Casa e Construção

Quer construir um jardim perfeito? Confira nossas dicas!

Cláudia Dunkel
Escrito por Cláudia Dunkel em 03/07/2019
Quer construir um jardim perfeito? Confira nossas dicas!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Para quem deseja contar com mais qualidade de vida em casa, é preciso pensar em outros aspectos que vão além da localização e do espaço propriamente dito. Há alguns conceitos de decoração que contribuem significativamente para suprir essa necessidade, permitindo um maior descanso e o entretenimento de toda a família.

Construir um jardim perfeito é uma alternativa que deve ser considerada — para isso, é preciso ter um planejamento e contar com profissionais capacitados que vão suprir as suas expectativas, assim como proporcionar bons momentos para os moradores.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você tenha acesso a dicas práticas sobre como deve ser um jardim perfeito que vá agregar valor ao seu imóvel, além de oferecer os benefícios já mencionados. Boa leitura!

Construa um lago artificial

Apostar em elementos com água permite que aquele ambiente ganhe um aspecto muito mais atrativo e contemplativo. Às vezes, pode parecer que essa será uma solução um pouco complicada, mas a simplicidade em construir um lago artificial em seu jardim pode ser comparada com a obra de uma piscina.

Para a escolha do melhor local a ser instalado, é preciso estabelecer alguns critérios. Caso tenha crianças em casa, por exemplo, não é indicado que seja muito centralizado. Além disso, existe a necessidade de colocar algum material que impeça que elas o acessem, como grades.

Ademais, avalie qual é o tamanho ideal para o lago, entendendo sobre o espaço disponível. O indicado é que não seja muito grande, pois fará com que parte do ambiente que poderá ser utilizado para outros fins de entretenimento seja perdida.

Preocupe-se com o deck em torno da piscina

Para fazer um jardim perfeito, é necessário pensar no ambiente externo como um todo. O entorno da piscina e do ofurô, por exemplo, precisa ser planejado de modo que fique atrativo, que não ofereça riscos aos usuários e que conte com um material que apresente durabilidade.

Madeiras nobres eram as mais procuradas justamente por serem resistentes à presença de cupins e apresentarem chances menores de apodrecimento. No entanto, nos últimos anos, foram surgindo materiais alternativos para os decks que oferecem uma maior resistência quanto aos aspectos naturais.

O porcelanato é um material que apresenta aparência sofisticada e que traz facilidade de manutenção e limpeza, ideal para as famílias que buscam por itens que ficam conservados por mais tempo e que não exigem um cuidado tão específico no dia a dia.

Utilize pérgola e coreto

Utilizar pérgola e coreto na área externa contribui para uma decoração sofisticada e que permite o descanso sem necessariamente estar exposto ao sol ou ao mau tempo. Para a escolha adequada desses materiais, é preciso optar por aqueles que estejam de acordo com o estilo geral de seu jardim. Tudo precisa estar em harmonia, tanto na área externa quanto no perfil de decoração escolhido para a sua casa.

Em relação às pérgolas, os materiais mais comuns são aqueles feitos com madeira. No entanto, já existem os mais complexos, que são controlados por controle remoto, oferecendo mais flexibilidade ao morador.

Contrate um paisagista para o seu projeto

É comum pessoas gerenciarem seu projeto de paisagismo e escolherem os materiais para um jardim perfeito sem o acompanhamento de um profissional qualificado. No entanto, é essencial contar com esse auxílio, uma vez que ele já tem expertise no mercado e entende quais são os melhores fornecedores, além de saber como aproveitar, de maneira mais adequada, o seu espaço — sem deixar de lado as necessidades exigidas por você logo nas primeiras reuniões.

Esse profissional contribuirá para que o seu projeto esteja de acordo com o estilo de decoração escolhido para a sua casa, além de fazer um estudo mais aprofundado que permitirá mais segurança para a parte estrutural da construção. Árvores, por exemplo, apesar de trazerem uma sensação de tranquilidade e permitirem mais qualidade de vida, precisam ser minuciosamente analisadas, uma vez que as raízes podem comprometer a edificação.

Por fim, um paisagista entenderá de maneira mais precisa os prazos necessários para a conclusão do seu projeto, pois ele tem uma visão de gestão mais detalhada e saberá coordenar os profissionais contratados para que tudo seja feito dentro do previsto e de acordo com o plano inicial. Isso contribui para que não haja imprevistos, além de trazer mais tranquilidade aos moradores de que a obra sairá da maneira que sempre sonhou!

Pesquise diferentes espécies de flores e plantas

Ao pesquisar por plantas e flores para a área externa, o primeiro passo é entender sobre a adaptação das espécies em ambientes que estão expostos ao tempo. Cactos e suculentas estão em alta entre as preferências das pessoas, justamente por serem esteticamente bonitos e não exigirem um cuidado especial, resistindo a muitas horas de iluminação direta, além de não necessitarem de tanta água como outros tipos de plantas.

Além deles, a espada-de-São-Jorge é uma planta muito utilizada para ambientes externos e pelas pessoas que fazem um projeto de paisagismo detalhado para o jardim. É bem adaptável, pois resiste à sombra e à iluminação, além de não precisar de muita rega. Mas tenha atenção quanto a essas plantas, pois, caso o solo fique muito encharcado, poderá prejudicá-las.

Uma alternativa bastante versátil, a pata-de-elefante também se adapta aos diferentes climas, tanto aos mais moderados quanto aos mais quentes e com iluminação direta. Aqui, é preciso se preocupar também com o solo, uma vez que precisa ser drenável para preservar a saúde de suas raízes.

Independentemente de qual planta escolher, é preciso pesquisar inicialmente sobre quais são as suas particularidades e quais se adaptam mais facilmente ao clima de sua região. Dessa forma, será possível preservar a aparência sempre chamativa de seu jardim.

Neste conteúdo, você pôde ficar por dentro de algumas dicas essenciais para criar um jardim perfeito. Para que todas elas sejam seguidas e você consiga fazer aquele projeto que sempre desejou, é preciso contar com espaço e pensar na área externa desde os primeiros planos para a construção de sua casa. Sendo assim, o ideal é adquirir um lote em condomínio horizontal, pois a obra poderá ser realizada já de acordo com as particularidades do seu projeto, atendendo às suas expectativas.

Deseja conhecer nossos empreendimentos? Entre em contato com a gente, converse com algum de nossos profissionais e confira as opções disponíveis!