Bem estar e Integração

Como voltar a frequentar locais públicos pós pandemia?

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 06/11/2021
Como voltar a frequentar locais públicos pós pandemia?
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

A crise de coronavírus imprimiu impactos severos em todo o planeta e a nossa geração passou, pela primeira vez, por um problema desse porte. A vacina vem trazendo esperança para a sociedade, mas ainda não chegou a hora de relaxar completamente. Por isso, é essencial saber como voltar a frequentar locais públicos pós pandemia.

Fazer compras, ir ao cinema ou visitar locais públicos, ações anteriormente banais e corriqueiras, demandarão um pouco mais de cuidado e atenção das pessoas, mesmo após tantos meses de distanciamento e isolamento social. Continue lendo o artigo e descubra como fazer isso!

Dê preferência aos locais amplos e abertos

Uma das escolhas mais importantes para voltar a frequentar locais públicos pós pandemia, ao menos no começo, é apostar em lugares amplos e abertos. Tendo em vista que o coronavírus causa uma infecção pulmonar e sua transmissão é, na maioria das vezes, aérea, esse tipo de escolha ajuda a minimizar consideravelmente as chances de se infectar.

Isso é ainda mais recomendável se você fizer parte do grupo de risco ou for dar um passeio com seus filhos, por exemplo. Felizmente, o Brasil conta com ótimas alternativas na maioria das suas cidades, como praças públicas, parques naturais, pistas de corrida, belas praias, grandes playgrounds e assim por diante. 

Mantenha a sua saúde em excelente estado

Como a maioria das pessoas já sabe, quem tem doenças crônicas ou apresenta um estado de saúde menos robusto tende a ter um desfecho menos favorável se contrair o coronavírus. Os cientistas e médicos ainda discutem alguns fatores que podem causar gravidade, mas o fato é que você pode fazer a sua parte para ficar mais saudável.

Separe um tempo para cuidar da sua nutrição, apostando em alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas cítricas, verduras e legumes. Além disso, os exercícios físicos também são muito importantes, desde que praticados com segurança. Corra no parque ou frequente academias que seguem os protocolos de segurança. 

Continue com excelentes hábitos de higiene

Para voltar a frequentar locais públicos pós pandemia você deve continuar (e até reforçar) os seus hábitos de higiene. O seu contato com outras pessoas, objetos e superfícies aumentará e, para que você tenha mais segurança, não deve se esquecer de usar o álcool em gel, lavar as mãos e não tocar no próprio rosto.

Pense, por exemplo, na enorme quantidade de pessoas que toca no corrimão de uma escada rolante ou no botão de um elevador. Isso aumenta o risco de contaminação por contato com partículas virais, não é mesmo? Sendo assim, o processo de higienização precisa ser feito antes sair de casa, durante o seu passeio e na volta, pelo menos.

Siga as orientações dos órgãos competentes

Em tempos de crise, mesmo com tanta controvérsia, o mais recomendado é seguir as recomendações dos órgãos competentes, uma vez que são essas instituições que detêm o conhecimento e estão em dia com as últimas pesquisas sobre o assunto. Além disso, essas orientações costumam convergir e ter uma lógica irrefutável.

É crucial, por exemplo, ouvir o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a OMS (Organização Mundial da Saúde). A SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) também ganhou espaço durante a crise e pode ser uma excepcional alternativa para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto como um todo. 

Mantenha distância de ambientes aglomerados

Da mesma forma que você deve dar preferência aos locais amplos e abertos, é necessário fugir de ambientes aglomerados, mesmo que eles sejam espaçosos. Um bom exemplo disso são as praias brasileiras em dias ensolarados, pois mesmo com uma área enorme, as pessoas acabam ficando muito próximas e, eventualmente, até apertadas.

Quando você mantém, pelo menos, 2 metros de distância do próximo, diminui bastante as chances de transmissão. O ideal é que, ao menos em um primeiro momento, você evite alguns eventos como shows ou lugares como cinemas, a não ser que eles consigam cumprir os protocolos de distanciamento recomendados.

Aposte na criação da sua própria “bolha social”

O termo “bolha social” já era utilizado antes do advento do coronavírus, mas ganhou um novo significado com a crise, sobretudo para quem deseja voltar a frequentar locais públicos pós pandemia. Em linhas gerais, isso quer dizer que você deve manter proximidade e contato com um número limitado e conhecido de pessoas.

Mesmo que vocês saiam, é interessante que apenas o grupo fique muito perto em espaços como shoppings e restaurantes. O mais recomendado é que apenas amigos e parentes que residam no mesmo condomínio fechado ou bairro sejam incluídos, para que até mesmo os deslocamentos sejam menores.

Não caia na tentação de sair o tempo todo

Depois de tantos meses de confinamento e isolamento social, é natural que você e qualquer pessoa estejam ansiosos para voltar a frequentar locais públicos. No entanto, ainda é preciso que tenha prudência e não caia na tentação de sair o tempo todo, até para reduzir os riscos de contaminação até todos serem vacinados.

Diante dessa realidade, apenas faça as saídas que forem extremamente necessárias. Se você for fazer compras no mercado, por exemplo, adquira tudo que precisa para ficar abastecido por algumas semanas. Aproveite e escolha alguns quitutes, seja um bom anfitrião e receba as pessoas da sua “bolha social”.

Procure um médico em caso de sintomas

Esse foi outro tema que causou controvérsia durante a pandemia de coronavírus em todo o mundo, mas o fato é que, atualmente, é consenso que você deve procurar por ajuda em caso de sintomas mais intensos. Embora ainda não haja um remédio ou tratamento específico para a doença, as orientações e o suporte podem salvar vidas.

É natural que, ao voltar a frequentar locais públicos pós pandemia, haja um risco maior de ser contaminado e, por isso mesmo, você não deve hesitar em buscar auxílio médico. Outro ponto importante é manter a chamada “etiqueta respiratória”, usando máscara, álcool em gel e evitando propagar gotículas no ambiente.

Depois de conferir este conteúdo, você já está pronto para voltar a frequentar locais públicos pós pandemia. Siga essas dicas e tenha prudência, para que essa nova liberdade seja definitiva e não acabe abalada com uma contaminação inesperada!

Gostou de aprender como voltar a frequentar locais públicos pós pandemia? Então compartilhe livremente este conteúdo em suas redes sociais!