Construir área de lazer

6 dicas de como planejar e construir sua área de lazer: confira!

Devido ao cotidiano corrido e à agitação dos centros urbanos, ter opções em casa para poder curtir mais tempo em família e relaxar de maneira mais tranquila é essencial. Nesse contexto, ter uma área de lazer traz inúmeros benefícios, como a garantia de se divertir com segurança e a possibilidade de usufruir de mais qualidade de vida, além de ter um contato maior com a natureza e ser economicamente rentável.

No entanto, para quem tomou a decisão de ter esse privilégio, uma dúvida é bastante comum: como construir área de lazer na minha própria casa? Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você acompanhe 6 dicas práticas e possa usufruir de todas as vantagens que ela proporciona. Boa leitura!

1. Conte com profissionais qualificados

Contratar profissionais qualificados, como um arquiteto, é sinônimo de uma obra com qualidade e que vá atender exatamente às suas necessidades. É ele quem vai escutar os seus anseios e elaborar um planejamento de acordo com o estilo do terreno, além de entender perfeitamente sobre saídas hidráulicas e elétricas — e então iniciar uma obra que não tenha nenhum gargalo nesse sentido.

Além disso, o profissional vai otimizar o espaço da melhor maneira. Sabe aquele cantinho que você acredita não ter nenhuma funcionalidade? O arquiteto tem uma visão diferenciada. Nele, poderá caber a sua churrasqueira, por exemplo. Por fim, ele utilizará materiais de qualidade e com um bom custo-benefício. Afinal, de nada adianta comprar produtos baratos se a obra apresentar problemas em pouco tempo, não é mesmo? É o famoso “barato que sai caro”.

2. Considere o espaço disponível

É essencial considerar o espaço disponível em sua casa. Essa dica está diretamente ligada ao tópico anterior, uma vez que o profissional contratado entenderá o que é possível ser feito naquele ambiente. Às vezes, não existe a possibilidade de fazer um parquinho para as crianças, mas é possível aproveitar algum espaço para colocar algumas opções de brinquedos.

Dessa forma, não compre nenhum tipo de material sem o aval do arquiteto, justamente pelo fato de existir a necessidade de avaliar todo o ambiente e elaborar um planejamento sobre o que vai ser feito.

Aliás, o planejamento é a palavra-chave para que a sua área de lazer seja construída com sucesso. A partir dele, você terá a noção do orçamento da obra, do cronograma físico-financeiro e terá o controle da execução.

3. Invista na segurança do local

Segurança é um dos fatores primordiais em que se deve investir ao construir área de lazer. Afinal, esse provavelmente foi um dos quesitos que fez você optar por essa obra. Ou seja, de nada adianta usufruir desse privilégio se ele oferece riscos para sua família, principalmente para as crianças.

Os playgrounds, por exemplo, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), não devem ser construídos em pisos de concreto. O ideal é que sejam feitos em grama, areia ou madeira, além de avaliar a condição desses espaços para que seja limpo e evite contaminações. Além disso, se verificar nos brinquedos instalados farpas, quinas ou pregos expostos, é preciso arrumar estratégias para retirá-los.

Se a sua área de lazer oferecer uma piscina, o local deve ser projetado para que não haja queda brusca. O piso ao seu redor deve ser anti-derrapante, oferecendo segurança para quem sair molhado e transitar pelo ambiente.

Apostando nesses quesitos, é possível ter uma área que vá trazer divertimento e despreocupação para aquele encontro entre familiares ou amigos.

4. Una beleza e funcionalidade

Ter um espaço que vá encher os seus olhos assim que ficar pronto é um dos principais objetivos. No entanto, de nada adianta ter um local onde a beleza predomina se ele não é funcional e não vá atender às suas necessidades. Logo, é preciso traçar um planejamento que vá unir uma área de lazer funcional e que seja do seu gosto no sentido visual.

Materiais como porcelanato e papéis de parede não são muito indicados, uma vez que não oferecem resistência. Sendo assim, exigirão troca em um período curto de tempo, trazendo gastos para a manutenção.

Deseja construir uma churrasqueira? Busque por materiais que trarão segurança e ao mesmo tempo oferecerão uma excelente estética ao ambiente. Não se esqueça de optar por bancadas e armários perto desse local, para que você consiga armazenar tudo o que for necessário no dia do churrasco em família.

5. Aposte em uma área verde

Nos centros urbanos, todo mundo deseja uma “fugida” para um ambiente onde o verde predomina, não é verdade? Imagine só poder contar com esse privilégio em sua própria casa, na área de lazer. Mas é preciso ter cuidado, pois existem regras para a construção de uma área como essa que variam de acordo com a cidade.

Esses pontos se referem principalmente à plantação de determinados tipos de árvores. Entre as especificações, uma das mais importantes se relaciona à altura. Isso porque ela não pode ultrapassar determinada extensão devido à rede elétrica do condomínio, que pode ser prejudicada se a árvore crescer muito.

Nesse contexto, é interessante que a pessoa busque condomínios que já tenham soluções para isso. Entre elas, a Rede de Distribuição Urbana subterrânea, conhecida como RDU subterrânea, que oferece mais segurança e a garantia de que gargalos como esses não ocorrerão no dia a dia.

Preocupando-se com esses fatores, resta apenas aproveitar esse espaço natural construído em sua área de lazer. Algo positivo até mesmo para as crianças: imagine só um piquenique feito em sua própria casa?

6. Escolha um bom acabamento

Agora que você já sabe as principais dicas sobre como construir área de lazer, não se esqueça desse importante detalhe: o acabamento. Os pisos, por exemplo, são os materiais que mais se desgastam com o passar do tempo. Ou seja, é um item que exige muita pesquisa para adquirir, com o objetivo de escolher aquele que apresente o melhor custo-benefício.

Além disso, não escolha materiais de uma moda que esteja muito em voga e seja muito chamativa. Isso porque elas são passageiras e, quando não estiverem mais em alta, pode tornar o seu ambiente inusitado.

Neste artigo, você pôde entender 6 dicas sobre como construir área de lazer. Ao levar em consideração esses pontos, você terá uma obra bem-sucedida e um espaço em sua casa para aproveitar fins de semana e feriados com amigos e familiares. Tudo isso em sua própria casa, com a garantia de segurança e qualidade de vida para as pessoas queridas por você.

Gostou deste conteúdo e deseja ter acesso a mais dicas como essas? Nos acompanhe nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.