Casa e Construção

Saiba como construir casa sem estourar o orçamento em 7 dicas!

Silmara Coutinho
Escrito por Silmara Coutinho em 17/09/2021
Saiba como construir casa sem estourar o orçamento em 7 dicas!
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Você passou anos imaginando como seria a sua casa perfeita, da maneira que se encaixasse exatamente nos seus planos futuros. Agora é hora de executar tudo isso e, acredite, tudo precisa estar bem-planejado para que haja controle orçamentário. Neste post, você descobre como construir uma casa sem que o financeiro te impeça de continuar sonhando.

Para que a jornada da sua casa nova não estoure o orçamento é necessário muito foco, um plano de construção e diversas outras questões, mas você pode ficar tranquilo: esse esforço e as diversas tomadas de decisão positivas tendem a resultar em uma casa incrível, digna de ser cenário de todas as suas próximas realizações.

E então? Você está pronto para descobrir as principais maneiras de construir uma casa focando no controle e planejamento financeiro? Então confira as nossas dicas!

1. Defina um orçamento real

O primeiro passo para limitar os gastos durante a construção é saber em que pé estão as suas finanças e quanto mais você está disposto a investir na construção do seu sonho. Assim, fica fácil de planejar e determinar os próximos passos relacionados aos gastos monetários. 

É claro que gastos extras podem acontecer, mas em todas as outras situações que você puder controlar, é importantíssimo levar em consideração o seu orçamento definido. Ao longo do processo de construção, pode ser que você tenha que reconsiderá-lo, por isso, reflita sobre o seu orçamento disponível para a construção de tempos em tempos.

2. Tenha um projeto de obra

O projeto de obra oferece a possibilidade de “desmembrar” a construção em etapas e categorias. Sabendo, então, qual é o seu orçamento disponível para a obra, nesse momento basta que você distribua os gastos e valores pelos conjuntos determinados pelo projeto.

Essa relação entre os grupos de ações da obra e o financeiro pode ser conhecida como Cronograma Físico-Financeiro. Essa estratégia pode oferecer diversas vantagens pontuais para essa jornada, como:

  • plano de obras mais realista;
  • fluxo de caixa controlado e esclarecido;
  • boa previsibilidade da obra;
  • reconhecer para onde está indo o seu dinheiro etc.  

3. Conte com o trabalho de um profissional

Contar com uma equipe de profissionais bem preparados é muito importante para garantir uma construção bem-estruturada e viabilizada por processos com foco em otimização de recursos. É claro que você pode auxiliar em toda a determinação do projeto, afinal, quem mais poderia conhecer as necessidades da sua família?

A ideia aqui é contar com um bom engenheiro ou arquiteto para dar forma aos seus rabiscos e ideias. Sem contar na importância do detalhamento correto e padronizado (nas plantas baixas, há símbolos e medidas que devem estar no documento e que podem facilitar a rotina da equipe responsável por colocar a mão na massa e executar o projeto).    

4. Tenha uma planilha de controle de gastos

O processo da construção da sua casa pode ser bastante complexo: há diversos pontos a serem resolvidos e muitas vezes você terá que ir à loja de materiais de construção para garantir os insumos necessários para dar andamento ao processo. 

São muitos investimentos, compromissos e compras e, sabendo disso, como você sabe o que já comprou e quanto dinheiro já foi aplicado? Para manter os gastos alinhados com o orçamento definido, é preciso contar com o apoio de uma planilha, aplicativo ou até mesmo uma caderneta: o importante é registrar os gastos a fim de conquistar uma visão panorâmica sobre as suas finanças.  

5. Invista em estratégias para poupar na hora de comprar material 

É fato que a compra de materiais de construção pode preocupar quem deseja poupar na construção da casa, mas eles, obviamente, são essenciais e você deve assumir algumas boas posturas nesse momento. Dá uma olhada na lista de sugestões:

  • compre à vista e garanta descontos;
  • tenha em mente a quantidade necessária para evitar desperdícios;
  • priorize o custo-benefício de tudo o que for comprar;
  • negocie com o fornecedor (considere o preço de outras lojas de materiais de construção);
  • considere a compra de materiais de segunda mão; 
  • compre em larga escala etc.

Além disso, você precisa se livrar de qualquer possibilidade de comprar por impulso. A gente sabe que, às vezes, o preço da promoção é bem atrativo e que parece uma boa ideia comprá-los e usar depois. Mas considere que é possível que os produtos vençam sem que a sua equipe os tenha utilizado.       

6. Prefira o contrato por empreitada do que por dia

Gerenciar os profissionais da obra também pode ser um desafio. A nossa dica relacionada a isso é que você os contrate por empreitada e não por dias, já que há muitos profissionais que estendem o tempo da obra para continuar a receber.

Além disso, você deve se manter atento aos processos na obra: faça visitas e converse com os profissionais para se inteirar sobre o que já foi finalizado e veja quais são as próximas etapas a serem executadas. 

7. Pense em sustentabilidade

Poupar na construção deve ser a sua prioridade, mas nada impede de considerar o seu futuro na casa nova. Isso significa que você pode investir em soluções que apoiem a otimização de recursos (como a água da chuva ou a energia solar, por exemplo). Essas e outras adoções podem colaborar para a saúde financeira na casa nova, mas não é só isso: o mundo e a natureza também agradecem! 

Agora você já sabe como construir uma casa sem que o investimento impacte tanto a sua rotina. Lembre-se de que, além de adequar essa postura econômica, há muito mais para ser decidido. 

Antes de “bater o martelo” sobre o local escolhido para construir e morar, você precisa conhecer os nossos empreendimentos. A Laredo está consolidada há anos e propõe uma maneira mais leve e liberta de se viver, garantindo que os moradores dos condomínios estejam inseridos em um cenário super positivo, de paz e união.         

Se você quer saber mais sobre os empreendimentos Laredo, saiba que pode contar conosco para fazer a melhor apresentação dessas possibilidades! Chega na nossa aba de contato e chame a gente para descobrir mais!