Condomínio Horizontais

Descubras as vantagens de morar em um condomínio de alto padrão

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 24/08/2018
Descubras as vantagens de morar em um condomínio de alto padrão
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Quantas vezes você se pegou um pouco desapontado com a infraestrutura de empreendimentos que dizem ser de luxo? Isso ocorre porque não basta ter um ou outro diferencial para ser considerado um condomínio de alto padrão.

O destaque é combinar infraestrutura, localização, segurança, lazer e paisagismo de primeira a conforto, privacidade e serviços que facilitem o dia a dia dos moradores, certo?

Neste post, detalhamos o que é preciso para considerar um condomínio de alto padrão e os benefícios de escolher esse empreendimento. Confira!

O que não pode faltar em um legítimo condomínio de alto padrão?

Para um empreendimento merecer esse status, mais do que satisfazer as necessidades de seus moradores, ele precisa superá-las. Entre as principais características de um condomínio horizontal de excelência, destacam-se:

Organização seguida à risca

Os processos legais relacionados à compra e construção em lotes, principalmente quando se localizam em áreas de proteção ambiental, fazem com que os imóveis nesses locais respeitem uma série de exigências, como:

  • número máximo de pavimentos: evita que um imóvel bloqueie a incidência da luz solar sobre o outro;
  • taxa de ocupação: determina o percentual ocupado pelo imóvel em relação ao terreno;
  • recuo em relação ao meio-fio: assegura a existência de passeios amplos para os pedestres.

Em um condomínio de alto padrão, os moradores não podem executar obras que prejudiquem os demais ou destoem do conceito do empreendimento.

Infraestrutura moderna

Para viabilizar o loteamento, a urbanizadora responsável investe no planejamento urbano da área na qual o condomínio de alto padrão será instalado, providenciando uma infraestrutura completa.

Isso inclui sistemas para coleta de esgoto, saneamento básico, assim como para a passagem de gás natural, fibra ótica, cabeamento subterrâneo etc. Também cuida da iluminação e pavimentação das vias internas e externas — as quais interligarão o empreendimento às principais ruas do entorno.

Por fim, todas as estruturas internas de uso comum são adaptadas para permitir a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.

Sustentabilidade levada a sério

Em um condomínio de alto padrão, existe a preocupação com a sustentabilidade, começando pela preservação das áreas verdes, principalmente quando há mata nativa.

Já o emprego de sistemas para o reaproveitamento da água e uso da energia solar, além de favorecerem a preservação dos recursos naturais, colaboram para a autonomia em períodos de crise no abastecimento e para a diminuição das contas de água e luz.

Ao mesmo tempo, o investimento em itens de boa qualidade, materiais de construção para o mobiliário das áreas comuns, despensa a necessidade de substitui-los com frequência, minimizando gastos e contribuindo para a redução do lixo do meio ambiente.

Localização privilegiada

Situados em áreas de expansão urbana, os moradores desses empreendimentos não precisam viver em meio ao excesso de poluição, barulho, trânsito e violência existente nos grandes centros.

Próximos à natureza, esses condomínios são verdadeiros redutos de tranquilidade e segurança, sem abrir mão de uma boa rede de comércios e serviços nas proximidades atraída durante o planejamento urbano.

Ao mesmo tempo, esse conceito de moradia não pretende deixar ninguém isolado. Por isso, um condomínio de alto padrão precisa ser acessível, oferecendo pelo menos uma opção de trajeto que o conecte às vias públicas mais próximas.

Segurança reforçada

Além da localização mais afastada dos grandes centros, onde os índices de violência são maiores, qualquer condomínio de alto padrão que se preze conta com uma portaria. Assim, o acesso pode ser controlado 24 horas por dia.

Também há câmeras de monitoramento instaladas nos muros externos e em pontos estratégicos nas vias internas e áreas de uso comum, o que ajuda a inibir a ação de criminosos. Os moradores também podem contratar um serviço de ronda particular para zelar tanto pela integridade dos patrimônios quanto das pessoas.

Opções de lazer variadas

Em um condomínio de alto padrão, há opções de lazer para todos os gostos e faixas etárias. Espaços para aproveitar a vida ao ar livre, piscinas adulto e infantil, quadras poliesportivas, pista de corrida, ciclovia e playground (com brinquedos certificados pelo Inmetro) não podem faltar.

Também há alternativas de diversão como salão de jogos, brinquedoteca etc. Isso sem falar da academia de ginástica, que ajuda a manter a regularidade dos treinos, pois uma academia dentro do condomínio dispensa a necessidade de enfrentar trânsito para malhar.

Ao contar com uma academia como parte do condomínio, o dinheiro economizado com mensalidades pode servir para contratar um personal trainer.

Amplas áreas verdes

Elas podem servir apenas para enfeitar a vista das residências, mas também podem ser usadas como espaços para a prática de caminhada, corrida, yoga, meditação, piquenique, entre outras atividades a céu aberto.

Isso porque a possibilidade de desfrutar de um projeto paisagístico integrado à natureza local é um dos privilégios de morar em um condomínio de alto padrão.

Conforto e comodidade

Espaços sociais bem equipados, ideais para receber uma grande quantidade de amigos e familiares em datas festivas, como salões de festa e churrasqueiras, fazem parte da lista de itens que não pode ficar de fora em um condomínio de alto padrão.

Afinal, ainda que as casas sejam amplas, há ocasiões nas quais é mais cômodo receber os convidados fora do lar, ainda mais quando o conforto é garantido pelo uso de móveis e equipamentos de boa qualidade.

Maior privacidade

A segurança proporcionada pela portaria do condomínio permite que os moradores não precisem atender a pessoas estranhas (vendedores, pregadores, pedintes, entre outros) na porta da sua casa e nem recebem visitas inesperadas, pois todas precisam de permissão.

Outro ponto a favor da privacidade é a distância entre os imóveis em um condomínio de alto padrão, pois eles não são planejados para ficarem germinados (como em ruas abertas) ou próximos a outras portas (como em apartamentos comuns).

Serviços de qualidade

Em um condomínio resort, por exemplo, mais do que áreas de lazer, os moradores têm uma série de serviços à disposição. Um dos mais utilizados são os espaços de bem-estar, nos quais é possível receber massagistas, cabeleireiros, esteticistas, maquiadores, manicures e pedicures de sua confiança.

Outro serviço que merece destaque são os espaços pet, onde os animais de estimação podem conviver uns com os outros, gastar energia e até se exercitar em obstáculos, na companhia dos seus donos ou treinadores.

Quais são os benefícios para a qualidade de vida da família?

Com tantas opções de lazer existentes em um condomínio de alto padrão, é mais fácil deixar o sofá e as diversões eletrônicas de lado. Isso tem relação direta com a qualidade de vida.

Além disso, a vida social também é melhorada, pois, como a vizinhança é mais segmentada do que em bairros comuns, atraindo pessoas com interesses semelhantes, a probabilidade de fazer bons amigos é alta.

Como é morar em um local inspirado em resorts paradisíacos?

Sabe-se que o convívio diário com a natureza reflete, positivamente, na saúde física e mental de adultos e crianças, ainda mais em um ambiente com segurança reforçada, que proporciona a sensação de tranquilidade, principalmente para os pais. Já pensou em morar em um condomínio dentro desse modelo?

Portanto, os diferenciais de um condomínio de alto padrão demonstram que você fará a melhor escolha, tanto do ponto de vista da qualidade de vida quanto no que diz respeito ao retorno financeiro. Afinal, a boa infraestrutura urbana somada a soluções sustentáveis, segurança reforçada e lazer completo valorizam os imóveis ao longo do tempo, transformando-os em importantes patrimônios familiares!

Se você também deseja desfrutar desse estilo de vida, continue a leitura e veja o depoimento de quem sabe como é morar em um local paradisíaco.