Casa e Construção

8 dicas para a construção da área de lazer residencial

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 30/06/2021
8 dicas para a construção da área de lazer residencial
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Construir uma boa área de lazer residencial pode proporcionar muita diversão, comodidade para sua família e momentos de descontração ao reunir amigos. No entanto, para tornar o imóvel ainda valorizado, alguns aspectos sobre o orçamento, infraestrutura, decoração e aproveitamento do espaço exigem atenção especial.

Pensando nisso, vamos apresentar 8 dicas para tornar a sua área de lazer residencial mais bonita, confortável, aconchegante e funcional. Confira os detalhes que mais influenciam na hora de escolher o projeto mais adequado às características do seu imóvel e à necessidade de sua família.

Aproveite a leitura!

1. Avalie os custos do projeto

A primeira dica — e a mais valiosa — para começar qualquer projeto de área de lazer residencial é definir o teto financeiro e anotar toda a sua previsão de gastos em uma planilha. Exceto se for contratar um profissional para entregar o seu projeto pronto, o ideal é considerar cada detalhe e o peso que isso terá sobre o orçamento. Inicialmente, você pode reunir a família e ouvir opiniões e ideias.

Com esse escopo elaborado, é a hora de analisar os custos. Lembre-se de que isso inclui os gastos com o arquiteto, de todos os materiais necessários, inclusive o preço de cada mudinha de planta que deve compor o cenário desse espaço. Faça mais de um orçamento, pesquise bastante e compare os preços dos produtos e serviços.

Fazer esse levantamento detalhadamente ajuda a visualizar melhor o projeto, permite remodelar as ideias e também reduz os riscos de desperdício. Organização e planejamento são fatores cruciais em cada investimento e são quesitos bem relevantes para aproveitar melhor os recursos materiais, humanos e tornar os empreendimentos mais sustentáveis.

2. Leve em conta o espaço disponível

Considerar a disponibilidade de espaço físico é essencial para tornar o seu projeto mais adequado à realidade de seu imóvel. Nem todas as casas têm espaço disponível para construir uma piscina ou uma churrasqueira com lareira ou nem mesmo um espaço gourmet.

Por isso, avaliar essas questões é de extrema importância para ajustar o projeto de sua área de lazer residencial à infraestrutura de seu imóvel. Outro ponto interessante é otimizar o espaço e trabalhar com alternativas. Se não pode construir a piscina, considere a possibilidade de investir em um ofurô ou em hidromassagem.

3. Utilize móveis com boa durabilidade

Principalmente para área externa, o ideal é investir em imóveis de boa durabilidade e adequados ao estilo de seu projeto. Ter esse cuidado pode representar economia com recompra de itens ou com reformas. Devido aos riscos de sol e de chuva, invista em móveis impermeáveis. Faça escolhas que garantam conforto, mas que evitem prejuízos futuros.

Para evitar o rápido desgaste de seus móveis opte por estruturas de madeira impermeável, de fibra natural, sintética ou mesmo de plástico. E se for construir ou comprar uma churrasqueira, convém fazer a instalação dela o mais longe possível dos móveis da casa. Fumaça e fuligem podem deteriorar diferentes tipos de materiais. 

4. Invista no paisagismo

Optar por área verde em casa faz toda a diferença, pois ajuda a aproximar o seu ambiente da natureza e preenchê-lo com a sensação de bem-estar, sofisticação e charme. Para isso, você pode explorar o espaço colocando árvores na parte externa ou espécies maiores de plantas ao lado de grandes móveis.

Já as plantinhas menores, mais delicadas ou floridas são um detalhe à parte: preencha pequenos vasos sobre as mesas ou coloque arranjos nos banquinhos. Além de perfumar o local, sua área de lazer residencial transmitirá uma atmosfera muito mais harmônica e bonita.

Portanto, o uso inteligente de árvores, palmeiras, plantas e flores é ideal para compor o ambiente e ajudar a limitar espaços quando a parte externa da casa é extensa. Investir em paisagismo, pesquisar ideias ou contratar um profissional do ramo é importante para criar novos ambientes e deixar a sua área de lazer mais estilosa.

5. Instale a churrasqueira em local coberto

Quase uma unanimidade entre o povo brasileiro, o churrasco é o detalhe principal de encontros de família, festas e confraternizações. O ideal é que a churrasqueira seja instalada ao ar livre, mas em um espaço coberto para ser utilizada mesmo nos dias de chuva. Utilidades como pia, balcão, mesa e geladeira também precisam ser protegidas. 

6. Capriche na decoração da área de lazer residencial

Além da parte botânica da decoração, também é preciso criar projetos de iluminação do ambiente externo. Saber combinar cores, móveis e plantas ajuda a criar um espaço mais agradável aos olhos e favorável ao bem-estar. Com criatividade, não é preciso gastar com a decoração de sua área externa. Ouse. Inove e personalize o seu espaço.

7. Reserve espaço para uma horta

Investir em plantas é uma forma simples e barata de deixar os ambientes mais bonitos, pois elas trazem muito mais vida à decoração. A criação de espaços sustentáveis eleva a possibilidade de maior contato com a natureza, promove maior bem-estar e ajuda a relaxar e aliviar o estresse.

Uma dica valiosa é separar um cantinho para cultivar uma pequena horta em sua área de lazer. Para otimizar o espaço, opte pela horta vertical. Explore materiais rústicos, que dão um tom mais contemporâneo e elegante. Investir em folhagens orgânicas é uma atitude ecologicamente plausível, pois protege o solo e ajuda na promoção da saúde.

8. Pense na limpeza e conservação

Finalmente, vale frisar a importância de construir o seu espaço de lazer residencial bem estruturado para mantê-lo limpo e organizado. Se for construir piscina, será necessário um reservatório extra de água para o banheiro externo. Igualmente relevante é optar por pisos antiderrapantes e que sejam fáceis de higienizar. Também é aconselhável pensar na limpeza e conservação ao escolher os móveis.

Pode-se concluir que a elaboração de um projeto de área de lazer residencial exige um planejamento adequado e a atenção em pormenores que podem ser determinantes para a funcionalidade e conforto desse espaço. Logo, a adoção de nossas dicas pode simbolizar mais segurança, entretenimento, qualidade de vida e bem-estar.

Gostou dessas dicas? Se precisa de mais orientações nesse sentido, não se intimide: entre em contato com a Laredo Urbanizadora e fale com nossos colaboradores!