende encontrar um imóvel ideal para a sua família e seu bichinho de estimação? Entre em contato com a Laredo  e converse com nossos profissionais!