segunda residência

Por que você deveria investir em uma segunda residência?

O investimento no patrimônio familiar é importante, pois ajuda a garantir um futuro tranquilo para você e para os filhos. Pensando nisso, você sabia que uma segunda residência pode ser a oportunidade ideal? Além de ter um lugar para curtir as férias e finais de semana prolongados, ele pode ser também uma importante fonte de renda e segurança.

Quer saber quais os melhores motivos para adquirir um novo imóvel e obter dicas para acertar na escolha? Confira nosso post e descubra!

Thai Residence

Por que ter uma segunda residência é um ótimo investimento?

Sem aluguel para pagar, com uma casa própria quitada e a vida estável, é normal começar a pensar em maneiras para melhorar — ainda mais — a qualidade de vida e planejar um futuro sem preocupações.

O investimento em imóveis continua sendo um dos formatos mais seguros — sendo perfeito para investidores mais conservadores — e, quando bem selecionado, rentável. Isso porque, diferente de um carro ou joias, as chances de perda (roubo, furto) do bem são menores.

É lógico que existem custos envolvidos, seja no financiamento, nos impostos e na manutenção, porém uma casa num local valorizado garante boas chances de rentabilidade na hora da revenda.

Além disso, existe um importante componente emocional envolvido quanto o assunto é adquirir uma segunda residência. Afinal, ter um lugar no campo ou na praia para curtir com a família é garantia de felicidade e da constituição de ótimas memórias junto a quem se ama.

 

 

Quais os principais motivos para se investir em um segundo imóvel?

São muitos os motivos pelos quais você deveria investir na aquisição de mais um imóvel. Confira algumas vantagens a seguir:

Dinheiro extra

É possível aproveitar a nova residência mesmo quando você não está morando nela. Como? Que tal disponibilizá-la para locação? Cada vez mais pessoas estão à procura de casas para alugar por temporada ao invés de hotéis. Razões não faltam: privacidade, ambiente familiar, aproveitar amenidades e, em alguns casos, economia.

Basta encontrar uma imobiliária de confiança para fazer os processos legais e contratar um administrador para acompanhar os hóspedes (e garantir que tudo está ok). No mercado de alto padrão, inclusive, não é incomum incluir serviços de cozinha e arrumação no pacote, transformando a experiência do cliente em algo inesquecível.

O melhor é que, por ser sua segunda residência, é possível organizar a agenda para disponibilizar a casa apenas quando você não estiver usando, como em época de baixa temporada.

Lugar para passar as férias

Hotéis e resorts podem ser bons quando estamos visitando algum lugar desconhecido, mas tende a ser frustrante a neutralidade do ambiente quando passamos as férias ou feriados prolongados sempre no mesmo destino. Fazer as malas, não ter lugar para acomodar as coisas e espaços pequenos são apenas alguns dos inconvenientes.

Para quem tem filhos pequenos é ainda mais estressante, pois é preciso pensar em pedir um berço ou cama extra e colocá-la dentro do quarto, reduzindo ainda mais a passagem.

Na sua casa, você terá a oportunidade de montar e decorar os ambientes de acordo com seus gostos e estilo de vida, priorizando o bem-estar nos detalhes: uma rede na varanda, uma adega de vinhos na sala, ou uma bela piscina no quintal.

Garantia de um segundo bem

Um segundo imóvel é também uma garantia para emergências ou períodos de dificuldades. Caso exista a necessidade, é possível dispor do bem para resolver os problemas financeiros, sem a necessidade de contrair dívidas, seja fazendo uma hipoteca na sua casa ou recorrer a empréstimos.

Segurança para os filhos

Uma das maiores preocupação dos pais é que os filhos tenham estabilidade financeira no futuro, certo?

Ter um patrimônio imobiliário consolidado é uma das melhores formas de se tranquilizar e saber que eles terão como se sustentar e começar as suas próprias vidas. A segunda residência pode ser convertida em novo lar, ou representar uma renda a partir da locação ou revenda posterior.

Como escolher o novo imóvel?

Agora que você já sabe porque comprar uma segunda casa é um bom investimento, separamos algumas dicas para acertar na escolha do bem:

Fique atento à localização

Este é provavelmente o item mais importante da sua busca. Depois de decidir entre praia ou montanha, preste atenção ao bairro onde o imóvel está localizado. Confira os estabelecimentos do entorno (mercados, farmácias, lojas) e os índices de segurança.

Por ser um lugar para curtir, não se preocupe muito com itens que normalmente consideraria para viver, como escolas e a proximidade do trabalho. Porém, procure estar perto das amenidades que garantem seu conforto, como shopping, cinema ou restaurantes.

Invista na infraestrutura

Um condomínio de alto padrão é a opção mais segura, pois além de possuir uma infraestrutura e área de lazer prontas, estes empreendimentos têm sistemas de segurança que ajudam você a ficar tranquilo mesmo quando ninguém estiver na residência, nas épocas em que a casa estiver fechada.

Pesquise a valorização da área

Imóveis tendem a ser investimentos a médio e longo prazo. Por isso, vale a pena entender quais as perspectivas de desenvolvimento da área. Muitos empreendimentos do mesmo padrão despontando? Um ótimo indicativo de valorização futura.

Escolha entre lote ou casa pronta

Existem vantagens e desvantagens em cada uma das opções. A questão é decidir sobre o que é melhor para você e a família.

Ao optar por um lote você pode decidir todos os detalhes da construção e criar algo que atenda às suas necessidades e desejos. Mas construir é um processo demorado e um tanto estressante. Já com a casa pronta você foge do canteiro de obras, mas terá que abrir mão de ter um lugar exatamente do seu jeito.

Viu como uma segunda residência pode ser um investimento vantajoso? Seja pelo aspecto financeiro ou emocional, são muitas as razões pelas quais esta é uma ótima alternativa. Imagine-se no futuro, saindo da loucura da cidade e aproveitando o merecido descanso neste paraíso particular repleto de memórias agradáveis. E o melhor: a escolha está em suas mãos!

Quer ter acesso a outros materiais sobre bem-estar, construção e decoração do lar? Então não deixe de assinar a newsletter da Laredo!

Posts relacionados