falta de motivação

Como enfrentar a falta de motivação no seu cotidiano?

Enfrentar a falta de motivação é um dos desafios de qualquer pessoa, especialmente se ela está em um ambiente de trabalho mais saturado, onde a pressão ocorre frequentemente.

Caso o indivíduo não tome algumas atitudes nem mude determinados hábitos, existe o risco de desenvolver doenças psicossomáticas, ou seja, aqueles problemas que começam em razão de seu psicológico e que podem desencadear consequências para o próprio corpo.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo, a fim de que você fique por dentro de algumas dicas para que possa driblar a falta de motivação. Continue a leitura e saiba mais!

Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos vai contribuir para que você libere hormônios diretamente ligados ao relaxamento, como a endorfina. Esse componente vai permitir ainda que você alivie dores, além de diminuir o estresse e a ansiedade naturais do dia a dia.

No entanto, essa prática não serve apenas para contornar a falta de motivação. Atividades físicas também contribuirão para melhorar a circulação de seu corpo — além de oxigenar de maneira mais eficiente o sangue, uma vez que ele passará pelos pulmões com mais intensidade. Além disso, podem ajudar a controlar a diabetes, auxiliar na perda de peso e manter os músculos saudáveis.

Quem faz exercícios também tem a oportunidade de escolher um local estratégico para realizá-los, como condomínios arborizados e praias, o que aumenta o contato com a natureza. Entre os benefícios, destacamos:

  • aumento da vitamina D por estar em contato com o sol — lembre-se apenas dos horários sugeridos (antes das 10h e depois das 16h) e de passar o protetor solar;
  • contribui para aumentar o foco;
  • traz melhorias para a pressão arterial.

Estabeleça um bom convívio social

O convívio social é sempre positivo. Em casa, sempre tente ficar em harmonia com os seus familiares, realizando atividades em conjunto e aproveitando as refeições para colocar o papo em dia, entendendo um pouco mais sobre as conquistas e os desafios pelos quais cada um está passando.

Também não deixe de reservar um tempinho para fazer aquelas coisas que você mais gosta. Se gosta de ir ao cinema e ficar por dentro das principais estreias, marque em sua agenda um dia da semana para isso, pois essa atividade vai permitir um maior relaxamento e distanciar a sua cabeça dos problemas cotidianos.

Se a sua preferência for ir à praia aos finais de semana para curtir o sol e se divertir com as crianças, ótimo! O recomendado é que você não vá adiando os seus momentos de prazer, justamente porque essa ação vai diminuir as chances de estar desmotivado em casa e no próprio trabalho.

Por fim, se preocupe sempre em conhecer pessoas novas! Ao estar por dentro de narrativas diferentes, você tem a chance de entender o que outras pessoas vivem e como lidam com diversas realidades, além de aprender uma coisa inédita a cada dia, pois todos temos muito a ensinar uns aos outros.

Frequente ambientes que preservem as boas relações interpessoais

Justamente por essas questões, o ideal é que você frequente apenas ambientes que preservem boas relações interpessoais. Locais onde há sempre comentários tóxicos vão gerar maior ansiedade, o que não é bacana para quem está desmotivado com as suas tarefas.

Se o seu trabalho for em um espaço como esse, busque conviver com pessoas que gostam de colocar os seus colegas para cima e que se preocupam em constantemente oferecer um auxílio. Também fique por perto de quem gosta de comemorar as conquistas com você.

Além disso, em sua própria casa, marque na agenda para que, ao menos uma vez por semana, ocorra um passeio diferente. Conheça lugares novos e se divirta com os familiares, pois certamente isso vai possibilitar um ambiente mais harmônico e para cima.

Desenhe metas e novos planos para a sua vida

Sempre que estamos mais acomodados, é normal que venha a falta de motivação. Caso o seu trabalho seja sempre o mesmo há algum tempo, o indicado é que você busque novos desafios na sua empresa, faça projetos saírem do papel e estabeleça algo que de fato vai trazer ganhos para os seus colegas como um todo.

Essas atitudes vão trazer um diferencial, e você terá a chance de demonstrar os seus aprendizados e de aplicar todo o seu conhecimento — o que difere de suas atividades cotidianas.

Se esse não for o seu objetivo, não tem problema nenhum! É preciso apenas que você tenha metas bem definidas, para que sempre busque por algo novo e alcance os principais objetivos estabelecidos.

Evite aquilo que não lhe faz bem

Existem algumas atitudes que devem ser evitadas, justamente porque elas contribuem para a falta de motivação. Entre elas, correr atrás de más notícias e se inteirar sempre das coisas trágicas que estão acontecendo, seja em sua empresa, seja em sua cidade. Além disso, não tenha medo de errar. Esse temor vai trazer como consequência o fato de que você estará sempre desanimado a tentar e a aprender com os próprios erros.

Esteja atento ainda à sua produtividade. Ser motivado com as funções não quer dizer estar sobrecarregado — muito pelo contrário! Significa que você está entusiasmado com as suas obrigações ou relações interpessoais, aliando o comprometimento com o lazer. Se perceber que está exagerando em algum aspecto, faça um plano de ação para entender onde está o erro, modificando alguns hábitos para que as atividades se tornem mais fluidas.

Por fim, procure sempre soluções para algo que está o afetando. Por exemplo, se as suas relações interpessoais com o grupo de trabalho não são positivas, saiba em qual grau isso está trazendo a falta de motivação e evite contato com o que está ocasionando esse mal. Assim, você estará engajado não apenas na vida pessoal, como também na profissional.

Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas para evitar a falta de motivação e contar com uma melhor qualidade de vida. Conforme abordado, o mais indicado é ir atrás daquilo que você gosta, reservar um tempo para si e preservar a companhia de pessoas que sempre torcem pelo seu sucesso, encorajando-o a cumprir as suas próprias metas e objetivos.

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de nossas novidades!

Powered by Rock Convert

Comentários