Bem estar e Integração

Conheça os principais modelos de bancada para cozinha

Cláudia Dunkel
Escrito por Cláudia Dunkel em 05/07/2019
Conheça os principais modelos de bancada para cozinha
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

O universo da arquitetura e da decoração está em constante evolução e, nos dias de hoje, a grande maioria dos projetos busca contemplar não apenas a beleza, mas também a qualidade de vida e a funcionalidade dos seus componentes. Para entender melhor essa realidade, você não pode deixar de conhecer os principais modelos de bancada para cozinha.

Esse é um dos cômodos mais importantes de qualquer propriedade e, atualmente, existem muitas alternativas interessantes que proporcionam diferentes soluções para esse ambiente, sobretudo utilizando conceitos amplos e abertos. Confira agora mesmo o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse tema! Você não vai se arrepender.

A importância da bancada para o imóvel

A importância da bancada para o projeto de uma cozinha é enorme e uma escolha adequada pode ser imprescindível para que você tenha a dinâmica que sempre sonhou para a sua casa ou apartamento. Atualmente, a grande pedida é apostar em cozinhas integradas às áreas sociais, com elementos pensados e escolhidos com cuidado.

Os grandes centros urbanos puxam essa moda, pois, com a metragem mais enxuta dos seus imóveis, o conceito aberto aumenta a sensação de amplitude e valoriza a decoração de qualquer espaço. Vale ter atenção especial não apenas para a beleza, mas para a fluidez e a escolha de materiais resistentes à temperatura, riscos e produtos químicos.

Os tipos de bancada para cozinha

Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre a importância da bancada para o imóvel nos projetos atuais e de que maneira esse item influencia até mesmo no estilo de vida dos moradores, chegou a hora de conhecer quais são as opções disponíveis no mercado. Confira abaixo algumas delas.

Bancada para toda a família

A bancada para toda a família é uma opção certeira para quem tem muitos filhos ou para quem gosta de receber visitantes em sua casa. Trata-se de um item que contorna grande parte da cozinha ou até mesmo ela inteira, acomodando, pelo menos, quatro pessoas. Dependendo do espaço, você pode optar por um modelo assimétrico ou feito sob medida.

Bancada em formato de L invertido

Já a bancada em formato de L invertido apresenta, como o próprio nome já diz, o formato dessa letra e isso ocorre justamente para que ela se encaixe em cozinhas que são retangulares, por exemplo. Dependendo do projeto, essa pode ser a área de maior protagonismo no cômodo, se encaixando perfeitamente com a metragem disponível.

Bancada com estilo rústico

Na arquitetura, o estilo rústico é uma técnica de alvenaria que permite superfícies visíveis e um acabamento que remete ao estilo de vida próprio do campo ou das zonas rurais. Para as bancadas de cozinha, essa pode ser uma excelente escolha, desde que você se identifique com essa realidade e goste de tijolos aparentes, madeiras e metais crus.

Bancada com estilo minimalista

O minimalismo é um movimento artístico e cultural que se preocupa em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão, com o princípio de reduzir ao mínimo o emprego de materiais ou recursos. Uma bancada com estilo minimalista, portanto, segue esse padrão, com acabamentos simples, retos e de cores neutras.

Bancada suspensa na parede

Por fim, outro dos mais interessantes tipos de bancada para cozinha é a que fica suspensa em uma parede, com alguns bancos para acompanhá-la. É uma excelente escolha para quem não tem muito espaço sobrando e não precisa usar esse item como divisória para a sala, podendo fazer ali muitas refeições informais e descompromissadas.

Dicas para escolher bem a sua bancada

Ao longo desse conteúdo, você já pôde compreender bem quais são os tipos de bancada para cozinha e de que maneira cada opção pode influenciar no seu estilo de vida. Chegou o momento então de conhecer algumas dicas para que você faça a melhor escolha para a sua residência. Confira.

Considere a metragem

A primeira das dicas para escolher sua bancada é considerar a metragem da propriedade. Afinal, seria muito estranho ter uma cozinha imensa com uma bancada diminuta, da mesma forma que não é viável ter um espaço muito pequeno com uma bancada imensa. Nesse caso, ter bom-senso é imprescindível.

Outro ponto crucial é o financeiro. É muito importante levar em conta o seu orçamento, pois cada alternativa tem os seus preços, que precisam caber no seu bolso. A bancada suspensa, por exemplo, cai muito bem em locais mais acanhados e os projetos minimalistas também, com a vantagem de utilizarem menos acessórios.

Observe seu estilo de vida

A bancada da cozinha deve variar de acordo com o estilo de vida de cada um. Quem cozinha com muita regularidade e faz muitas refeições em casa com a família, por exemplo, precisa priorizar a praticidade e a dinâmica desse ambiente, fazendo um projeto mais robusto e que inclua materiais e eletrodomésticos de fácil limpeza.

Já quem se alimenta muito fora e está mais preocupado com o design, pode escolher materiais de manutenção um pouco mais trabalhosa, mas que, às vezes, são mais atraentes do ponto de vista do acabamento e da beleza. O granito e o quartzito são muito indicados, pois são pouco porosos e aguentam altas temperaturas.

Avalie o resto do imóvel

Não faz muito sentido ter uma bancada altamente luxuosa em uma casa simples, não é verdade? Sendo assim, você não pode deixar de avaliar o resto do seu imóvel antes de fazer a escolha desse quesito. Em um apartamento funcional e moderno, por exemplo, o granito, normalmente encontrado em tons escuros, pode ser uma alternativa bacana.

Os mais rústicos podem dar preferência para a madeira, mas a grande desvantagem fica por conta da sua baixa resistência ao calor e aos riscos. Se entrarem em contato com temperaturas muito altas, é bem provável que você tenha problema com marcas e manchas, que podem ocasionar um belo prejuízo.

Gostou de aprender essas dicas e de conhecer alguns dos principais modelos de bancada para cozinha disponíveis no mercado atual? Então não deixe de conferir também o nosso outro artigo com dicas sobre como montar uma cozinha americana!