Condomínio Horizontais

Como ter uma casa sustentável? Saiba o que considerar na construção!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 14/11/2021
Como ter uma casa sustentável? Saiba o que considerar na construção!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Atualmente, uma das grandes tendências do setor imobiliário e da construção civil em todo o planeta é a de oferecer soluções que minimizem o impacto que um imóvel e seus moradores produzem no meio ambiente.

Felizmente, por meio de pequenas mudanças, algumas estruturais e outras de atitude, você pode fazer com que a sua propriedade esteja em melhor sintonia com a natureza e, de quebra, fique mais econômica e até mesmo mais valorizada no mercado.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas de como ter uma casa sustentável. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o post e saiba o que considerar na construção!

Implemente a coleta de água pluvial

A implementação da coleta de água pluvial já faz parte de muitos projetos da construção civil atualmente, e você precisa considerar essa opção se deseja ter uma casa sustentável. As chuvas são uma fonte constante e recorrente em muitos locais, o que pode representar uma tremenda economia e uma enorme redução de desperdícios.

Você poderá utilizar o volume obtido para o chamado uso não nobre, como na limpeza de calçadas, lavagem de carros ou mesmo em descargas, por exemplo. Além disso, de forma indireta, você ajuda no funcionamento adequado da rede de esgoto e na diminuição dos efeitos das enchentes, pois armazena parte do que iria ser drenado.

Tenha uma área de compostagem

Você já ouviu falar da compostagem? Trata-se de um processo de reciclagem de lixo orgânico, que pode ser feito com bastante facilidade. Por meio dela, é possível transformar as matérias orgânicas produzidas no seu lar em adubo natural, que poderá ser utilizado depois em atividades de agricultura familiar, como jardins e pequenas hortas.

Além de ser um substituto do uso de produtos químicos, é algo que pode virar um hobby para os moradores, especialmente se você tem filhos. Será preciso separar os restos de comida, sobretudo borras de café, pedaços de legumes e cascas de frutas, evitando que eles sejam jogados em lixões ou aterros sanitários da sua cidade.

Monte uma pequena horta

O material que você obterá por meio da compostagem precisa ter uma destinação, não é verdade? Por isso, você pode considerar montar uma pequena horta na sua casa sustentável. Ela não costuma dar muito trabalho e pode oferecer opções interessantes para uma dieta saborosa e balanceada, como ervas e temperos.

Como se não bastasse, você pode reutilizar aquela caixa de leite ou garrafa PET vazia, que levaria muito tempo para se decompor na natureza, para fazer a sua plantação. Isso pode ser feito mesmo em pequenos espaços, como a área de serviço ou um cantinho da cozinha. O importante apenas é que tenha uma boa incidência de raios solares.

Considere ter um jardim vertical

Da mesma maneira que o produto da sua compostagem pode servir para montar uma variada horta na sua casa, ele também pode ser destinado para um bonito e moderno jardim vertical. Essa é uma das grandes tendências de decoração dos tempos atuais e pode fazer com que seu imóvel ganhe muito charme e estilo.

As plantas que você escolher para o local podem contribuir para umidificar e purificar o ar, pois absorvem o gás carbônico presente e liberam oxigênio. Esse é um tipo de escolha que casa muito bem em varandas ou áreas de serviço, cujo suporte pode ser feito de madeira resistente ou belas grades de metal.

Invista na compra de lâmpadas de LED

A preocupação com o consumo de energia é uma constante nos dias de hoje, e está relacionada não apenas com a criação de uma casa sustentável, mas também com uma boa economia na conta de luz no final do mês. Por isso, se você ainda não trocou as suas lâmpadas por opções mais econômicas, chegou a hora de fazer isso.

As versões em LED são as que têm o menor gasto do mercado e existem modelos que se encaixam em qualquer ambiente ou luminária. As incandescentes já são uma raridade e as fluorescentes também estão caindo em desuso, pois além de consumirem mais, possuem uma durabilidade bem menor, o que, por si só, já não justificaria a sua compra.

Aproveite melhor a energia do sol

Da mesma forma que as lâmpadas de LED podem ajudar a diminuir a conta de energia, aproveitar melhor a luz do sol é outra ação que pode trazer diversos benefícios e tornar sua casa ainda mais sustentável. Estar exposto aos raios ultravioletas é algo essencial para a saúde humana, especialmente por conta do aumento da sintetização da vitamina D.

Além disso, com janelas grandes, portas abertas e claraboias colocadas em pontos estratégicos a luminosidade natural pode incidir sem barreiras, o que ainda permite a renovação do ar em ambientes internos. Se você quer investir ainda mais, uma boa possibilidade é a de instalar painéis solares e produzir o que você mesmo consumir.

Adquira alguns sensores de movimento

Quem disse que a tecnologia não pode ser uma poderosa aliada para quem quer ter uma casa sustentável? A automação tem o seu papel nesse contexto e pode ajudar de diversas formas, como por meio dos sensores de movimento. Eles servem para acender lâmpadas colocadas em pontos estratégicos, como corredores, apenas quando houver a presença de alguém.

Esse pode ser até mesmo um interessante aparato de segurança, dissuadindo a ação de meliantes na madrugada, caso seja instalado na entrada, por exemplo. Além disso, não é necessário se preocupar se você ou seus filhos esquecem as luzes de um local acesas, pois elas desligarão sozinhas algum tempo depois que vocês saírem do ambiente.

Como você pode ver ao longo do post, ter uma casa sustentável depende de uma série de escolhas que é possível fazer desde o momento da construção do imóvel. Mesmo que alguns itens demandem algum investimento, eles certamente retornam em contas mais baratas ou pelo simples fato de saber que estamos protegendo nosso meio ambiente!

Gostou de aprender como ter uma casa sustentável? Quer receber mais conteúdos como este em primeira mão? Então, não deixe de assinar, inteiramente grátis, a nossa newsletter!