Condomínio Horizontais

Como financiar um lote? Confira 6 dicas!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 11/11/2021
Como financiar um lote? Confira 6 dicas!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Uma das opções para quem quer ter a casa própria, ou investir, é comprar um terreno para construção. A dúvida mais comum que surge após essa decisão é como financiar um lote.

Optar pela compra de um terreno é uma boa escolha, já que você pode contar com valores competitivos, bem como taxas de juros mais baixas comparando com as de compra de imóveis, sejam na planta ou prontos.

Você não pode deixar a dúvida de como é feito o financiamento do lote ser um empecilho para tirar seus sonhos do papel. Por isso, continue a leitura deste post e saiba tudo sobre o assunto!

1. Conheça as principais formas de compra

É preciso que você saiba que existem diversas maneiras de comprar um lote. Cada uma delas depende do seu perfil de consumidor e, claro, do valor do empreendimento. Sabemos que é interessante que você conheça todas as possibilidades para montar a sua estratégia de finanças pessoais.

Por isso, a seguir, apresentamos as principais formas de pagamento. Você deve conhecer as opções disponíveis para que a sua escolha seja a mais sensata, garantindo as melhores condições de pagamento, conforme o seu perfil e as suas necessidades. Confira abaixo.

À vista

Se você tem um dinheiro guardado, optar pela compra do terreno à vista pode ser uma boa opção. Dessa forma, você evita os juros que são incidentes nessa operação financeira. Porém, é preciso ter bastante atenção: há terrenos “a preço de banana” que são negócios que podem dar dor de cabeça no futuro, como por causa de uma possível ausência de documentação de registro.

Financiamento próprio

Uma das opções para a compra do seu lote é o financiamento direto com a urbanizadora. Nesse modelo, é possível negociar taxas mais atrativas e condições facilitadas para você começar a colocar o seu sonho de construção em ação. Geralmente, você pode dividir até o valor da entrada do lote. Essa é uma das vantagens em destaque do financiamento próprio.

2. Faça uma análise do seu orçamento

É fundamental que você faça uma análise do seu orçamento. É necessário avaliar como está a qualidade da sua saúde financeira. Dessa forma, é essencial ter um controle, seja via planilha ou aplicativo, da sua renda e das suas despesas. Fazer esses registros é primordial para identificar gastos desnecessários e se adequar para fazer o financiamento do lote, afinal, é necessário dar uma entrada no ato da compra.

Para que você possa identificar isso, uma dica interessante é aplicar a matriz SWOT. Essa sigla vem do inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. A metodologia SWOT é uma técnica que ajuda você a atuar exatamente nos pontos que são mais críticos. Uma dica é fazer uma simulação de preço para te auxiliar a definir seu orçamento.

3. Esteja em dia com as suas contas

Um ponto que é muito importante para conseguir financiar o terreno é estar em dia com as suas contas. As empresas realizam análises de crédito para reduzir a exposição ao risco, zelando pela saúde financeira do negócio. Nesse sentido, consumidores que têm um histórico de ser maus pagadores enfrentam dificuldades na hora de conseguir crédito.

Por isso, se você está planejando comprar um lote, ou até mesmo um imóvel pronto, é essencial garantir que seu nome não esteja restrito nos bureaus de crédito. Além disso, verifique se não há algum boleto em aberto no seu nome, mesmo que não esteja negativado. Essas contas em aberto também pesam o seu score. Você pode verificar isso por meio do DDA (Débito Direto Autorizado), onde o seu banco emissor informa todos os boletos que foram gerados no seu CPF (Cadastro de Pessoa Física).

4. Monte um fundo de reserva

Sabemos que pode acontecer de um mês ou outro surgir uma urgência financeira. Gastos não planejados podem colocar o seu pagamento das parcelas em risco. Por isso, é fundamental que você monte um fundo de reserva. Basicamente, a ideia é guardar, mensalmente, um montante para ser usado caso haja uma emergência financeira.

Para que essa estratégia tenha o efeito esperado, uma dica interessante é optar por investir o dinheiro mensal do fundo de reserva em ativos com alta liquidez. Hoje, a caderneta de poupança não é a melhor opção para quem quer guardar dinheiro, pois a sua rentabilidade não acompanha a inflação. Prefira investir no Tesouro Direto Selic: você pode começar a poupar investindo a partir de R$ 40,00 e resgatar o valor quando quiser.

5. Declare sempre o seu IRPF

O Imposto de Renda de Pessoa Física é obrigatório para trabalhadores que tenham tido uma remuneração acima do piso determinado pelo Governo anualmente. No entanto, você sabia que o ideal é fazer a declaração mesmo que não esteja na lista obrigatória? O motivo disso é porque o IRPF é um documento que mostra todas as suas operações financeiras e o seu patrimônio.

Na hora de realizar o financiamento do lote, com esse documento as suas chances de aprovação de crédito são maiores. Afinal, ele traz todos os detalhes das suas finanças e confirma se você tem condições de arcar com a operação de crédito. O ideal é que você conte com um profissional contábil para dar suporte no momento da declaração.

6. Tenha um planejamento financeiro

Todas as dicas citadas anteriormente fazem parte de um planejamento financeiro. A última delas é escrever esse plano, criar um cronograma e definir o que deve ser feito para que você possa colocar essas dicas em prática. É importante seguir essas sugestões, porque elas são essenciais para que você consiga juntar o valor da entrada do financiamento e ainda, quem sabe, possa conquistar outros bens para o seu patrimônio.

É importante que no seu planejamento financeiro, além de mapear sua renda e despesas, você pense também na sua carreira: quanto espera ter de salário daqui a um ano? Faça um plano paralelo, mas interligado, para traçar o seu crescimento profissional e gerar impacto positivo na sua remuneração.

Com essas dicas de como financiar um lote em prática, é hora de buscar o terreno ideal para você. Na Laredo Urbanizadora temos as melhores opções de investimentos em terrenos da região Nordeste. Escolhendo adquirir um lote de um de nossos empreendimentos, você ainda conta com a opção de financiamento feito diretamente por nós: uma oportunidade para fechar negócio.

Compre agora mesmo o seu terreno em um condomínio fechado de alto padrão! Conheça os nossos empreendimentos e entre em contato conosco.