Casa e Construção

7 motivos para adquirir um lote grande para construção da sua casa

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 24/07/2019
7 motivos para adquirir um lote grande para construção da sua casa
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

É bastante provável que você, assim como boa parte dos brasileiros, tenha a intenção de investir no mercado imobiliário por conta da sua excelente rentabilidade e altos níveis de segurança. No entanto, o que você talvez ainda não saiba, é que existem muitos motivos para adquirir um lote grande para construção da sua casa.

Em vez de adquirir uma casa ou um apartamento já pronto, você pode, gastando muito menos dinheiro na fase inicial, optar por uma “tela em branco”. Na qual, você fará o projeto ideal para a sua família e terá a propriedade que sempre sonhou. Confira o conteúdo, a seguir, e conheça algumas razões para cogitar essa opção!

1. Investimento financeiro para o futuro

Um dos muitos motivos para adquirir um lote grande para construção da sua casa é que esse se trata de um belo e certeiro investimento financeiro para o futuro. Isso é ainda mais relevante quando partimos para uma comparação, em termos de segurança, com as outras alternativas do mercado econômico, como a poupança, a renda fixa e as ações.

Historicamente, mesmo com todas as e crises e oscilações que o nosso país experimentou nos últimos anos, as propriedades mantiveram não apenas um bom preço de venda, como também uma boa liquidez e, eventualmente, até uma valorização. É uma garantia relevante e, ao fechar a aquisição, você terá o seu patrimônio sempre garantido pela lei.

2. Prerrogativa de expandir a construção

Uma opção que tem chamado a atenção de muita gente, e que não deixa de ser um dos motivos para adquirir um lote grande para construção da sua casa, é que você terá a possibilidade de expansão. Por mais que essa compra implique em gastos, ela também acaba por ser uma bela forma de economizar.

Você não precisa de grandes quantias para fazer esse investimento, como seria no caso de outros imóveis. Além disso, caso o orçamento não esteja muito folgado, nada impede que você comece a fazer uma suíte ou uma pequena casa projetada e, a partir de alguma sobra financeira, melhore e expanda a construção.

É possível, por exemplo, aproveitar grandes promoções e adquirir uma quantidade relevante de cimento, telhas ou tijolos. Outra atitude recomendável é a de pesquisar bastante, rodando as lojas e vendo quais são os artigos que estão com um bom preço, negociando abatimentos e apostando em itens com o melhor custo-benefício.

3. Criação de um espaço customizado

Além de expandir a construção de acordo com as suas reservas financeiras, você também tem a possibilidade de criar um espaço customizado para você e sua família. Definitivamente, essa é uma das grandes vantagens de comprar um terreno, pois você pode ter a casa dos seus sonhos, mas sem ter que gastar uma verdadeira fortuna para isso.

Caso você tenha muitos filhos, por exemplo, é viável construir um quarto para cada um, com uma metragem específica. Já para quem ama animais, que tal fazer um belo quintal ou, até mesmo, instalar um pequeno canil? O mesmo princípio vale para quem gosta de receber amigos e pode apostar na criação de um conceito amplo, com espaço aberto.

4. Segurança do mercado imobiliário

Pensar no futuro da família e dos filhos é algo extremamente comum para boa parte das pessoas, ainda mais se considerarmos que, no Brasil, ainda existem muitas oscilações econômicas e, eventualmente, crises. A segurança do mercado imobiliário, portanto, é outro dos muitos motivos para adquirir um lote grande para construção da sua casa.

Você até poderia investir na poupança ou em fundos como uma forma de poupar dinheiro, deixando de fazer certos gastos para aplicar em algo mais concreto. No entanto, o rendimento pode ser muito baixo ou o risco muito alto. Já um terreno, na maioria das vezes, se valoriza e tem boa liquidez, pois a demanda por esse tipo de propriedade não é baixa.

5. Menor aporte inicial de capital

Como dissemos, uma das vantagens de comprar um terreno é que se trata de um tipo de propriedade que demanda um menor aporte de capital inicial. Como o setor imobiliário brasileiro é muito valorizado, sobretudo nos grandes centros urbanos e nas cidades vizinhas, essa pode ser a única possibilidade de muitas pessoas.

Além disso, você pode aproveitar toda a liberdade que essa escolha oferece para construir uma casa do zero, quando bem entender. Com o auxílio de um engenheiro ou um arquiteto, é possível elaborar um projeto personalizado e que atenda às suas demandas e necessidades, criando o espaço que você sempre sonhou.

6. Possibilidade de renda passiva

Você já deve ter ouvido falar que uma das formas mais eficientes e inteligentes de viver, com tranquilidade financeira, é fazer o dinheiro trabalhar para a gente, independentemente do nosso ofício principal, não é mesmo? Pois, acredite: esse também pode ser um dos muitos motivos para adquirir um lote grande.

Se, em um primeiro momento, você opta por morar no local, não tem problema. Nada impede que, no futuro, ao se mudar de cidade, ou mesmo, de imóvel, você use esse patrimônio para gerar renda, por meio da locação para terceiro. Assim, todos os meses, você recebe uma quantia na sua conta, sem precisar fazer esforço.

7. Revenda com muito mais facilidade

Por fim, outro dos muitos motivos para adquirir um lote grande para construção da sua casa, é que você tem a possibilidade de fazer a revenda com muito mais facilidade. Não é difícil perceber que negociar um lote ou terreno tende a ser bem mais simples que tentar se desfazer de um imóvel construído, que é muito mais caro.

Essa realidade é especialmente positiva para as pessoas que, eventualmente, tenham algum receio de passar por apertos financeiros no futuro. Você faz um aporte inicial menor na aquisição, pode construir de acordo com suas possibilidades e, caso seja necessário, não será complexo achar um interessado disposto a pagar até mais do que você pagou.

Como você pôde ver, não faltam motivos para adquirir um lote grande para construção da sua casa. Aproveite o ensejo para conhecer os empreendimentos residenciais da Laredo e ganhe a chance de usufruir de todas essas vantagens apresentadas!

Gostou de conhecer os motivos para adquirir um lote grande para construção da sua casa? Ficou interessado em comprar um? Então, entre em contato com a nossa empresa!