4 atividades relaxantes para quem precisa desestressar

4 atividades relaxantes para quem precisa desestressar

A correria do dia a dia, os compromissos familiares, as obrigações profissionais e as tarefas de administração do lar fazem com que os momentos de descanso sejam cada vez mais preciosos. Para aproveitar melhor esses intervalos, o ideal é descansar o corpo e também a mente. No espaço da sua própria casa, você e sua família podem se dedicar a algumas atividades relaxantes.

Você não precisa esperar as tão aguardadas férias para fazer uma pausa para desestressar. É possível inserir na sua rotina de trabalho, estudos e lazer, alguns momentos mais relaxantes que podem melhorar o seu humor e tornar sua vida mais agradável, leve e prazerosa.

Sabia que atividades manuais podem ser uma ótima forma de ocupar a mente? Enquanto você se concentra no trabalho manual, descarrega as energias e trabalha melhor a capacidade de expressão. Com efeito terapêutico, elas também nos ajudam a processar nossas emoções, como o nervosismo, a tensão, a angústia e a raiva. Isso nos auxilia a ter mais equilíbrio e serenidade na busca por estabilidade emocional.

Que tal conhecer algumas dessas tarefas manuais que você pode inserir na rotina da sua casa, com sua família? Tome nota e mãos à obra!

Atividades relaxantes para praticar em casa

1. Jardinagem

Quem pensa que as rosas não falam e que as plantas não podem nos ouvir é porque nunca teve um jardim em casa. A prática de jardinagem é uma atividade terapêutica que pode beneficiar a saúde de adultos, idosos e crianças, na relação de cuidado com as plantinhas. Por isso, é uma ótima opção para envolver toda a família!

Desde a etapa de semear, regar, colher frutos e podar a planta, é possível se relacionar com ela, observando suas várias fases de desenvolvimento. Para que seu jardim floresça e suas plantas cresçam mais felizes, muitas pessoas costumam “conversar”, cantar e até colocar músicas para que elas sintam a vibração da melodia.

O ideal é que você tenha um espaço em casa para dedicar ao seu jardim. A atividade é muito gratificante e recompensadora, pois as plantas podem nos fornecer belas flores, mas também muito relaxante, pois alivia o estresse e melhora a saúde mental.

2. Horta

Assim como a jardinagem, a atividade manual de cuidar de uma horta ou pomar pode ter inúmeros benefícios para a nossa saúde mental. Lidar com a terra, se dedicar aos cuidados com as plantas ou fazer arranjos florais são formas de esvaziar a cabeça, de aliviar o estresse e nos aproximar da natureza.

Além disso, cavar, capinar, plantar e fazer outros exercícios repetitivos de força e alongamento podem ser ótimas fontes de gasto de energia e atividade física de baixo impacto. O contato com o sol também estimula a produção natural de vitaminas no organismo. Tudo isso ao ar livre!

No meio da correria e caos das grandes cidades, manter uma horta em casa pode ser como ter um oásis particular. Além do contato direto com o verde, você pode ser recompensado com frutas, hortaliças e verduras frescas, para nutrir o hábito de uma alimentação mais saudável.

Tem forma mais divertida de sugerir para seus filhos comerem alimentos naturais do que aqueles que eles acabaram de colher na horta da sua própria residência? As crianças vão adorar acompanhar o crescimento das plantas, observar como se originaram os alimentos e apreciar o ciclo natural da vida.

3. Culinária

Se você aprecia comer, existem grandes chances de também gostar de cozinhar. Dependendo da relação que você possui com a comida, da situação específica em que escolher cozinhar e do seu interesse pessoal por culinária, essa atividade pode ser bastante divertida – e saborosamente relaxante.

Nada de ir para a cozinha com pressa, sem muita paciência para observar o que vai ser colocado na panela ou começar a combinar os ingredientes sem pensar! Atividades culinárias só exercem efeitos relaxantes se você também estiver com essa intenção.    

Reserve um momento com tempo livre, prepare o espaço  antes de colocar as mãos à obra e selecione os ingredientes com calma e atenção. Esse pode ser inclusive um ótimo pretexto para você reunir familiares e reencontrar os amigos de uma forma divertida e prazerosa!

Cozinhar é uma arte que ajuda nas habilidades de organização e planejamento. Requer sensibilidade e promove estímulos sensoriais, já que visão, olfato e paladar são muito trabalhados. A criatividade para decorar os pratos e combinar os ingredientes também dá à atividade um tempero extra.

4. Artesanato

Quando somos crianças, é comum realizarmos atividades “artísticas” na escola usando tintas, massinhas, papéis e outros materiais. É ainda mais comum que o resultado de nossa tarefa não seja exatamente uma “obra de arte”, digno de exposição em museu. E tudo bem!

Exatamente porque, nessa época, não temos grandes cobranças, noções de imperfeições ou um alto nível de exigência. Muito diferente da fase adulta, em que lidamos com as pressões profissionais, críticas e insatisfações pessoais.   

Tarefas artesanais, como cerâmica, pintura ou bordados nos ajudam a relaxar e trabalhar o autoconhecimento. Lidar com o fato de que o resultado talvez não fique conforme o desejado, com a necessidade de recomeçar caso você erre no meio do caminho, e com a opinião dos outros pode ser desafiador. Afinal, no dia a dia, muitas coisas também não saem conforme planejamos. E temos de lidar com todos esses sentimentos.

Casas oferecem o espaço ideal para as atividades

Como vimos, não é necessário dispor de uma grande estrutura ou de materiais de outro mundo para praticar atividades manuais que proporcionem aquela adorável sensação de relaxamento. Mas se você quiser cultivar esses hobbies com mais conforto, o ideal é que sua residência seja uma casa ampla, onde você e sua família possuam mais espaço para se dedicarem às atividades – especialmente a manutenção de uma horta ou de um jardim.

Gostou das nossas dicas de atividades relaxantes para praticar em casa? Agora você tem boas opções de tarefas manuais para distrair a mente, seja sozinho ou em família. Mas lembre-se que não basta cuidar só da cabeça, pois o organismo, como um todo, precisa de atenção.

Que tal praticar atividades físicas ao ar livre? Você pode fazer exercícios no seu quintal, jardim ou área comum do seu condomínio. Além de ter contato com a natureza, você movimenta todo o corpo. Sua saúde agradece!

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