atividades ao ar livre

Conheça os benefícios da atividade ao ar livre no seu dia a dia

A prática regular de exercícios ajuda a manter o desempenho físico, melhora a qualidade do sono e combate as doenças cardíacas, a osteoporose e até o diabetes. Isso contribui positivamente para uma vida com mais disposição.

Muitas pessoas acham que a única forma de incorporar esse cuidado na rotina é ao se matricular em uma academia. Porém, logo a desistência acontece e o sedentarismo volta com tudo. Para que isso não aconteça, uma ótima maneira de se manter em movimento e se tornar saudável é aderir às atividades ao ar livre. Com essa escolha, é possível variar os tipos de modalidades e se beneficiar de diversos jeitos.

Ficou curioso? Então, conheça a seguir as vantagens que a prática de atividades ao ar livre pode trazer para a sua vida e comece já!

1. Oferece contato com a natureza

Um dos grandes pontos positivos da prática em um espaço aberto é o contato com a natureza, que tem o poder de renovar as energias.

Ao estar rodeado de verde, pássaros e elementos naturais, a sua mente terá facilidade para se reorganizar. Com a mudança de ares, principalmente nas grandes cidades, a sensação de relaxamento é maior e a atividade fica mais prazerosa.

Outro aspecto positivo é a exposição solar, que auxilia a melhorar o sistema imunológico e produz a vitamina D no seu organismo. Esse nutriente é responsável pelo fortalecimento dos ossos e ajuda a garantir a saúde.

Entretanto, antes de se expor ao sol, não se esqueça de aplicar filtro solar. Assim, você se protege dos raios nocivos, evita queimaduras e não corre o risco de desenvolver câncer de pele.

 

2. Permite conhecer novos lugares

Por não estar preso a um só lugar, é viável aproveitar o momento de atividades ao ar livre para explorar novos parques, pontos turísticos e ambientes com uma bela paisagem de fundo.

Mesmo na sua cidade, que você conhece bem, dá para visitar locais desconhecidos. Procure referências na internet e indicações de amigos para desvendar um novo espaço de um jeito surpreendente.

No entanto, mantenha a segurança como prioridade e evite pontos com pouca sinalização ou afastados. Faça uma pesquisa sobre a região e informe-se sobre como chegar e se há policiamento no local.

Essa troca de plano de fundo é benéfica, já que não deixa a atividade ficar monótona. Assim, o incentivo para levantar e correr ou andar de bicicleta será maior.

3. Diminui o estresse e a ansiedade

Com a rotina corrida e cercada de estresse, é comum desenvolver quadros de ansiedade e até de depressão. Logo, é essencial arranjar um tempo para relaxar e deixar toda a irritação para trás.

Durante a prática de exercícios, o corpo libera endorfina, uma substância responsável por incentivar a sensação de conforto e bem-estar. Com isso, dá para se sentir mais disposto, feliz e bem-humorado.

Esses resultados ajudam a combater todos os efeitos negativos do estresse, dão alegria para o seu dia e evitam o surgimento de doenças variadas.

4. Favorece a respiração

A prática de exercícios, por si só, já leva a uma melhora na respiração. Entretanto, quando a atividade é feita ao ar livre, a atmosfera é muito mais benéfica do que aquela que circula em uma sala fechada com ar-condicionado, por exemplo.

Ao fazer um treino em uma área verde e aberta, o ar respirado é saudável, o que evita alergias, auxilia na circulação do sangue e oferece boa oxigenação para os pulmões.

Essa otimização ainda contribui para o bom funcionamento de todos os órgãos e estimula uma boa noite de sono.

5. Permite realizar uma variedade de exercícios

Outro benefício das atividades ao ar livre é a grande variedade de movimentos disponíveis. Dá para fugir da rotina e evitar aquele treino que é igual todos os dias — e que funciona como um dos maiores causadores das desistências.

Desde que os exercícios sejam feitos com segurança, com acompanhamento médico e sem excessos, é válido apostar em modalidades novas sempre que possível.

Algumas opções são praticar yoga, andar de skate ou patins, caminhar e fazer atividades na água, como o stand up paddle e o surfe. Já as atividades em grupo, como o vôlei e o futebol, são boas maneiras de socializar, conhecer novas pessoas e passar bons momentos em família ou entre amigos.

6. Traz uma grande diversidade de estímulos

Para quem gosta de modalidades de impacto, como a corrida, estar ao ar livre se torna mais desafiador, devido aos estímulos. Há o vento, a claridade, as irregularidades do terreno e os tipos diferentes de superfícies.

Tudo isso eleva o exercício a outro patamar e transforma o momento em algo especialmente interessante. As funções cognitivas também se beneficiam, já que a atenção fica ampliada e o poder de pensamento, mais rápido.

Para quem faz treinos médios ou pesados, a alternativa é muito conveniente, porque o espaço aberto é ótimo para maximizar a eficiência de treino e, assim, ter um ótimo desempenho.

7. Estimula a aproveitar mais o condomínio

Quem tem apartamento ou casa em condomínio fechado ou está pensando nessa possibilidade pode se beneficiar muito com a prática de atividades ao ar livre, já que não é preciso se distanciar de casa.

Graças às comodidades que esses empreendimentos apresentam, como a área de lazer, é possível fazer exercícios variados e aproveitar todos os benefícios de contar com um espaço aberto a qualquer hora do dia e no conforto do lar.

Ao contar com uma piscina, por exemplo, dá para praticar natação e outras possibilidades aquáticas. Espaços planos servem para andar de bicicleta, patins e correr. Se o condomínio tiver uma quadra, dá para jogar várias modalidades em grupo. A área verde, por sua vez, é perfeita para uma caminhada. Com tantas possibilidades, a tendência é que os moradores valorizem ainda mais a experiência de morar em condomínio.

Nos empreendimentos da Laredo Urbanizadora, todos esses benefícios são garantidos. No Thai Residence, há piscinas de diversos tamanhos e profundidades. Já o Kenoa Residence oferece 70 lotes: espaço é o que não falta para a rotina de exercícios.

No Maui Home Club and Health, o espaço é incrível e tem uma atmosfera ideal para diversas práticas. Com 90 lotes rodeados por muita natureza, o empreendimento inspira qualidade de vida e movimento. Isso revela que não faltam boas opções para morar e, é claro, para mexer o corpo!

Por fim, tenha em mente que as atividades ao ar livre contribuem para uma saúde de ferro e auxiliam a eliminar o estresse com mais facilidade. Ao conhecer os principais benefícios de adotar esse hábito na sua vida, basta escolher o local ideal e o seu exercício favorito e acabar com a preguiça.

Agora, aproveite e acompanhe ainda mais dicas de moradia, decoração e bem-estar! Siga a Laredo Urbanizadora no FacebookTwitter, Instagram e LinkedIn!

Posts relacionados