Condomínio Horizontais

5 razões para você querer morar perto da praia!

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 16/07/2018
5 razões para você querer morar perto da praia!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Sol, vento no rosto, cheiro de sal, contato direto com a areia e a água do mar. Quem não adora curtir um final de semana na praia? Mas você não precisa esperar até as férias ou os aguardados dias de folga para aproveitar todos esses benefícios. Se você morar perto da praia, pode usufruir de todas essas coisas diariamente.

Quem tem o prazer de morar em uma região litorânea passa a contar com diversas vantagens que vão além dos momentos de lazer, descanso e diversão. Os benefícios foram constatados em pesquisas cientificas mundo afora e incluem a manutenção da saúde e melhora na qualidade de vida com o alívio do estresse, proporcionado pelo contato com a natureza e o incentivo à prática de exercícios físicos na água ou à beira-mar.

Se você nunca parou para pensar em como seria residir em um local com fácil acesso a uma praia, nós vamos listar, neste post, cinco ótimas razões para você considerar essa possibilidade. Acompanhe!

1. Benefícios em todas as estações ao morar perto da praia

Engana-se quem pensa que a praia pode ser aproveitada apenas durante o verão ou trata-se de uma atração interessante só na parte do dia. À noite, um mergulho pode ser revigorante para aliviar as tensões de um dia estressante de trabalho ou de estudo.

No inverno, caminhar sobre a areia de uma praia deserta (estando muito bem agasalhado, é claro!) pode ser uma agradável, revitalizante e reveladora experiência para os sentidos e uma ótima oportunidade para se afastar temporariamente e refletir sobre desafios e problemas.

Muitos artistas encontram inspiração diante do movimento das ondas, do som que vem do mar, do aroma da maresia e da sensação provocada pelo contato direto da areia com a pele. Mas não é necessário ser um artista para se deixar inspirar e ser tomado pela presença revigorante da natureza, para encontrar paz interior e quietude.

2. Ganhos para a saúde mental

O barulho das águas, mesmo para quem fica do lado de fora do mar, pode ter um efeito harmonizante e ser um convite à reflexão, trazendo tranquilidade e calmaria. Parte desse efeito é explicada porque as ondas geram íons negativos que, ao serem absorvidos pelo organismo, promovem alterações em nossas moléculas, resultando em sentimentos como de equilíbrio e paz interior.

Uma pesquisa desenvolvida pela universidade britânica de Exeter apontou que o som vindo do mar ativa o córtex pré-frontal do cérebro. Essa região é associada pelos cientistas à autorreflexão e a emoções que ampliam a nossa capacidade de autoconhecimento e de bem-estar.

As experiências revelaram ainda que os moradores de cidades litorâneas tinham uma saúde melhor e viviam por mais tempo do que aqueles que residiam em áreas do campo, por exemplo.

Já um estudo realizado em uma cidade da Nova Zelândia e publicada na revista acadêmica Health & Place apontou uma diminuição na carga de estresse entre pessoas que moravam perto do mar.

Uma das autoras do estudo observou uma relação direta entre a redução do estresse nos participantes e os efeitos de visualização da cor azul (do oceano). O mesmo resultado não foi obtido na mesma experiência feita com a cor verde (das plantas).

3. Melhorias para a saúde

A proximidade com o oceano pode ajudar a melhorar o sistema respiratório e trazer diversos benefícios para pessoas com doenças como asma, bronquite e alergias respiratórias.

Após algumas experiências com pessoas que sofriam dessas doenças, foi observada uma diminuição considerável dos sintomas após o contato com o ar salgado da região litorânea.

A explicação pode estar no processo que os cientistas denominam de desintoxicação osmótica. Ele se parece com a limpeza promovida pelo soro fisiológico, em nossas vias nasais. Ao respirar próximo do mar, a brisa que vem da praia auxilia na limpeza do aparelho respiratório.

Outro efeito benéfico é que o ar oceânico é rico em íons negativos de hidrogênio. Eles ajudam nosso organismo a absorver o gás oxigênio e a equilibrar nossos níveis de serotonina, substância química que atua na regulação do nosso humor, sono e apetite, entre outros.

4. Fortalecimento do sistema imunológico

Ficou comprovado que o contato com a água salgada tem diversos efeitos benéficos para a nossa saúde. Além de hidratar a pele, ela aumenta os níveis de circulação sanguínea e também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Outro efeito direto sobre o nosso sistema natural de proteção e defesas está relacionado com o sol. Quem mora em uma cidade litorânea tem mais chances de frequentar a praia e de se expor aos raios solares. Essa exposição estimula a produção de vitamina D, que além de ser essencial ao corpo humano, traz diversos benefícios — entre eles, a proteção ao sistema imunológico.

A vitamina D também ajuda a melhorar a saúde óssea e reduz o risco de alguns tipos de câncer, sendo também uma aliada na prevenção a doenças como a depressão, pois eleva os níveis de endorfina, o chamado “hormônio da felicidade e do prazer”.

5. Motivação à prática de exercícios

É natural que, morando próximo à praia, você seja contagiado pela vontade de fazer exercícios físicos com regularidade e bem próximo ao mar. Afinal, estará o tempo todo vendo pessoas praticando caminhadas no calçadão ou na areia, nadando, jogando vôlei ou futebol, pedalando na ciclovia, surfando ou correndo.

Alguns estudos científicos indicam que o ambiente próximo do mar atua como um motivador à pratica regular de atividades físicas, que trazem ganhos tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

Outra vantagem é que você pode usufruir do tempo na praia para se exercitar sozinho, com a família ou com os amigos e sem precisar pagar nada por isso. Uma cidade litorânea oferece a possibilidade de combinar atividades de lazer e de bem-estar que podem ser feitas de graça!

Com esses argumentos, ninguém estranharia se você quisesse, agora mesmo, se mudar para outro local, apenas para aproveitar as vantagens de morar perto da praia. Se essa ideia animou você, aproveite para conhecer os esportes marítimos que você poderá praticar ao estar bem próximo da sua futura casa, à beira-mar!