Você passou anos imaginando como seria a sua casa perfeita, da maneira que se encaixasse exatamente nos seus planos futuros. Agora é hora de executar tudo isso e, acredite, tudo precisa estar bem-planejado para que haja controle orçamentário. Neste post, você descobre como construir uma casa sem que o financeiro te impeça de continuar sonhando.
Para que a jornada da sua casa nova não estoure o orçamento é necessário muito foco, um plano de construção e diversas outras questões, mas você pode ficar tranquilo: esse esforço e as diversas tomadas de decisão positivas tendem a resultar em uma casa incrível, digna de ser cenário de todas as suas próximas realizações.
E então? Você está pronto para descobrir as principais maneiras de construir uma casa focando no controle e planejamento financeiro? Então confira as nossas dicas!
1. Defina um orçamento real
O primeiro passo para limitar os gastos durante a construção é saber em que pé estão as suas finanças e quanto mais você está disposto a investir na construção do seu sonho. Assim, fica fácil de planejar e determinar os próximos passos relacionados aos gastos monetários.
É claro que gastos extras podem acontecer, mas em todas as outras situações que você puder controlar, é importantíssimo levar em consideração o seu orçamento definido. Ao longo do processo de construção, pode ser que você tenha que reconsiderá-lo, por isso, reflita sobre o seu orçamento disponível para a construção de tempos em tempos.
2. Tenha um projeto de obra
O projeto de obra oferece a possibilidade de “desmembrar” a construção em etapas e categorias. Sabendo, então, qual é o seu orçamento disponível para a obra, nesse momento basta que você distribua os gastos e valores pelos conjuntos determinados pelo projeto.
Essa relação entre os grupos de ações da obra e o financeiro pode ser conhecida como Cronograma Físico-Financeiro. Essa estratégia pode oferecer diversas vantagens pontuais para essa jornada, como:
- plano de obras mais realista;
- fluxo de caixa controlado e esclarecido;
- boa previsibilidade da obra;
- reconhecer para onde está indo o seu dinheiro etc.
3. Conte com o trabalho de um profissional
Contar com uma equipe de profissionais bem preparados é muito importante para garantir uma construção bem-estruturada e viabilizada por processos com foco em otimização de recursos. É claro que você pode auxiliar em toda a determinação do projeto, afinal, quem mais poderia conhecer as necessidades da sua família?
A ideia aqui é contar com um bom engenheiro ou arquiteto para dar forma aos seus rabiscos e ideias. Sem contar na importância do detalhamento correto e padronizado (nas plantas baixas, há símbolos e medidas que devem estar no documento e que podem facilitar a rotina da equipe responsável por colocar a mão na massa e executar o projeto).
4. Tenha uma planilha de controle de gastos
O processo da construção da sua casa pode ser bastante complexo: há diversos pontos a serem resolvidos e muitas vezes você terá que ir à loja de materiais de construção para garantir os insumos necessários para dar andamento ao processo.
São muitos investimentos, compromissos e compras e, sabendo disso, como você sabe o que já comprou e quanto dinheiro já foi aplicado? Para manter os gastos alinhados com o orçamento definido, é preciso contar com o apoio de uma planilha, aplicativo ou até mesmo uma caderneta: o importante é registrar os gastos a fim de conquistar uma visão panorâmica sobre as suas finanças.
5. Invista em estratégias para poupar na hora de comprar material
É fato que a compra de materiais de construção pode preocupar quem deseja poupar na construção da casa, mas eles, obviamente, são essenciais e você deve assumir algumas boas posturas nesse momento. Dá uma olhada na lista de sugestões:
- compre à vista e garanta descontos;
- tenha em mente a quantidade necessária para evitar desperdícios;
- priorize o custo-benefício de tudo o que for comprar;
- negocie com o fornecedor (considere o preço de outras lojas de materiais de construção);
- considere a compra de materiais de segunda mão;
- compre em larga escala etc.
Além disso, você precisa se livrar de qualquer possibilidade de comprar por impulso. A gente sabe que, às vezes, o preço da promoção é bem atrativo e que parece uma boa ideia comprá-los e usar depois. Mas considere que é possível que os produtos vençam sem que a sua equipe os tenha utilizado.
6. Prefira o contrato por empreitada do que por dia
Gerenciar os profissionais da obra também pode ser um desafio. A nossa dica relacionada a isso é que você os contrate por empreitada e não por dias, já que há muitos profissionais que estendem o tempo da obra para continuar a receber.
Além disso, você deve se manter atento aos processos na obra: faça visitas e converse com os profissionais para se inteirar sobre o que já foi finalizado e veja quais são as próximas etapas a serem executadas.
7. Pense em sustentabilidade
Poupar na construção deve ser a sua prioridade, mas nada impede de considerar o seu futuro na casa nova. Isso significa que você pode investir em soluções que apoiem a otimização de recursos (como a água da chuva ou a energia solar, por exemplo). Essas e outras adoções podem colaborar para a saúde financeira na casa nova, mas não é só isso: o mundo e a natureza também agradecem!
Agora você já sabe como construir uma casa sem que o investimento impacte tanto a sua rotina. Lembre-se de que, além de adequar essa postura econômica, há muito mais para ser decidido.
Antes de “bater o martelo” sobre o local escolhido para construir e morar, você precisa conhecer os nossos empreendimentos. A Laredo está consolidada há anos e propõe uma maneira mais leve e liberta de se viver, garantindo que os moradores dos condomínios estejam inseridos em um cenário super positivo, de paz e união.
Se você quer saber mais sobre os empreendimentos Laredo, saiba que pode contar conosco para fazer a melhor apresentação dessas possibilidades! Chega na nossa aba de contato e chame a gente para descobrir mais!