imóvel novo

Mercado imobiliário 2020: como garantir seu imóvel novo?

A moradia alugada é uma alternativa muito comum para as pessoas que precisam de um local rapidamente, mas não têm renda suficiente para comprar um imóvel. Todavia, para muitos, essa fase é algo temporário, que dura até a oportunidade de comprar uma casa própria.

Existem muitos motivos para pensar em comprar uma casa e sair do aluguel. Um deles é pelo dinheiro que você fica gastando por anos. Aqui, a única pessoa que sai ganhando é o proprietário do imóvel. Afinal, como esse dinheiro não rende, não vai retornar para você em nenhum momento.

Assim, é muito importante pensar em comprar um imóvel. Mas como realizar essa tarefa levando em consideração o mercado imobiliário atual?

Pensando nessa questão, trouxemos um artigo inteiro sobre como adquirir um imóvel novo sem sair no prejuízo. Continue lendo e fique por dentro!

Inovamos em tudo

Quais as vantagens de um imóvel próprio?

Antes de mais nada, saber os benefícios de adquirir uma casa própria é essencial, já que se trata de um investimento a longo prazo. Separamos algumas das principais vantagens de ter o seu próprio imóvel. Confira!

Diminuição de gastos

Quando você livra seu orçamento do aluguel, as economias da casa começam a se tornar mais saudáveis, já que o dinheiro deixa de ser utilizado para esse fim e pode ser direcionados para diversas questões pessoais, como lazer, planejamentos futuros e outras contas.

Assim, quem escolhe a casa própria troca esse gasto mensal por um investimento mais leve e seguro, o que pode valorizar suas finanças.

Maior liberdade de personalização

Em uma casa alugada, o morador precisa seguir algumas regras que o proprietário estabelece, como a que limita as reformas que podem ser feitas no imóvel, que poderiam até melhorar o conforto da sua família.

Nesse sentido, não é a casa que se adapta aos moradores, mas sim o contrário. Isso não é legal quando queremos um lugar com a nossa cara, certo?

Nesse sentindo, optar pela casa própria e mais vantajoso. Afinal, você não precisa dar satisfação para ninguém sobre as alterações e as construções feitas no ambiente e pode deixar tudo do seu jeitinho!

Opções variadas de pagamento

Uma última vantagem de comprar a casa própria são as facilidades que muitas empresas, construtoras e imobiliárias oferecem para o pagamento, sendo possível até fazer negociações.

Por exemplo, quem opta pelo financiamento pode negociar com o vendedor o valor da entrada e dividir o restante até finalizar a mudança, ou até mesmo pagar um valor maior na entrada a fim de reduzir os juros e parcelar o restante.

Portanto, opções que cabem no seu bolso e na sua situação econômica atual não faltam!

Quais as dicas para facilitar a compra de um imóvel novo?

Agora que você entende os benefícios de optar por esse tipo de moradia, é primordial saber como tomar essa decisão da forma certa. A seguir, confira algumas dicas para facilitar o processo de compra do seu imóvel novo.

Estude o mercado imobiliário e os custos

Para escolher o imóvel do seu interesse, é ideal seguir um processo de pesquisa. O primeiro passo é verificar a distância, isto é, se o local desejado é muito longe do seu trabalho, do centro comercial ou de algum lugar importante. Questionar-se sobre isso é necessário! Para essa tarefa, você nem precisa sair de casa. Com a internet, é possível conseguir todos os detalhes.

Busque também sobre os preços médios das regiões que deseja morar, levando em conta as propostas que afetam o valor (o número de quartos, banheiros, metro quadrado etc). Esse é o momento de estudar todas as suas opções e coletar tudo o que for possível a fim de seguir para o segundo passo.

Esse segundo passo se refere à pesquisa ao vivo. Circular pelos locais da sua preferência é muito importante. Além disso, conhecer especialistas e corretores a fim de facilitar essa tarefa é uma ótima opção.

Nesse processo, você pode confirmar quais alternativas dentro do mercado lhe agradam e fazer a comparação entre os locais escolhidos.

Pense nas opções que estão de acordo com a sua renda

Antes de realizar qualquer compra, você precisa ter a certeza de que terá dinheiro para isso. Essa ação serve para qualquer coisa, até mesmo para comprar uma balinha de 50 centavos em uma loja.

Se, por exemplo, você for financiar a casa, fazer simulações de empréstimos com bancos antes mesmo de procurar um imóvel é essencial. Essa é uma ótima forma de descobrir como vai ficar a sua renda após as parcelas do empréstimo.

Simule também, durante algum tempo, como fica seu orçamento sem o dinheiro que você vai utilizar para pagar o empréstimo mensalmente.

Se durante o processo sentir dificuldades, isso quer dizer que você precisa financiar um valor mais baixo ou aumentar o prazo de pagamento para diminuir as parcelas, caso já não tenha usado todo o limite de tempo.

Ademais, ter uma sobra na sua renda é indicado, pois nunca se sabe quando um imprevisto pode acontecer. O que pode ser um bom momento financeiro agora pode virar uma crise amanhã.

Investimento em Imóveis

Fique atento aos custos extras

Para evitar futuras despesas desagradáveis no seu orçamento, faça uma inspeção minuciosa sobre os locais do seu interesse, a fim de verificar se estão em boas condições.

Os custos extras sempre devem ser planejados dentro da sua renda, mas evitá-los é o ideal. Ao comprar o imóvel, é primordial pensar nas questões que podem afetar o local, pelo menos, durante os 5 primeiros anos de moradia.

Converse com profissionais da área da arquitetura e construção quando for visitar o ambiente, para não se enganar sobre problemas que a olho nu não são perceptíveis.

Analise as vantagens das moradias antes de decidir

Ficou em dúvida sobre os lugares que mais lhe agradaram? Então, faça um balanço das vantagens que cada região tem.

Pensar no entorno da morada, na infraestrutura regional, nos serviços públicos, no comércio local e nos meios de transportes disponíveis, por exemplo, é muito importante.

Tente fazer visitas durante todo o dia, para saber como é a circulação e o comércio no período da manhã e da noite. Não precisa ter pressa, já que visitar todo o bairro pode ser o diferencial na tomada de decisão.

Considere viver em um condomínio

A moradia em condomínio se tornou uma tendência no mercado, pois muitas famílias desejam locais mais calmos e seguros onde possam desfrutar do conforto dos seus lares.

Por conta disso, a procura por condomínios está em alta. Pensar nessa opção também é importante, pois o seu lote ganha mais valorização em um local fechado do que em um ambiente aberto.

A casa própria em um condomínio fechado é uma boa opção?

Normalmente, o preço de casas em condomínios fechados é maior, mas isso se justifica, pois o valor está relacionado à qualidade de vida alta que esses locais proporcionam.

Além disso, mesmo que pague um pouco mais, você pode ser recompensado com a valorização do lote e da sua construção, pois condomínios costumam ter mais benefícios que locais abertos.

Também tem a questão de que raramente o condomínio fechado perde valor, como ocorre em bairros abertos, nos quais a qualquer momento pode ser instalada uma indústria em frente à sua casa, diminuindo a qualidade de vida da sua família, por exemplo.

Ademais, um dos fatores mais levados em conta para a escolha de bairros fechados é a segurança. Em locais abertos, o nível de criminalidade costuma ser muito maior, devido ao seu acesso amplo. A sensação de insegurança é muito comum, principalmente em cidades grandes.

Entretanto, nos condomínios fechados, somente os moradores locais têm acesso ao ambiente. Ainda, toda a comunidade pode financiar um serviço com segurança particular, rondas diárias e portaria 24 horas.

Agora, você tem em mãos informações importantíssimas sobre as vantagens da compra de um imóvel novo e sabe como facilitar essa escolha, podendo tomar uma decisão para transformar a sua vida.

E aí, curtiu o nosso post? Então, entre em contato conosco e saiba como nós podemos auxiliá-lo na sua escolha de moradia!

Comentários