Bem estar e Integração

7 vantagens de morar em um condomínio com uma boa estrutura de lazer

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 27/08/2018
7 vantagens de morar em um condomínio com uma boa estrutura de lazer
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Se existe um tipo de imóvel que reúne as características ideais para receber famílias com filhos, são os condomínios horizontais. Afinal, esses empreendimentos permitem desfrutar de residências com cômodos amplos e de uma vida ao ar livre sem abrir mão da segurança reforçada e da localização privilegiada — principal dilema para quem ainda tem dúvidas se é melhor morar em casa ou apartamento.

Se você está nessa situação, acompanhe este artigo e saiba como a estrutura de lazer pode ser o diferencial que você estava procurando!

Vale a pena ter uma casa em um condomínio com estrutura de lazer completa?

Com certeza! Hoje em dia, ninguém discute os benefícios do convívio social e da prática regular de atividades físicas para a qualidade de vida de adultos e para o bom desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Porém, a maioria das moradias não colabora para a introdução dessas atividades na rotina diária, exigindo que as famílias se desloquem pela cidade para visitarem parques — quase sempre lotados aos finais de semana — ou clubes dispendiosos.

Por outro lado, quem tem o privilégio de morar em um condomínio horizontal pode relaxar e se divertir, tanto dentro de casa como nas áreas de uso comum, sempre que desejar.

Para se convencer dos benefícios dessa opção, confira sete vantagens de viver em um empreendimento com uma boa estrutura de lazer:

1. Conforto e comodidade

Com tantos problemas de mobilidade urbana, nada melhor que contar com tudo o que os melhores clubes oferecem a poucos passos de casa.

Isso faz com que a inclusão de atividades saudáveis no dia a dia seja muito mais simples, pois a comodidade afasta a preguiça e ajuda a tornar a prática das atividades físicas e os encontros com outras pessoas mais regulares.

Dessa maneira, justificativas como falta de tempo, gastos com locomoção e cansaço — que levam ao auto boicote — se tornam problemas do passado.

2. Segurança e tranquilidade

Graças a soluções como portarias 24 horas, câmeras de monitoramento em tempo real e outras tecnologias de segurança, a entrada de desconhecidos no condomínio é evitada.

Isso faz com que os pais fiquem mais tranquilos, pois sabem que seus filhos, além de estarem se divertindo perto de casa, estão protegidos de indivíduos mal-intencionados.

3. Economia de tempo e dinheiro

Basta somar o valor do título de um clube de alto padrão aos gastos com combustível e estacionamento, bem como o tempo desperdiçado nos deslocamentos, para notar que ter todos os benefícios inclusos nas taxas condominiais sai bem mais em conta.

Com a economia extra, é possível contratar um personal trainer e malhar, com muito mais eficiência, na academia do próprio condomínio ou investir em outros hobbies de sua preferência.

4. Opções para todas as idades

Enquanto as crianças pequenas se reúnem em parquinhos, os mais velhos podem disputar partidas de diversas modalidades esportivas nas quadras e campos.

Já quem está da melhor idade, pode tirar proveito das piscinas. Essa opção é ótima para fortalecer a massa óssea sem colocar em risco as articulações, devido à ausência de impacto das atividades na água.

Até os animais de estimação têm seu lugar garantido, pois podem se exercitar e conviver com outros em espaços pet friendly.

5. Mais momentos em família

Com uma estrutura de lazer completa, é mais fácil encontrar atividades que possam ser praticadas em família, como piqueniques nas áreas verdes ou pedaladas nas ciclovias, por exemplo.

Além disso, o fato de pais e filhos passarem mais tempo no condomínio, ainda que não estejam necessariamente juntos, facilita a existência de momentos compartilhados no aconchego do lar, pois fica mais difícil se atrasar para as atividades em família.

6. Alternativas in e outdoor

Além das quadras e piscinas ao ar livre, em alguns condomínios de alto padrão, localizados em cidades litorâneas, os moradores podem passear nos calçadões e curtir a beleza das orlas como se fossem extensões dos seus quintais.

Ao mesmo tempo, condomínios resort contam com salões de jogos, saunas, áreas gourmet, entre outros espaços cobertos, que proporcionam momentos de diversão entre amigos mesmo em dias chuvosos.

7. Festas sem bagunça em casa

Ainda que sua casa conte com espaços próprios para receber visitas, como um lounge devidamente decorado, há ocasiões em que é melhor compartilhar os momentos com parentes e amigos sem ter de se preocupar com a arrumação no dia seguinte.

Comemorações de aniversários de crianças, por exemplo, podem ser realizadas em salões de festas amplos e bem equipados, tudo dentro do condomínio.

O melhor disso tudo é que a taxa cobrada pelo uso e pela limpeza desses espaços sai por um valor simbólico, muito abaixo do cobrado em buffets infantis.

Como a estrutura de lazer influencia a valorização do lar no mercado imobiliário?

Em tempos em que as pessoas preferem se deslocar o mínimo possível e gastar seu escasso tempo livre da melhor maneira, residir em um condomínio com estrutura de lazer completa é um diferencial valioso.

Porém, para garantir a valorização do lar no mercado imobiliário é preciso que a empresa responsável pela administração do empreendimento promova a manutenção periódica das áreas de uso comum, preservando-as como novas ao longo do tempo.

Como um empreendimento com lazer completo ajuda a melhorar a vida social?

Antigamente, a construção de laços de amizade entre vizinhos era algo bastante comum. Hoje, porém, a necessidade de erguer casas bem protegidas e o receio de ficar na rua, seja para papear entre adultos ou para deixar os filhos brincarem, acabou levando as famílias a se fecharem em torno de si mesmas.

Em um empreendimento com agradáveis espaços de uso coletivo, a criação de amizades na vizinhança volta a ser possível — o que estimula, inclusive, o networking, fortalecendo a rede de contatos profissionais para além das empresas.

Com todos esses benefícios, agora que você sabe o quanto uma boa estrutura de lazer pode ser benéfica à sua família, não deixe de considerar esses fatores quando estiver à procura de um local ideal para morar. O investimento vale a pena no presente e, ao mesmo tempo, colabora para a construção de um patrimônio familiar com amplo potencial de valorização!

Para continuar se atualizando sobre o que há de melhor no mercado imobiliário, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e gratuitos por e-mail!