Condomínios Pet Friendly atraem famílias e são fator decisivo na compra do imóvel

Condomínios Pet Friendly atraem famílias e são fator decisivo na compra do imóvel

No momento de decidir qual imóvel comprar, a opinião de toda a família conta. Mãe, pai, filhos e o pet da casa têm que ficar satisfeitos com a escolha, motivo pelo qual os condomínios pet friendly são cada vez mais procurados.

É importante que cada um tenha seu espaço e que todos se sintam confortáveis, por isso, além de toda a avaliação do bairro, é preciso analisar a infraestrutura do empreendimento para garantir o lazer de todos, inclusive, do seu pet.

No texto de hoje, vamos falar um pouco dos animais de estimação e entender melhor a demanda por esses novos tipos de condomínio que são tão requisitados. Confira!

O cenário dos animais domésticos

Segundo dados da Gfk, dois terços da população brasileira tem pelo menos um animal de estimação dentro de casa. Entre cães, gatos, roedores, peixes, aves e até mesmo os mais exóticos, como iguanas, cobras e chinchilas, os cachorros continuam sendo os mais populares no Brasil.

As famílias e seus pets

Atualmente, os pets são considerados parte da família, apelidados de “filhos com patas”, fazem companhia para seus donos em várias atividades diárias e, com certeza, trazem muita alegria para dentro de casa.

Muitas pessoas levam seus cachorros para todo lugar, shoppings, praças, bancos, lojas, padarias, supermercados e cafeterias, sendo que muitos desses espaços possuem um lugar reservado para esses animais.

Vemos nas lojas vasilhinhas de água e comida, destinadas aos animais em seus passeios e também para os animais de rua.

 

O mercado voltado para os pets

A realidade é que não só os condomínios, mas vários estabelecimentos estão se adaptando a esse crescimento do número de pets, o que vem gerando novos negócios e movimentando a economia brasileira.

Há alguns anos só encontrávamos pet shops e clínicas veterinárias, porém, hoje em dia, já encontramos hotéis, creches, lojas e até padarias com produtos feitos somente para animais. Já vimos até cachorros e gatos que são celebridades na internet!

De fato, os animais ganharam um grande público e com ele um grande mercado. A tendência de ter um animal em casa, seja um pequeno apartamento ou um casarão, não parece ser passageira, portanto, as empresas deverão se adaptar ou se preparar para não perder a clientela.

Os benefícios de ter um pet

Os benefícios de ter um animal em casa são muitos. Muitos hospitais e asilos já têm animais considerados como parte de sua equipe, os chamados “animais terapêuticos”.

Os animais, principalmente os cachorros, parecem ter um dom natural para acalmar e tranquilizar os humanos, motivo pelo qual sua presença nesses ambientes “solitários” tem sido cada vez mais requisitada e adorada pelos pacientes e moradores.

As empresas também perceberam que ter os pets por perto poderia ser um motivador no ambiente de trabalho, e muitas abriram suas portas para eles.

Essa é uma vantagem para os bichinhos, que podem passar um tempo fora de casa e conviver com outros pets; para os donos, que não se sentirão culpados por deixarem os animais sozinhos o dia todo; e para a empresa, já que várias relatam aumento de produtividade após a mudança.

Em casa, ter um pet ajuda até mesmo na saúde. Muitos médicos dizem que ter um animal é uma ótima maneira de se combater a depressão, a ansiedade e solidão, já que eles são muito companheiros e têm a capacidade de tranquilizar os donos.

Além disso, os pets são excelentes parceiros e desempenham funções importantes para pessoas de todas as idades.

Primeiramente, são um excelente incentivo para sair de casa todos os dias, passear, caminhar, ou somente ficar ao ar livre. Se for um cachorro mais atlético, vocês podem se exercitar juntos!

Para auxiliar a terceira idade, existem muitos animais treinados, que podem ajudar a alertar os vizinhos em caso de emergência. Um cachorro também pode ajudar nos passeios, impedindo que seus donos se sintam sozinhos.

Para as crianças, os animais são excelentes amigos e companheiros. Os tipos mais brincalhões adoram os pequenos e, com certeza, vão mantê-los entretidos por muito tempo.

Além disso, ter um pet pode ensinar aos seus filhos lições importantes sobre responsabilidade e disciplina. Tendo algo de verdade para cuidar, além de seus brinquedos, muitas crianças amadurecem e aprendem importantes experiências para a vida adulta.

Os condomínios pet friendly

Seguindo essa tendência de acolhimento de animais, muitas construtoras resolveram criar espaços dedicados para os pets, buscando trazer mais comodidade para os donos e seus filhotes.

O termo pet friendly, que poderia ser interpretado como amigo dos animais, determina um estilo de condomínio receptivo e adaptado, com uma área de lazer que busca receber não só moradores, mas também seus peludinhos.

São várias áreas que podem ser criadas para acolher os animais, as quais vamos citar a seguir.

Pet play

Um espaço para passeio e brincadeiras, normalmente para cachorros e gatos.

O piso costuma ser revestido em gramado sintético e contém brinquedos, buracos, obstáculos, rampas e escorregadores, nos quais os animais podem ficar soltos para se divertirem sozinhos ou com os vizinhos.

Agility dog

Esse tipo de área é dedicada aos cães e adaptada para corrida e treinamento. Vários donos usam o agility (agilidade) para o treino diário de resistência, força e velocidade de seus cachorros. Também é um excelente local para ensinar alguns truques.

Pet care

Por último, esse espaço é dedicado à comodidade e bem-estar dos donos, já que visa a higiene e limpeza dos pets.

Normalmente, são salas amplas que se assemelham às áreas de banho dos pet shops, com tanques adaptados, secadores em braços biônicos e chuveirinhos. Uma excelente solução para quem gosta de dar banho em casa, mas não quer usar o tanque normal ou a banheira para esse fim.

É importante destacar que alguns condomínios oferecem, além dos espaços, profissionais capacitados para realizar vários serviços e trazer ainda mais comodidade no seu dia a dia, tais como tosadores, andadores, treinadores, banhistas e até veterinários.

Os benefícios desse tipo de condomínio

Não é a toa que empreendimentos amigos dos animais têm sido cada vez mais procurados. Afinal, se dois terços da população têm, pelo menos um animal, é claro que vários donos vão procurar um lugar que tenha uma área dedicada ao bem-estar do seu pet. Confira algumas das vantagens.

Segurança

Uma das grandes vantagens é a tranquilidade de estar dentro do condomínio. Muitas pessoas precisam sair para lugares mais movimentados, como praças e parques, temendo pela segurança de seus animais, a fim de deixá-los mais livres.

Tendo um lugar para brincar no próprio empreendimento, você pode deixar seu pet sem coleira, livre de inquietações, como atropelamento ou roubo. Como estará dentro de casa, você pode deixar as crianças descerem com os bichinhos sem se preocupar.

Companhia

Outro benefício é a companhia que seus animais vão ter nesse espaço pet. Muitas pessoas temem que seu bichinho se torne antissocial, mas em um condomínio pet friendly, ele viverá em um espaço comum, podendo conhecer e interagir com outros cachorros e gatos, o que contribuirá para que ele fique mais calmo, menos ansioso e seja mais amigável.

Vida Social

Como muitas pessoas no condomínio buscarão o mesmo objetivo que você, ao escolher um empreendimento pet friendly, até a sua vida social será beneficiada.

Enquanto os animais se divertem, você poderá conhecer os vizinhos e aproveitar para trocar ideias e dicas sobre a vida com pets em casa.

Economia

Além de todas essas vantagens, não podemos deixar de citar a economia que você poderá ter ao eliminar o pet shop das suas despesas semanais. Com todos os aparatos disponíveis, é possível eliminar o banho fora de casa e deixar de gastar.

Como você pode ver, ter animais traz inúmeras vantagens para a sua família e para o seu dia a dia, além do companheirismo e da alegria de ter um amigo lhe esperando em casa todos os dias. E com os condomínios pet friendly é possível garantir que você e seu pet terão todo bem-estar, higiene, qualidade de vida e segurança que tanto procura.

E então, gostou deste conteúdo? Assine agora a nossa newsletter e fique sempre por dentro de assuntos do seu interesse.

Posts relacionados