Construção de luxo

5 passos para realizar sua construção de luxo em condomínio fechado

Com bom planejamento, realizar uma obra pode ser a oportunidade perfeita para investir seu dinheiro e ainda morar na propriedade com a qual você sempre sonhou. Por isso, conhecer os passos para realizar sua construção de luxo em condomínio fechado pode ser muito interessante.

Viver nesse tipo de empreendimento residencial já traz diversos benefícios por si só, mas também abre a possibilidade de você ter uma casa diferenciada e em consonância com os desejos, necessidades e anseios da sua família. Confira o conteúdo a seguir e descubra como você pode fazer isso!

Simulador Laredo

A importância de investir nesse tipo de imóvel

Nos dias de hoje, morar em um condomínio fechado é um desejo comum em boa parte do mundo, sobretudo para quem mora nos grandes centros urbanos, uma vez que esse tipo de local consegue proporcionar muito mais segurança, qualidade de vida e espaços internos, mesmo que esteja localizado em uma região central.

Logicamente, isso eleva os preços dessas propriedades, o que torna a construção por conta própria uma excelente alternativa para economizar algum dinheiro e deixar o imóvel do jeito mais adequado para o dono e sua família. É uma opção que não apenas traz realização pessoal, como também aumenta o patrimônio e oferece mais conforto.

No entanto, é claro que não dá para fazer isso de qualquer maneira, uma vez que a construção civil é um segmento bastante complexo e que não dá margem para erros ou falhas de projetos. Diante dessa realidade, você não pode deixar de seguir alguns passos, sobre os quais falaremos um pouco melhor abaixo.

Passos para realizar sua construção de luxo em condomínio fechado

1. Faça um bom planejamento

O primeiro passo para realizar sua construção de luxo em condomínio fechado é fazer um bom planejamento, sobretudo se você quiser morar em uma unidade que seja diferenciada do ponto de vista da automação e da arquitetura. Isso custa dinheiro e, para que você não corra o risco de ficar devendo, é essencial avaliar bem o orçamento.

O ideal é fazer planilhas e colocar tudo no papel, considerando quanto você tem na conta para essa empreitada, quanto sobra do seu salário e, preferencialmente, criando um fundo de reserva. Depois disso, cruze essas informações com a sua projeção de custos e veja se você está com folga ou se precisa de recursos mais robustos.

2. Conte com ajuda qualificada

Por mais que você conheça o setor imobiliário e até mesmo que você esteja habituado com obras, não dá para realizar a construção de um imóvel sem contar com mão de obra especializada. São esses profissionais que vão garantir não apenas a qualidade do projeto, mas também a segurança do local no qual a sua família residirá.

Sendo assim, você não pode deixar, por exemplo, de contar com um bom arquiteto, uma vez que é ele quem detém o conhecimento técnico para viabilizar tudo e colocar os seus sonhos em uma planta baixa. É essencial que ele seja de total confiança, para projetar tudo de acordo com as suas expectativas, anseios e possibilidades.

Uma boa ideia, por exemplo, é apostar em escritórios que tenham um bom nome no mercado, pois eles possuem o know-how para realizar a obra e não vão querer desapontá-lo, visto que isso seria um marketing negativo. Esse tipo de empresa também costuma ter outros especialistas importantes, como o engenheiro civil.

Para a melhor escolha dos materiais e até dos itens de decoração da residência, você deve apostar também em um decorador de interiores. Ele verá como cada artigo se encaixa nos ambientes e poderá fazer sugestões importantes em termos de funcionalidade e dinâmica, deixando o projeto muito mais bonito e prático.

Você pode fazer essas escolhas por meio de pesquisas na internet, verificando a reputação desses profissionais e empresas em fóruns ou sites especializados. Uma alternativa é conversar com amigos, parentes e conhecidos, buscando indicações de pessoas que já atuaram com eles, com êxito, em trabalhos anteriores.

3. Conheça as regras do condomínio

Uma vez que você já fez o seu planejamento financeiro, chegou a hora de conhecer quais são as regras que o condomínio impõe para as suas edificações. Praticamente todos os empreendimentos do gênero possuem diretrizes e limitações para a construção de novas unidades, até mesmo para padronizar o local.

Antes de iniciar qualquer etapa da obra, solicite esse documento para a administração e garanta que seu projeto se enquadre dentro das normas estipuladas. Dessa maneira, você evita o retrabalho e não corre o risco de ter o seu imóvel embargado. Converse com o seu arquiteto para encontrar as melhores soluções.

4. Pense em longo prazo

Um erro muito comum de quem vai fazer a sua construção de luxo em condomínio fechado é pensar apenas de maneira imediata, esquecendo-se que um imóvel é um bem durável e que tende a ficar sob posse da família por muitos anos ou até mesmo décadas. Por isso, você não pode abrir mão de pensar em médio e longo prazo.

Diante dessa realidade, ao realizar o projeto da nova casa, analise as suas necessidades futuras e veja, por exemplo, se em algum tempo você não precisará de um número maior de quartos para futuros filhos ou de uma garagem com maior metragem. O mesmo vale para uma horta, um local para cachorros e assim por diante.

5. Marque presença durante a obra

Por fim, o último dos passos para realizar sua construção de luxo em condomínio fechado é marca presença durante a obra, pois isso ajuda não apenas a perceber melhor o andamento dos projetos, como também estimula os profissionais a darem o seu melhor, uma vez que eles estarão vendo que você é um proprietário interessado.

Sabemos que essa não é uma tarefa simples, especialmente para quem tem uma rotina atribulada, mas vale a pena fazer um esforço. Acompanhe cada progresso, veja se os materiais estão chegando do jeito certo e, se possível, coloque a mão na massa! Assim, você garante que o seu imóvel saia da maneira que você tanto sonhou!

São esses os principais passos para realizar sua obra e construir a casa com a qual você e sua família sonharam!

Gostou de conhecer os passos para realizar sua construção de luxo em condomínio fechado? Quer conferir outros conteúdos do mercado imobiliário? Então curta a nossa página no Facebook!