Casa e Construção

Saiba mais sobre alterações de fachadas em casas de condomínios horizontais

Melicio Machado
Escrito por Melicio Machado em 14/03/2018
Saiba mais sobre alterações de fachadas em casas de condomínios horizontais
Junte-se a mais de 10.542 pessoas

Receba os melhores conteúdos para quem quer construir a casa dos sonhos.

Quem procura maior qualidade de vida para a família vem percebendo que os condomínios de alto padrão apresentam uma proposta bastante atraente. Com lotes grandes, segurança, infraestrutura completa e manutenção invejável, eles são a resposta perfeita para se distanciar do caos urbano.

Para aproveitar tudo o que eles têm a oferecer, é preciso pesquisar para conhecer a fundo tudo sobre esse universo, inclusive as regras sobre alterações de fachadas em casas de condomínios horizontais.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto? Continue a leitura!

Condomínios horizontais: o prazer da vida e do convívio social

A rotina de quem mora nas grandes cidades, hoje em dia, é permeada por pequenos e grandes estresses: engarrafamentos, poluição de todos os tipos e assaltos, para citar alguns dos reveses. Por isso, muitas famílias vêm optando por deixar a capital rumo a cidades próximas, com empreendimentos que garantam maior tranquilidade.

Os condomínios horizontais, para quem ainda não conhece, são espaços inteiramente voltados para oferecer um oásis aos seus habitantes. Com espaços selecionados cuidadosamente, eles permitem que você trabalhe na metrópole e viva no paraíso, com espaços planejados para o lazer e o bem-estar de crianças e adultos.

Além disso, eles também são ótima oportunidade para encontrar outras pessoas com estilo de vida semelhante ao seu, promovendo um ambiente para a socialização e o convívio, tão importantes para ser feliz.

Para garantir que as relações sejam sempre harmoniosas, assim como em qualquer outra comunidade, existem regras que ajudam a estabelecer a ordem e evitar atritos. Até porque você não saiu do estresse da cidade para ter dores de cabeça no novo lar.

As alterações de fachadas em casas de condomínios horizontais costumam ser um assunto que gera muitas dúvidas em proprietários. Afinal, quais os limites da personalização da parte externa do seu imóvel sem comprometer o projeto arquitetônico geral?

Alterações de fachadas em casas de condomínios: principais dúvidas

Separamos as perguntas mais frequentes e elaboramos respostas simples e objetivas para cada uma delas. Veja só:

1. Posso alterar o tipo de calçada da minha unidade?

A pavimentação das áreas comuns de um condomínio horizontal costuma obedecer a um padrão. Na prática, isso quer dizer que um modelo é escolhido para todas as calçadas, levando em consideração diversos aspectos além da estética, como a walkability (caminhabilidade) e a resistência a longo prazo.

Por essas razões, não é permitida a personalização desse item em cada unidade.

2. Posso mudar a janela por outra maior de blindex?

Quem opta por loteamentos tem maior flexibilidade para a construção do seu lar, incluindo escolher os modelos de janelas que mais o agradam, sem precisar se preocupar.

Já quem adquire uma unidade pronta deve obedecer o padrão da construção. Mudar a janela só é permitido em casos extremos (e requer processo judicial), como problemas de saúde — asma, bronquite, obesidade —, em que uma janela maior é uma necessidade, e não preferência pessoal.

3. Posso substituir a porta de entrada por um modelo pivotante?

Depende da legislação interna do condomínio, mas a resposta é bem similar à questão anterior sobre as janelas. Quando não há um padrão e regras dispondo sobre esse item, o proprietário pode optar pelo modelo e cor. Porém, em muitos casos, há a necessidade de respeitar o modelo das unidades.

Novamente, em casos de necessidade, é possível entrar com um pedido para a alteração das portas por um modelo específico.

4. Posso mudar a cor e o revestimento da minha fachada?

No caso de loteamentos, a não ser que existam padrões específicos e paletas de cor para todas as unidades, é possível a personalização tanto da cor quanto do revestimento. Isso quer dizer que, em alguns empreendimentos, há regras que ajudam a garantir maior harmonia do condomínio como um todo. Em outros, o proprietário tem liberdade total para deixar seu lar do jeito que quiser.

Nos condomínios de casas prontas, essa regra é decidida pelos administradores e condôminos.

Um detalhe importante no que diz respeito à pintura: o morador é o responsável pela manutenção da fachada no padrão de qualidade estabelecido pelo condomínio. O síndico pode solicitar ajustes caso a unidade esteja num padrão de qualidade inferior em relação às outras casas.

5. Posso cercar frente e/ou laterais da minha residência?

Para quem tem crianças pequenas ou animais de estimação essa é uma preocupação muito comum. Isso porque delimitar a área de acesso ajuda a garantir a segurança e a privacidade dos vizinhos.

É preciso consultar a legislação interna dos condomínios. Em muitos casos, é possível a inclusão de cercas vivas ou de cercados que estejam dentro dos padrões do empreendimento. A manutenção é de responsabilidade do morador e, assim como no caso da pintura, a administração pode solicitar ajustes para não comprometer o padrão estético do condomínio.

6. Posso aumentar a área da minha garagem?

Reformas maiores e estruturais precisam da permissão de outros órgãos, como a prefeitura, e precisam de um projeto elaborado por profissional (arquiteto, engenheiro). Se no seu condomínio não existe regra que impeça a adição, não é preciso pedir permissões à administração ou outros moradores.

Nesse caso, é preciso muito cuidado, pois existem leis tanto em relação à área construída quanto à distância entre casas.

A importância das regras para o agora e o futuro do seu imóvel

O que muita gente também se pergunta em relação às alterações de fachadas em casas de condomínios horizontais é: para que tudo isso? Esse cuidado e regras com as alterações podem parecer excessivas, mas a causa é importante.

Comprar uma casa é um grande investimento e é preciso garantir a valorização do seu bem com o passar dos anos. O cuidado com o projeto estético faz com que todas as unidades dentro do empreendimento possam ser vendidas ou alugadas por valores maiores.

Outro fator é garantir um padrão de qualidade. Ao liberar alterações das áreas comuns, fica muito fácil perder o controle, e se um morador não cumprir com suas obrigações, deixando sua casa malcuidada, fica difícil solicitar a melhoria.

Por isso, esteja sempre atento para suas responsabilidades e para os padrões de alterações de fachadas em casas de condomínios horizontais. Dessa forma, você ajuda a valorizar seu imóvel e promover um convívio agradável com a vizinhança.

Está em busca de um novo imóvel, em um empreendimento de alto padrão? Entre em contato com o time da Laredo!