Bem estar e Integração

Conheça 5 vantagens de residir em um bairro com área verde

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 02/12/2020
Conheça 5 vantagens de residir em um bairro com área verde
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Morar em cidades, principalmente em capitais, pode ser bastante estressante. As selvas de pedra, com toda a sua densidade na paisagem, podem compor um cenário um tanto quanto pesado para se viver, especialmente em rotinas corridas. Entretanto, em Aracaju é possível encontrar locais com ampla área verde para mudar esse cenário.

Isso permite um extenso contato com a natureza, havendo também possibilidades de residir em regiões que oferecem comodidade e leveza para morar, visto que áreas verdes proporcionam uma experiência muito diferente dessa realidade “pesada” que retratamos acima.

Sendo assim, um bairro que se preocupa com a qualidade de vida dos moradores precisa sim contar com espaços em que a natureza é vista, valorizada e vivida. A seguir, trouxemos 5 vantagens de morar em um local com área verde, confira!

1. Maior qualidade de vida

Não é tão necessário citar pesquisas que comprovam que pessoas vivem melhor sem estar o tempo todo em grandes centros urbanos: imagine você com sua família passando com os cachorros, ou andando de bicicleta, em um ambiente todo arborizado, relaxante, agradável, com ar puro… Imaginou? Pois é.

Lembre-se de que as plantas melhoram significativamente a qualidade do ar, o que promove uma vida mais saudável. Sem dúvida, o primeiro grande benefício de morar em um bairro com área verde é a melhoria da qualidade de vida, até mesmo no sentido mais biológico, cuidando da umidade, temperatura etc.

2. Redução do estresse

Isso de se sentir em paz respirando ar fresco em um ambiente livre com diversas áreas é realidade para muita gente. É importante contar com um ambiente relaxante, especialmente se e a área onde você mora. Ao caminhar em áreas verdes, o seu coração fica mais calmo, literalmente, diminuindo a chance de problemas e visitas ao cardiologista.

Além do ar puro, regiões arborizadas contam com mais oportunidades para relaxar, socializar e se exercitar, por isso faz muito diferença nos níveis de estresse, podendo auxiliar até mesmo no tratamento de ansiedade e depressão, já que proporciona uma vida bem mais saudável.

3. Incentivo à prática de exercícios

Falando em ambientes para relaxar e praticar exercícios, convenhamos: você prefere correr na longa faixa da avenida, ao lado dos carros, ou fazer uma caminhada em um ambiente cheio de árvores e próprio para isso? Ao morar em um bairro com área verde, você dispõe de todo o local para praticar atividades ao ar livre.

O momento de praticar tipo de exercício é muito diferente do que se faz na academia, por exemplo, pois você está desfrutando de uma experiência aberta, com contato com a natureza. Ao terminar uma caminhada, corrida ou treino de exercícios específicos, você pode olhar o céu, deitar na grama, curtir a paisagem etc.

Adeus ao sedentarismo

Em bairros com área verde, até mesmo aqueles que não tem o hábito de fazer exercícios de capacidade física são beneficiados, visto que você vai caminhar naquela área com certa frequência e/ou pode sair com a sua família para determinada atividade, seja levar o cachorro para passear, andar de bicicleta ou apenas espairecer a mente.

Dessa forma, a vida se torna menos sedentária, pois você sabe que ao sair de casa tem um ambiente muito agradável logo ali, pertinho e com segurança. Isso serve de grande incentivo para deixar aquela poltrona de lado. Caminhar 30 minutos entre as árvores ou levar as crianças para brincarem, que seja, já impacta muito no seu estilo de vida.

4. Melhora o lazer das crianças

Falando em brincadeira das crianças, quem mora em cidades grandes sabe o tamanho do desafio que é tirar os pequenos da frente das telas. Na verdade, pode ser até perigoso deixar com que as crianças saiam para brincar fora de ambientes planejados e controlados, fator que torna muito mais complicado proporcionar lazer de qualidade.

Morar em um bairro com área verde abre esse leque. Você pode proporcionar um lazer diferenciado para as crianças, dando uma maior possibilidade de socialização — visto que ela pode brincar com os vizinhos — e melhorando muito a diversão do seu filho, sem precisar morrer de preocupação em troca.

Contato com a natureza

Outro ponto importante quando o assunto é área verde é o impacto que isso tem no crescimento das crianças. Em grandes centros urbanos pode ser que ocorra uma falta de conexão com a natureza e com a origem das coisas, de forma que a criança não consegue observar o processo que há por trás da comida que ela mesma come, por exemplo.

Sendo assim, viver perto de alguma natureza é uma maneira de prover um contato maior para as crianças com questões ecológicas, além de ser uma oportunidade de aprender: a plantar, a cuidar da terra, a direcionar diferentemente a produção de lixo, poluindo menos, entre tantos outros aspectos importantes.

5. Mais calma e menos barulho

Imagine aí o cenário típico de uma capital: trânsito, buzinas, carros para todo o lado, comerciantes, lojas, barulho, estresse. Você trabalha nessa realidade o dia inteiro, imagine chegar em casa e contar com o mesmo barulho, deitar a cabeça no travesseiro e ouvir os carros passando, pessoas andando, enfim… Cansativo, concorda?

A sua experiência cotidiana é muito diferente quando você consegue sair do trabalho, chegar em casa e então deixar todo o estresse “da cidade” porta afora. Bairros com áreas verdes tendem a ser mais calmos (porque são planejados dessa forma) e você não tem que abrir mão das facilidades de morar na cidade para ter isso.

Investimento mais valioso

Ao escolher morar em um local com natureza, você não está apenas investindo em um imóvel. Sem entrar em questões de valorização (que também são positivas nesse caso), estamos falando de qualidade de vida. Você vai morar em um bairro que, ao entrar nele, seu dia já pode mudar só pelo ambiente em que você está.

Isso sim é um bom investimento, quando você recebe todo o valor agregado daquilo que escolheu: compensa porque faz a sua vida melhor, porque garante que a sua família viva da melhor forma possível. E esse é bem o resultado de quem tem a experiência renovadora que é morar em um bairro com área verde.

E você, o que acha? Concorda que qualidade de vida para ter uma boa rotina e uma família feliz é tudo? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!